Imobiliário

Popularidade ou Autoridade?

No meio da amálgama de likes e seguidores, como podemos distinguir o popular do verdadeiro especialista?

Vivemos períodos de grande mudança e um dos vetores que tem vindo a mudar é sobretudo o da comunicação, que passou de um acesso restrito a uma plataforma aberta pelo poder das redes sociais.

A democratização gratuita dos meios de comunicação trazida pela internet, que depois foi escalada pelas redes sociais, levou a níveis de propagação de conteúdo e informação jamais pensados, ao ponto de hoje se conseguir viralizar globalmente numa questão de minutos.

Esta capacidade de viralização banalizou o objetivo de atingir um determinado público-alvo. Em vez disso, o mais importante para as massas é atingir o maior número de pessoas possível, sem muitas vezes querer saber quem são ou porque realmente se interessam, seguem, leem e veem informação que hoje chega em formato de post. Hoje, o que mais importa é ser-se notado no meio do ruído e da confusão, mesmo que não se tenha nada de relevante a acrescentar.

O mais interessante é que estas mesmas pessoas se autointitulam de visionárias ou “experts” que parecem ter sempre a fórmula certa para atingir o sucesso, proclamando verdades absolutas que agradam a gregos e a troianos, mesmo que essas verdades não sejam realmente as que defendem. Mas isso pouco importa, desde que os seguidores aumentem de forma exponencial!

No meio desta amálgama de likes e seguidores e num oceano de promessas, como se pode afinal saber quem é realmente especialista em algo?

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A competência não pode ser apenas “ser popular”

Ser popular é um critério que passou a ser referência para muitos, mas o que é facto é que ser popular não espelha, por si só, uma real competência para algo.

Os resultados falam mais alto

Os resultados, a capacidade de atingir metas pré-definidas, a consistência nas ações e a entrega da promessa que cumpre vai, a longo prazo, ditar capacidade e profissionalismo que constrói notoriedade.

A notoriedade é muito trabalhada pelas marcas porque é um fator que as valoriza e distingue

A essência, autenticidade e notoriedade da marca trabalhada a longo prazo é capaz de gerar, de forma natural, um reconhecimento autêntico de autoridade. Hoje, é fácil e atraente falar de autoridade, basta ir aos livros do Robert Cialdini para mergulharmos no fascínio do poder da persuasão que pode ser exercido pela autoridade reconhecida. Só que poucos são os que a atingem, ou melhor dizendo, poucos são os que a conseguem alcançar e fazer com que esta perdure no tempo.

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Fatores como resultados advindos da competência, tempo e consistência são o que define o verdadeiro reconhecimento da verdadeira autoridade

Alguém que se tornou uma autoridade na sua área possivelmente demorou muito tempo, possivelmente não usou apenas as redes sociais para comunicar, possivelmente é procurado de forma consistente, possivelmente é escasso de tempo e raramente posto em causa, apesar de se considerar tão vulnerável como os seus pares.

Assim de repente, quando começo a definir estas pessoas, rapidamente percebo que não assim tantas, e que não têm como sentido de missão aumentar a sua quantidade de seguidores, mas sim a partilha de conteúdo que possa ser realmente útil e impactante para quem os segue.

Recorrendo ao especialista em Marketing de Conteúdo e Branding, Riccardo Scandelari, deixo-vos uma reflexão sobre conteúdo para escolherem onde se querem posicionar:

Conteúdo Populista. Informação generalista com que as pessoas se identificam porque confirma aquilo que pensam e que acreditam, por exemplo, um post de fácil compreensão e que usa verdades absolutas que facilmente ressoam a qualquer pessoa.

Conteúdo Viral. Informação disruptiva, que apela claramente à reação e à critica, seja ela qual for. Algo que as pessoas terão muita dificuldade em não se envolver e comentar, seja para o bem ou para o mal.

Conteúdo Relevante. Informação específica, muitas vezes, muito menos apelativa pois obriga a que as pessoas tenham de pensar sobre o assunto proposto ou até mesmo estudar, o que implica alguma dedicação na leitura e verificação para se poder desenvolver um ponto de vista, discutir e opinar. Ser popular partilhando esta informação é mais difícil, mas para quem realmente valoriza e está dentro do assunto de que fala, este conteúdo vai ser apreciado por trazer novos pontos de vista e, ser for consistente, pode através deste, tornar-se numa referência e numa autoridade.

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“O imobiliário é a minha vida e a minha vida é lidar com pessoas.” A viver em Lisboa e a trabalhar em Portugal, Espanha e Itália, Massimo Forte é acima de tudo um apaixonado pela área do imobiliário, um negócio que considera ser de pessoas para pessoas. Com mais de 25 anos de experiência nas maiores empresas de mediação imobiliária, hoje dedica-se a consultoria, formação e partilha de conhecimento como um dos maiores Real Estate Influencers em Portugal.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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