Bem-estar

Férias da Páscoa: 7 ideias económicas para entreter as crianças

Nestas férias da Páscoa, é possível entreter os seus filhos sem gastar muito dinheiro. Para tal, reunimos 7 dicas que o podem ajudar.

Bem-estar

Férias da Páscoa: 7 ideias económicas para entreter as crianças

Nestas férias da Páscoa, é possível entreter os seus filhos sem gastar muito dinheiro. Para tal, reunimos 7 dicas que o podem ajudar.

Chegadas as férias da Páscoa, chega também o dilema de muitos pais: o que fazer para entreter os filhos durante este período sem gastar muito dinheiro? Para o ajudar, reunimos 7 ideias económicas e divertidas que pode colocar em prática com os seus filhos.

Peça ajuda aos seus filhos para fazer a decoração da Páscoa

Para além de poupar dinheiro, pois não necessita de comprar artigos decorativos, pedir aos seus filhos ajuda para preparar a decoração da Páscoa, é uma forma de os manter entretidos e motivados.

Na internet existem várias sugestões de decoração. Faça uma pesquisa e peça aos seus filhos para escolherem o que gostariam de fazer. Depois, é só reunir os materiais necessários e colocar mãos à obra. Os seus filhos vão adorar ter a responsabilidade da decoração da casa.

Leia ainda: Literacia Financeira Infantil: Aproveitar as férias para ensinar os seus filhos

Faça um piquenique com os seus filhos

Aproveite o bom tempo e organize um piquenique com os seus filhos num parque. Peça-lhes ajuda para fazer um bolo ou biscoitos para levarem.

Aproveite o dia para brincar com eles. Podem jogar à bola ou às escondidas por exemplo. Leve também, livros ou revistas com jogos, como palavras cruzadas, sopa de letras, sudoko, entre outros.

No final do dia, podem optar por fazer uma caminhada ou dar um passeio de bicicleta pelo parque.

Crianças que receberam a semanada estão a brincar na cozinha

Faça jogos tradicionais com os seus filhos

Para que as crianças não estejam sempre “coladas” aos equipamentos eletrónicos, desafie-as para jogos tradicionais. Pode sugerir fazerem um puzzle, o jogo do stop ou o jogo da mímica.

Por exemplo, compre um puzzle com muitas peças e peça ajuda aos seus filhos para o fazerem durante as férias da Páscoa. Quando o puzzle estiver concluído, podem emoldura-lo e afixa-lo numa parede. Sempre que olharem para ele, os seus filhos vão orgulhar-se de o terem ajudado a construir.

No jogo do stop apenas é necessário uma caneta e um papel para cada jogador. É escolhida aleatoriamente uma letra, e cada jogador tem que escrever no menor tempo possível palavras de determinadas categorias (nomes próprios, animais, cidades, objetos, países, frutas, etc) começadas por essa mesma letra.

Para o jogo da mímica, também só necessitam de uma caneta e papéis. É preciso escrever várias palavras em cada um dos papéis. Depois, um jogador de cada vez retira um papel e através de gestos tenta explicar aos outros qual é a palavra que lhe calhou.

Leia ainda: Como aproveitar as férias em família com pouco dinheiro?

Leve os seus filhos ao cinema

Está no cinema um filme que os seus filhos querem muito ver? Aproveite então as férias da Páscoa para levar as crianças ao cinema. Sugerimos que vá à segunda-feira, pois os bilhetes são mais baratos do que nos restantes dias, a menos que seja um feriado, pois nesse caso, são praticados os preços normais.

Pode também fazer uma sessão de cinema em casa. Escolha um filme que seja do agrado dos seus filhos. Peça-lhes ajuda para a preparação das pipocas.

Faça programas culturais com os seus filhos

Verifique na sua zona de residência a oferta cultural disponível. Leve os seus filhos a museus e monumentos. Informe-se se existem dias ou horários em que as visitas são gratuitas ou têm preços reduzidos e vá nesses períodos.

Podem igualmente visitar museus e monumentos, sem saírem de casa. Por exemplo, existem visitas virtuais ao Mosteiro dos Jerónimos, ou Palácio de Mafra ou ao Oceanário de Lisboa.

Ofereça livros aos seus filhos

Ofereça sempre livros aos seus filhos, mas certifique-se que têm novos para ler nestas férias da Páscoa. Tanto nas lojas como nos supermercados existem livros em promoção. Em alternativa, pode comprar livros em segunda mão, por um prço mais acessível. Pesquise nas plataformas de venda online, como o OLX ou o Custo Justo.

Leia ainda: Férias escolares: ideias para se divertir em família sem gastar muito dinheiro

Acampe no jardim nestas férias da Páscoa

Este ano, surpreenda os seus filhos e permita que montem um acampamento no jardim. Ajude-os nos preparativos e deixe-os brincar e fazerem as refeições na sua “cabana” como se estivessem mesmo num acampamento. Eles vão adorar a experiência de poder acampar sem sair de casa.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.