Imagem de uma etiqueta energética, uma tomada, uma calculadora e notas de euro
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Quer poupar na luz? Saiba ler a etiqueta energética

Interpretar a etiqueta energética dos aparelhos vai permitir fazer uma escolha mais sustentável e poupar na fatura da energia.

Saber interpretar a etiqueta energética dos aparelhos é essencial quando o assunto é poupar. Esta é uma ferramenta de apoio ao consumidor que identifica um conjunto de características de um determinado equipamento ou produto.  

Com essas informações, vai poder comparar diferentes equipamentos e escolher um mais sustentável e, deste modo, poupar na fatura da eletricidade. 

Por exemplo, a etiqueta dá-lhe informações como o consumo energético do equipamento. No caso dos frigoríficos, indica-lhe o consumo anual. Já no que toca às máquinas de lavar, refere o consumo por 100 ciclos, e nos ecrãs e lâmpadas, o consumo por 1.000 horas de utilização.

Em 2021 foi introduzida uma nova escala para classificar a eficiência energética dos aparelhos. Esta escala energética tem sete classes que vão da A à G, sendo que a primeira é a mais eficiente e a última a menos eficiente. A União Europeia optou por esta alteração pois, com a melhoria da eficiência energética dos equipamentos, existia uma grande concentração de produtos nas categorias superiores. Ou seja, nas categorias de maior eficiência. Deixou, portanto, de haver categorias "+".

Leia ainda: Nova etiqueta energética: Como continuar a poupar na fatura da luz

Como interpretar a etiqueta energética

A etiqueta energética foi desenvolvida para ser única no Espaço Económico Europeu, através da utilização de uma linguagem neutra com recurso a imagens e símbolos, em vez de texto, de forma a poder ser compreendida por todos os consumidores europeus, qualquer que seja a sua língua.

Vai comprar eletrodomésticos? Saiba quais são os seus direitos
Ler mais

Assim, um produto vendido em Portugal deverá apresentar a mesma etiqueta energética que o mesmo produto vendido em qualquer outro Estado-membro da Europa.

Existem produtos de várias categorias e, por isso, a escala de eficiência energética e os símbolos que constam da etiqueta energética podem variar. No entanto, há elementos que são comuns a todas as categorias da etiqueta energética:

  • Nome do fornecedor ou marca e identificação do modelo;
  • Classe energética;
  • Escala de eficiência energética que é representada através de setas coloridas que distinguem os produtos mais eficientes dos menos eficientes, através de uma cor e letra associadas ao seu desempenho;
  • Consumo de energia em kWh;
  • Imagens que representam algumas das características dos produtos etiquetados.

Na etiqueta energética consta ainda um código QR, com um acesso direto a toda a informação sobre o produto. Ao digitalizar o código QR com o smartphone, será encaminhado para uma base de dados gerida pela União Europeia (EPREL).

Seja numa loja física, numa loja online ou até em folhetos de promoções e campanhas, a etiqueta energética deve estar visível sempre que o produto é apresentado.

Leia ainda: Eficiência energética: Em que investir para ter maiores poupanças?

Equipamentos mais caros são mais eficientes?

Por norma, quanto mais eficiente for o equipamento, mais caro será. No entanto, entender melhor o que é a eficiência energética é essencial, para pensar numa poupança a longo prazo.

Os aparelhos menos eficientes vão corresponder a uma despesa menor num momento inicial, mas isso acabará por se refletir na conta de eletricidade ao final do mês, uma vez que vão consumir mais energia. Além disso, o tempo médio de vida dos equipamentos mais baratos tende a ser inferior, pelo que é provável que tenha de voltar a gastar dinheiro noutro, mais cedo do que estava a contar.

Mas não se esqueça, antes de tomar uma decisão, também não se deve esquecer de outras características que são tão ou mais importantes que a eficiência energética, nomeadamente: os seus hábitos de vida e consumo e a quantidade de pessoas que farão uso do equipamento.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.