Seguros

O que cobre um seguro multirriscos?

Para que consiga proteger a sua casa, mas também a sua carteira, é fundamental que saiba as coberturas associadas ao seu seguro multirriscos.

Seguros

O que cobre um seguro multirriscos?

Para que consiga proteger a sua casa, mas também a sua carteira, é fundamental que saiba as coberturas associadas ao seu seguro multirriscos.

seguro multirriscos, também conhecido por seguro habitação ou da casa pode ajudá-lo a poupar centenas de euros caso exista algum incidente na sua casa (ou até mesmo na dos seus vizinhos).  De realçar que este seguro não é obrigatório, a menos que tenha contratado um crédito habitação. 

Ter contratadas as coberturas mais adequadas ao seu caso é fundamental. Seja numa situação de inundação, tempestade ou de problemas elétricos, por exemplo. Assim, pode ainda evitar ter algumas surpresas no momento em que precisar de acionar o seu seguro da casa.

Uma coisa que deve ter em atenção é que o seguro multirriscos não cobre o recheio da casa. Ou seja, só garante as partes estruturais.

Leia ainda: Como poupar nos seguros associados ao crédito habitação?

As coberturas mais comuns num seguro multirriscos 

As coberturas de um seguro multirriscos podem variar não só consoante a seguradora, mas também do serviço que subscreveu. No entanto, podemos enumerar alguns exemplos das coberturas mais comuns que este seguro costuma incluir, nomeadamente:  

  • Danos causados por incêndios, explosões, quedas de raios e aluimento de terras; 
  • Pesquisa de avarias; 
  • Danos no chão, parede e mobiliário causados por inundações e problemas em canos de água e esgotos; 
  • Responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros); 
  • Indemnização por furto ou roubo incluindo danos em portas e janelas danificadas; 
  • Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos). 

Às opções já pré-feitas pelas seguradoras, que por norma são a básica e a intermédia, pode optar por uma solução mais avançada, onde pode adicionar outras coberturas. Já o prémio é calculado em função das coberturas contratadas. 

Outras coberturas que o seu seguro multirriscos pode ter

É muito comum os seguros não cobrirem apenas o óbvio e terem “coberturas menores” associadas. Coberturas essas que muitos consumidores desconhecem. No caso dos seguros multirriscos, pode encontrar ainda algumas das seguintes coberturas:  

  • Serviço de assistência. Aqui pode disponibilizar de técnicos para prestação de serviços de remodelação, conservação e manutenção da habitação. Porém, pode incluir apenas o reembolso de despesas, até ao montante definido nas condições particulares. O seguro pode ainda abranger proteção jurídica, assistência médica ao domicílio. 
  • Pagamento de despesas em lavandaria e restaurantes. Se, em caso de sinistro, não lhe ser possível ou utilizar a máquina de lavar, por exemplo, pode ter direito ao reembolso das despesas que tiver, mediante a apresentação de faturas. O seguro apenas vai cobrir até ao valor fixado nas condições particulares e tem de garantir que aciona o seu seguro nestes casos.  
  • Pagamento de despesas de alojamento. Se a sua casa ficar inabitável, as despesas de alojamento podem também ser reembolsadas pelo seguro. Deve acionar o serviço de assistência e, mais uma vez, até ao montante fixado nas condições particulares (com apresentação da respetiva fatura). 
  • Pagamento de despesas de regresso antecipado. No caso de estar fora da sua casa e aconteça um infortúnio na mesma que o obrigue a regressar de férias, por exemplo, ao acionar o serviço de assistência ser-lhe-á providenciado um bilhete de regresso a casa.  
  • Substituição de televisão por 15 dias sem custos. A sua televisão foi roubada ou simplesmente estragou-se? A seguradora poderá, a seu pedido, emprestar-lhe uma semelhante por um prazo de 15 dias, sem custos.  
  • Apoio Jurídico em caso de furto. Em caso de assalto à sua residência, pode pedir o serviço de apoio jurídico 
  • Pagamento a um vigilante. Se a sua casa ficar acessível do exterior, e tiver gastos associados a um serviço de segurança, pode também recorrer à seguradora.
  • Pagamento de transporte de móveis por sinistro na habitação. No caso de ter que fazer mudanças devido a um acidente em casa, o custo de transporte também pode vir a ficar a cargo da seguradora. Deve ter em atenção até que distância está coberto.  
  • Assistência médica ao domicílio. Sempre que, por sinistro, o estado de saúde do tomador do seguro o justificar, ao acionar o serviço de assistência será enviado um médico à residência. 

O seguro multirriscos cobre o recheio da casa?  

Na maioria dos casos este seguro não protege o respetivo recheio. O mais comum é que, para ter esse direito, tenha de subscrever esta opção ou contratar um seguro para o recheio. Por isso, e para evitar surpresas, reveja a sua apólice.

O seguro de recheio indemnizará o segurado dos bens furtados ou roubados (assim como os estragos em portas e janelas) ou resultante de acidentes com o recheio da casa, até ao limite do capital contratado.  

No caso de contratar um seguro de recheio, seja rigoroso no cálculo dos bens a segurar para, no caso de ter um sinistro, a companhia de seguro o indemnizar corretamente. Periodicamente, e especialmente se adquirir novo bens para o recheio da sua casa, deverá fazer a atualização do capital seguro. 

Como escolher o melhor seguro e as suas coberturas? 

ícone do formato do post video
Seguro de Saúde
Seguros: Não termine o ano sem rever a sua carteira
Ler mais

As várias seguradoras podem praticar valores semelhantes entre si, mas diferir nas coberturas e noutros detalhes. A forma mais simples de poder escolher a melhor proposta quanto aos seus seguros, pode passar por ter um mediador não exclusivo. 

A mais valia desta opção é ter alguém que conhece o mercado das seguradoras e consegue identificar em todas elas qual será a melhor proposta consoante as características do cliente e os diferentes seguros que pretende.  

Antes de decidir os riscos que quer ver cobertos pela sua apólice deve estar bem informado sobre cada cobertura, as suas obrigações enquanto segurado, o valor da franquia e como é realizado o pagamento em caso de indemnização. 

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.