Literacia financeira

Literacia Financeira Infantil: Aproveitar as férias para ensinar os seus filhos

Quer passar conhecimentos de literacia financeira ao seu filho e não sabe por onde começar? Este artigo pode ter a solução (e a diversão).

Literacia financeira

Literacia Financeira Infantil: Aproveitar as férias para ensinar os seus filhos

Quer passar conhecimentos de literacia financeira ao seu filho e não sabe por onde começar? Este artigo pode ter a solução (e a diversão).

Seja verão ou inverno, a literacia financeira não tira férias (ou pelo menos não devia). E isto não quer dizer que não aproveite para ter o merecido descanso, que não faça refeições fora ou que não vá até a um parque de diversões com a pequenada. Neste caso, a literacia financeira passa por tomar decisões e escolhas conscientes para não comprometer o orçamento familiar e as férias não virem a ser mais caras do que o desejado (e planeado).  

Contudo, as férias de verão também são uma excelente altura para passar a importância do dinheiro às crianças, sejam envolvendo-as nas suas decisões de compra, através de idas ao supermercado ou até mesmo através de jogos. Além disso, é importante que as crianças também percebam que, mesmo nas férias, é fundamental continuar a fazer uma boa gestão do dinheiro

E para conseguir passar estes conceitos importantes durante as férias, nada como fazê-lo com uma boa dose de diversão com os nossos jogos grátis. Até porque “a brincar, a brincar, pode pôr a pequenada toda a poupar”.  

Doutor Finanças e a Bata Mágica - O jogo  

Jogo do Doutor Finanças e a bata mágica

Este jogo tem como objetivo levar às crianças os conceitos básicos da literacia financeira. E isto é muito importante porque, tal como diz, e bem, o ditado popular: de pequenino é que se torce o pepino.   

O jogo do Doutor Finanças e a Bata Mágica consiste numa autêntica viagem pelos caminhos da poupança. Estes caminhos, que nem sempre vão ser fáceis, vão desafiar os seus jogadores a ultrapassar obstáculos e a provar que são autênticos conhecedores da importância da poupança.   

Além disso, e tal como na vida, para se vencer este jogo também vai ser necessária uma pitada de sorte e tentar escapar dos azares que possam aparecer pelo caminho.   

Para fazer esta viagem os jogadores vão ter de escolher uma das personagens inspiradas no livro “O Doutor Finanças e a Bata Mágica” para os representar.   

No fim, tal como qualquer jogo de tabuleiro, vence aquele que conseguir alcançar o objetivo. 

Para jogar, basta descarregar, imprimir, recortar e está pronto para a diversão!

Jogo da Memória Doutor Finanças 

Jogo da Memória Doutor Finanças

Com este jogo decidimos colocar à prova não só a memória, como também o conhecimento dos pequenos e graúdos.  

À semelhança do clássico jogo da memória, este também é composto por vários pares de cartas iguais, que devem ser colocadas para baixo numa superfície plana, e em que o objetivo é descobrir o par correspondente. Contudo, e como a componente da literacia financeira não poderia faltar, o nível de dificuldade é ligeiramente superior. Ou seja, no jogo tradicional, quando um jogador vira um par de cartas que coincidem, o jogador ganha esse par de cartas e volta a jogar. Se não conseguir encontrar duas cartas que façam o par, vira novamente as cartas para baixo e perde a sua vez. Neste caso, além do jogador ter de acertar o par, tem também de acertar uma pergunta. Se acertar o par, mas errar a pergunta, perde a jogada.  

À semelhança do jogo anterior, para obter o Jogo da Memória do Doutor Finanças, basta descarregar e imprimir.   

A importância da literacia financeira infantil 

Na verdade, a literacia financeira é importante em todas as fases da vida. Porque ao estar informado, vai procurar sempre tomar as melhores decisões financeiras.  

Mesmo que nunca seja tarde para aprender e querer ter uma carteira saudável, acreditamos também que, quanto mais cedo a literacia financeira for introduzida na vida dos mais novos melhor. Até porque as crianças são o futuro. Eles serão a próxima geração que irá lidar com a economia, o emprego, os créditos e as dívidas. Por isso, é muito importante que, desde cedo, tenham contacto com alguns termos financeiros para que consigam ir percebendo a importância da poupança e de ter um orçamento

Leia ainda: Literacia financeira infantil: Como falar de dinheiro com crianças?

Gostava de melhorar a literacia financeira da sua família, mas não sabe como fazê-lo? 

Em Portugal, ainda existem muitas famílias que têm dificuldade em falar de dinheiro com as crianças, mas também entre os próprios adultos. Embora o nível de literacia financeira tenha subido em Portugal, nem sempre é fácil simplificar a temática do dinheiro e explicar aos mais novos.  

Foi a pensar nisso mesmo, que criámos uma página de literacia financeira infantil, com o objetivo de reunir, num só sítio, dicas e formas simples e eficazes, para pais, familiares e educadores conseguirem passar conceitos importantes sobre o dinheiro às crianças e jovens.  

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido

2 comentários em “Literacia Financeira Infantil: Aproveitar as férias para ensinar os seus filhos