Seguros

5 passos para poupar dinheiro com os seguros

Rui Bairrada Rui Bairrada , 14 Dezembro 2016
Tendemos a não gostar de seguros. Mas a maioria de nós tem pelo menos um seguro. Assim, é essencial saber como escolher o melhor seguro ao mesmo tempo que consegue o preço mais baixo possível. Neste artigo apresentamos-lhe 5 mandamentos essenciais para poupar dinheiro com os seus seguros.

Analisar o mercado

Não é preciso ser um especialista em seguros para perceber que nem todas as ofertas são iguais. Há seguradoras mais caras do que outras e há seguros mais completos que outros (tanto em termos de coberturas como de nível de serviço). Com a facilidade de acesso à informação não precisamos de dispensar muito tempo para encontrar as melhores soluções. Por exemplo, se estiver a pesquisar melhores condições para o seguro automóvel, basta ter consigo as características do carro e através de email poderá enviar pedidos de cotações para os concorrentes e comparar com o que já tem.

Conhecer é poder

No seguimento do ponto anterior, lembre-se que, por vezes, nem é preciso mudar de seguradora para obter as melhores condições. Ter consigo o conhecimento do que são as melhores práticas da concorrência confere-lhe um poder negocial significativo. Apresentar as condições da concorrência é uma arma negocial essencial para conseguir melhores condições na sua seguradora habitual.Como é fácil de perceber, se não formos nós a tomar a iniciativa de alterar os nossos seguros, não vai ser a seguradora a fazê-lo. Como noutras áreas de negócio (por exemplo, as telecomunicações) as empresas aproveitam-se do nosso desconhecimento e da nossa inércia. Enquanto não mostrarmos que sabemos que podemos ter melhores condições, ninguém irá tomar a iniciativa por nós.

Fazer valer o seu valor

O mercado dos seguros é cada vez mais competitivo. Toda a população precisa de ter algum tipo de seguro (Vida, Automóvel, Saúde) e as seguradoras estão sempre prontas a oferecer condições especiais para ter novos clientes. É curioso, mas parece que as empresas só se preocupam com a retenção de clientes quando estes ameaçam sair.Fazer-nos valer de a necessidade das seguradoras terem novos clientes é essencial para a negociação. Mas o nosso valor não é só como novo cliente. O nosso histórico (por exemplo, de sinistros rodoviários) pode fazer de nós clientes mais, ou menos, apetecíveis.

Negociar em escala

Regra geral, os negócios em escala trazem poupanças na estrutura de custos. Ou seja, entre pagar 5 seguros em 5 seguradoras diferentes, ou 5 seguros numa única seguradora, em princípio teremos muito melhores condições neste último cenário. A dimensão da nossa carteira de seguros fará com que a seguradora possa praticar condições melhores do que as publicitadas inicialmente. Se tal não acontecer, desconfie. Provavelmente fará melhor negócio se procurar uma seguradora que lhe faça poupanças pela maior escala do valor segurado.

Aproveitar quem sabe

Tempo é poder e há sempre especialistas na área que querem responder a esta necessidade. Os seguros são possíveis de negociar e há quem faça essa negociação em escala, a tempo inteiro e com a assertividade que por vezes falta ao cliente final. Procurar um intermediário para negociar os seus seguros irá poupar muito tempo e muito dinheiro no seu orçamento familiar (e já agora, se tiver algum sinistro, este intermediário trata de tudo por si). O melhor de tudo é que é um serviço isento de custos, pelo que só tem a ganhar em recorrer a ajuda para poupar dinheiro nos seguros.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #baixar seguros,
  • #como negociar seguros,
  • #Seguro de Saúde,
  • #seguro de vida,
  • #seguros,
  • #seguros negociar

Deixar uma resposta

Um comentário em “5 passos para poupar dinheiro com os seguros