Seguros

Escolher um seguro auto low-cost

Saiba como escolher um seguro automóvel low-cost por forma a obter as melhores condições para o seu caso e ter as coberturas essenciais para se proteger.

Pedro Pais Pedro Pais , 29 Março 2011 | 22 Comentários

O seguro é um despesa obrigatória para quem tem viatura própria e representa sempre uma boa parte no orçamento das famílias. Neste artigo, falamos-lhe de seguros low-cost, quais as suas características e com escolher. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Quem tem carro não se livra de um conjunto de despesas inevitáveis, sendo que o seguro representa uma fatia muito significativa dos dispêndios. Felizmente, há já alguns anos que surgiram os seguros auto low-cost, especialmente competitivos para quem pretende contratar o seguro de responsabilidade civil.

Principais características

Para além do preço continuado destas seguradoras ser mais baixo do que nas tradicionais, normalmente existem promoções para atrair novos clientes (por exemplo a Logo oferece um desconto equivalente a 8 semanas grátis). Quem tiver tempo e paciência pode até anualmente trocar de seguradora e aproveitar periodicamente este tipo de promoções, sendo contudo necessário cancelar o contrato com a devida antecedência.

O atendimento é tipicamente feito por via telefónica e/ou e-mail, o que sendo prático e eficiente também pode ter alguns inconvenientes se for necessário reclamar. A minha experiência pessoal tem sido positiva, até porque tenho tido a felicidade de não me envolver em acidentes.

Dicas para escolher melhor

Para escolher um seguro automóvel deve, antes de mais, definir o que pretende. É que entre ter um seguro à prova de tudo e o seguro mais básico existem imensas opções: protecção contra roubos e furtos, quebra de vidros, protecção dos ocupantes, viatura de substituição, etc.

A escolha é variada, mas é importantíssimo que defina claramente o que pretende, caso contrário vai andar a comparar alhos com bugalhos.

Ler mais: Seguro automóvel: o que é o seguro contra todos os riscos?

Onde pode simular

Definido o que pretende para o seguro, deve então efectuar simulações junto das principais seguradoras, de forma a obter cotações para o seu caso. Existem inúmeras empresas, mas algumas das mais conhecidas são a Logo, Seguro Directo, Ok! Teleseguros e N Seguros.

Introduza os dados de forma realista, por forma a obter simulações fiáveis.

Tomar a decisão

Com as simulações na mão, compare os preços, promoções e eventuais diferenças nas condições e escolha aquela que oferece a melhor solução. Apesar de simples esta é uma análise que leva o seu tempo, pelo que não se deve precipitar.

Partilhe a sua opinião

Já que chegou aqui, que tal deixar-nos o seu feedback sobre os seguros auto low-cost? Obrigado. 🙂

Já agora! Aproveite e leia o nosso artigo "5 passos para poupar dinheiro com seguros" e aumente a folga no seu orçamento. :

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #seguro auto,
  • #seguro automóvel,
  • #seguro automóvel simulação
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

22 comentários em “Escolher um seguro auto low-cost

  1. Bom dia,

    Se activar a minha cobertura de danos próprios para arranjar o meu carro, cuja franquia é 500€, o valor da minha mensalidade para o próximo ano aumentará em virtude disso correto?

    E se eu quiser mudar de seguradora para o ano? Não é possivel?

    Obrigada

  2. Caros é fundamental ter um seguro de carro, para não ter nenhuma surpresa quando necessitar. Por isso o seguro é fundamental!

  3. Boa Noite,
    Após ver a recomendação de um seguro directo não posso deixar de comentar, pois é o pior serviço que alguem poderá contratar, só quem não perçebe nada de seguros é que pode recomendar um serviço destes.
    Os canais directos e bancos são os piores locais onde se pode contratar um seguro, em comparação com a Banca seria o mesmo que dizer a 2 anos atraz coloquem o vosso dinheiro no BPP que eles pagam 10% de juros e são um bom Banco…lol…não ha milagres nem na banca nem nem nas seguradoras…sem têm um preço baixo logo as coberturas são baixas e o seviço baixissimo. Não pensem que um seguro contra terceiros é só e apenas para pagar os danos que se cause a outros…e nos baterem no carro e nos não tivermos culpa?quem nos irá pagar é a nossa seguradora (IDS- iindemenização directa ao segurado).
    Quem vos aconselhar uma seguradora directa acreditem não sabe o que é um seguro…

    1. Boa noite

      Permita-me discordar da sua opinião. Este ano, tanto a minha mãe como a minha irmã tiveram acidentes, tem seguro com danos próprios na OK Teleseguro e não tive qualquer problema com a participação do sinistro ( envio por mail da participação dos acidentes).

      Cumprimentos,

      RS

    2. Discordo inteiramente com a sua opinião. Não pode generalizar. O mercado actual exige um desenvolvimento constante das seguradoras e as ditas “low cost” surgem como uma óptima oportunidade para a população em geral.
      “Coberturas baixas e serviço baixissimo??!!” Efectivamente poderão ser mais baixas mas só se quiser como é óbvio e o serviço tem melhorado substancialmente.
      Outra questão… … IDS???!!!Sem querer ferir susceptibilidades aconselho-o a informar-se devidamente no ISP (Instituto de Seguros de Portugal) pois quando afirmamos algo convém ser com cientificidade e conhecimento de causa. Se nos baterem (sem termos culpa) o nosso seguro (de responsabilidade civil – dito terceiros) não nos vai pagar nada como é óbvio, terá que ser o seguro de quem nos bateu a assumir a cobertura dos danos. O IDS funciona apenas como um protocolo entre seguradoras com o objectivo de acelerar a resolução de acidentes automóvel só com danos materiais e eventualmente acelerar pagamentos dos respectivos danos.

      Aconselho a visitarem para esclarecerem dúvidas:
      http://www.apseguradores.pt/Site/Content.jsf?ContentId=490

  4. Já teno seguro na Logo á cerca de 2 anos, até á um mês correu sempre tudo bem, bom preço sem chatices, o pior foi á um mês quando tive um sinistro, o que poupei no seguro não deu para pagar as chamadas telefonicas quanto mais para as dores de caveça que tive com tanta incompetencia. Low Cost Sim, mas com qualidade

  5. Tenho na Sseguro Directo à mais de 5 anos e nunca tive queixa, e é das mais baratas pelo menos nas zonas mais do interior.
    ja tive um acidente por culpa de outros e correu tudo direito