Seguros

Escolher um seguro auto low-cost

Saiba como escolher um seguro automóvel low-cost por forma a obter as melhores condições para o seu caso e ter as coberturas essenciais para se proteger.

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Escolher um seguro auto low-cost

Saiba como escolher um seguro automóvel low-cost por forma a obter as melhores condições para o seu caso e ter as coberturas essenciais para se proteger.

O seguro é um despesa obrigatória para quem tem viatura própria e representa sempre uma boa parte no orçamento das famílias. Neste artigo, falamos-lhe de seguros low-cost, quais as suas características e com escolher. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Quem tem carro não se livra de um conjunto de despesas inevitáveis, sendo que o seguro representa uma fatia muito significativa dos dispêndios. Felizmente, há já alguns anos que surgiram os seguros auto low-cost, especialmente competitivos para quem pretende contratar o seguro de responsabilidade civil.

Principais características

Para além do preço continuado destas seguradoras ser mais baixo do que nas tradicionais, normalmente existem promoções para atrair novos clientes (por exemplo a Logo oferece um desconto equivalente a 8 semanas grátis). Quem tiver tempo e paciência pode até anualmente trocar de seguradora e aproveitar periodicamente este tipo de promoções, sendo contudo necessário cancelar o contrato com a devida antecedência.

O atendimento é tipicamente feito por via telefónica e/ou e-mail, o que sendo prático e eficiente também pode ter alguns inconvenientes se for necessário reclamar. A minha experiência pessoal tem sido positiva, até porque tenho tido a felicidade de não me envolver em acidentes.

Dicas para escolher melhor

Para escolher um seguro automóvel deve, antes de mais, definir o que pretende. É que entre ter um seguro à prova de tudo e o seguro mais básico existem imensas opções: protecção contra roubos e furtos, quebra de vidros, protecção dos ocupantes, viatura de substituição, etc.

A escolha é variada, mas é importantíssimo que defina claramente o que pretende, caso contrário vai andar a comparar alhos com bugalhos.

Ler mais: Seguro automóvel: o que é o seguro contra todos os riscos?

Onde pode simular

Definido o que pretende para o seguro, deve então efectuar simulações junto das principais seguradoras, de forma a obter cotações para o seu caso. Existem inúmeras empresas, mas algumas das mais conhecidas são a Logo, Seguro Directo, Ok! Teleseguros e N Seguros.

Introduza os dados de forma realista, por forma a obter simulações fiáveis.

Tomar a decisão

Com as simulações na mão, compare os preços, promoções e eventuais diferenças nas condições e escolha aquela que oferece a melhor solução. Apesar de simples esta é uma análise que leva o seu tempo, pelo que não se deve precipitar.

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Já agora! Aproveite e leia o nosso artigo "5 passos para poupar dinheiro com seguros" e aumente a folga no seu orçamento. :

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22 comentários em “Escolher um seguro auto low-cost
  1. Tenho seguro contra terceiros na OK Teleseguros há mais de 6 anos. Estou muito satisfeito. Já precisei de Assistência em Viagem e de seguros temporários. Basta um telefonema e fica tudo resolvido, sem stress. O preço também foi, e é, o mais baixo de todas as pesquisas que efectuei.

  2. OLá

    Vou deixar um comentário diferente dos anteriores.

    Quando renovei os seguros auto tente as companhias low-cost e as ditas tradicionais, enviei muitos email’s e também simulações online.

    Problemas das low-cost:
    – Seguro “contra todos” ou condições iguais para veiculos com mais de 8 anos ou não fazem ou sobem o valor a pagar de forma exponencial.
    – Valor atribuido ao veiculo diferente do de outras companhias, mesmo segundo dizem seguirem a tabela eurotax
    – Desvalorização mensal e não opção por anual
    – Divergencias entre o proposto via telefone e documento escrito via email(que pedi sempre antes de fazer o seguro)

    Optei por soluções da Generali, são dois seguros e ficaram mais baratos e completos que nas low-cost

    Aconselho também a lerem sempre o documento da companhia relativo a Prazos Médios de Regularização de Sinistros

    Cumps

  3. Eu tenho à mais de 2 anos o Seguro do meu carro no N AUTO, que acho que o Pedro não referiu. Durante a minha pesquisa pelos seguros foi a companhia que fez um preço mais baixo e até agora não tenho razões de queixa… rápido, simples e barato. Recomendo

  4. Recebi para pagar o premio do seguro automóvel de 210euros, seguro de terceiros, na seguro directo. O que é certo é que após ter feito simulações nas outras companhias de seguros vou pagar pelo mesmo premio cerca de 150Euros na Ok. Teleseguros. Sempre são menos 60 euros

  5. Já sou cliente deste tipo de seguros há alguns anos, de 2 em 2 anos procuro sempre reavaliar o preço vs cobertura (uma vez que tenho seguro contra todos). Já estive na Seguro directo e Ok teleseguro gostei bastante de ambos (na assistência, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento), alterno entre ambos pois consigo sempre um melhor preço na revisão. Tratei de um seguro na Logo para um familiar no entanto não gostei do procedimento sobretudo porque o apoio ao cliente telefónico não funciona ao fds só a assistência técnica e as bancas nos centros comerciais não podem dar informações de seguros já efectuados.

  6. Cliente Ok Teleseguros há 5 anos. Em maio renova-se mais um ano de seguro. já fui notificada do prémio Anual 271 euros (seguro contra 3ºs, mínimo obrigatório por leu).

    contratação hoje com Seguro Directo – O mesmo seguro que a ok teleseguro, por 124,41 euros. Diferença de 147 euros!

  7. Sou cliente da Seguro Directo há pouco mais de 3 anos e estou satisfeita. Felizmente não tive nenhum problema, mas sempre que precisei de ligar para esclarecer alguma questão, sempre deparei com um bom atendimento, tanto em termos de simpatia, como, especialmente, em termos de eficiência.

  8. Sou cliente da Ok Teleseguros há pelo menos 6 anos. Já tive um acidente e precisei de assistência em viagem. Serviço 5 estrelas, sem nada a apontar. Além disso pouco burocrática, para alterar de um veículo para outro basta um email.

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