Arrendamento, uma solução para todas as gerações

O arrendamento é fundamental para se criar equilíbrio no mercado imobiliário e evitar situações como aquela a que assistimos.

Será que todas as pessoas têm de ser proprietárias de um imóvel? Será que as novas gerações vão continuar a comprar para viver?

Possivelmente, se a tendência de deslocação se mantiver nas gerações mais jovens, não. Afinal, ficar preso a uma casa pode não ser interessante para uma vida futura que hoje é mais dinâmica, mais incerta e mais flexível.

Leia ainda: Arrendamento, contrato, duração, vigência e terminação

Mas vamos voltar atrás…

Foi na altura da troika, com a impossibilidade da maioria dos portugueses de acesso ao crédito para compra que o mercado do arrendamento voltou a ser a solução. E muitas destas casas acabaram mais tarde por se vender aos próprios inquilinos, ou a investidores que viram aqui uma oportunidade de elevar ganhos não só com o arrendamento, mas com novas soluções de arrendamento a curto prazo.

O arrendamento voltou a democratizar-se, a procura aumentou, mas a regulação e licenciamento para nova construção não acompanhou a tendência e necessidade de tornar o arrendamento uma solução de habitação realmente viável num mercado em que a valorização de preços cresceu exponencialmente e deixou uma grande parte das pessoas que elegem viver em centralidade sem solução.

Leia ainda: Como aumentar a oferta no arrendamento?

Que soluções?

Se o Estado não bloquear novamente o aumento das rendas, se aliviar substancialmente a carga fiscal aos investidores proprietários, e se, ao mesmo tempo, ajudar os inquilinos qualificados com suporte de renda poderemos ter aqui soluções que podem incentivar e despertar o interesse por este tipo de investimento para quem o pode disponibilizar a curto prazo.

Criando melhores taxas de rentabilidade, pode-se construir uma alternativa ao flipping especulativo, o qual, numa altura de reajustamento, poderá não ser atrativo pelo risco de quebra de preços que, apesar de não se estar a verificar de forma evidente, pode acontecer com a clara redução de transações que se tem vindo a verificar.

Por exemplo, os Fundos de Investimentos Imobiliários residenciais foram criados para colocar oferta de arrendamento no mercado. Se se criar vantagens fiscais, pode-se criar estímulo que, quando bem utilizado em relação ao seu propósito, pode ser uma ótima solução de investimento para os pequenos e médios aforradores que aumentam o seu ganho e, ao mesmo tempo, colocam de forma célere oferta no mercado.

Portugal trata o arrendamento de forma marginal há décadas, esquecendo-se que o arrendamento é talvez o formato mais importante para se conseguir um mercado imobiliário equilibrado, evitando bolhas e outras situações de desequilíbrio extremo como a que vivemos hoje e que impacta todas as gerações que procuram uma casa para viver.

Leia ainda: Arrendamento: Quem tem direito a isenção de IMI?

“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.