Vida e família

Armário cápsula: como construir um guarda-roupa minimalista

Se tem por hábito comprar roupa em excesso, ter um armário cápsula pode ser uma forma de poupar. Saiba como construir.

Vida e família

Armário cápsula: como construir um guarda-roupa minimalista

Se tem por hábito comprar roupa em excesso, ter um armário cápsula pode ser uma forma de poupar. Saiba como construir.

O conceito de armário cápsula tem existido ao longo dos anos como uma solução para quem pretende poupar dinheiro na compra de roupa. Isto porque a construção de um guarda-roupa minimalista, mas com peças-chave, faz com que não nos cansemos tanto da nossa roupa e, consequentemente, não tenhamos tanta necessidade em comprar roupa nova constantemente. Saiba como funciona este conceito neste artigo. 

Conheça o conceito de armário cápsula 

Ter um armário cápsula consiste em não termos muita roupa no nosso armário, mas sim a roupa certa. Ter várias peças-chave que possamos conjugar todas umas com as outras fazendo inúmeras combinações, para que não nos cansemos das peças e as usemos ao máximo.  

Desta forma, além de evitarmos o consumismo e não incentivarmos a fast fashion, é uma forma de pouparmos na compra excessiva e frequente de roupa. 

Mas o que significa ter peças-chave? As peças podem variar muito consoante os gostos de cada pessoa, mas devem ser essencialmente peças básicas, não muito chamativas à vista, sem muitos estampados e possíveis de conjugar entre elas

Comece por verificar o que pode aproveitar do seu armário atual 

O primeiro passo para construir um armário cápsula é verificar se, no seu armário atual, consegue aproveitar algumas peças que já tenha.  

Destralha: Como ganhar dinheiro com o que já não usa
Ler mais

Fazer uma destralha e arrumação profunda ao seu armário é essencial para que compreenda tudo o que tem no momento, pois muitas vezes nestas arrumações encontramos peças que já não nos lembramos que tínhamos. Quem sabe, consegue até construir o seu armário cápsula só com peças que já tem

Deve ser frio e fazer uma análise rígida para que mantenha apenas as peças que tem a certeza absoluta de que vai voltar a utilizar, por conseguir conjugá-las com outras. Assim, deve manter os básicos e as cores neutras, ou outras peças de cor sólida de que goste, e desfazer-se do resto (pode dar a alguém que já conheça e precise ou doar). 

Avalie que peças lhe faltam para cada estação 

Depois de fazer a divisão, avalie de que peças ainda precisa (se precisar), para que tenha o seu armário cápsula completo para cada estação.  

Após comprar as peças que lhe faltam, é importante que consiga colocar todas as peças à vista, divididas por estação, para que torne a escolha dos seus looks mais fácil. Desta forma, não perde peças e não volta a comprá-las em duplicado por não as ter encontrado. 

Evite compras desnecessárias: padrões são um não 

Ao fazer as suas compras para o armário cápsula, seja nesta fase inicial de construção, seja anualmente - sim, porque ter este conceito de armário não significa que não possamos nunca voltar a comprar roupa, mas que iremos comprar com menos frequência - devemos reger-nos por alguns critérios.  

O principal segredo para ter um armário cápsula funcional é não apostar em muitos padrões. Peças com estampados variam muito consoante a moda, ou seja, este ano um determinado padrão pode estar na moda e para o ano já não estar, pelo que nos vamos cansar dessas peças e só as vamos utilizar nesse ano.  

Por isso, é mais seguro que aposte, essencialmente, em peças lisas de cor neutra. Se for uma pessoa que gosta de utilizar cor no seu guarda-roupa, opte por cores de que gosta e que tem a certeza de que vai utilizar várias vezes, possíveis de combinar com as outras que tem no armário.  

Também pode seguir esta técnica: antes de comprar alguma peça, compare o preço à quantidade de vezes que a vai utilizar, ou seja, a quantas combinações consegue fazer com ela com o resto das peças do seu armário. Se esse número for superior ao preço da peça, vale a pena comprá-la. 

Para que não compre nada a mais, faça uma lista antes de ir às compras. Pesquise bem online nas lojas e faça a sua análise com base nos critérios sugeridos, para que encontre as peças certas e não gaste dinheiro em peças que não vai utilizar muito mais que uma vez. 

Leia ainda: Roupa em segunda mão: 5 boas razões para comprar

Vista-se dentro do seu armário cápsula, mas com estilo 

Não se engane: ter um armário cápsula e vestir-se de forma minimalista não significa que não possa ter estilo. Cada armário cápsula é diferente e varia de pessoa para pessoa, que acaba por encontrar o seu estilo dentro deste conceito. 

Por exemplo, os formatos das peças podem ficar ao critério de cada um: se não gostar de decotes fundos, pode optar por um decote mais tapado nas peças que compra; ou se não gostar de utilizar botas, pode optar por uns ténis. O importante é que não opte por peças muito cansativas à vista (certas cores, padrões), mas sim peças versáteis. 

Se esta é uma opção na qual está a ponderar para poupar na compra de roupa, ou por qualquer outro motivo, mas ainda tem medo de se desfazer de todo o seu armário atual: em vez de dar a roupa que tinha, pode guardá-la noutro local e experimentar o armário cápsula por alguns meses. Assim, ao fim desses meses avalia se resultou e se é um conceito que vai adotar no seu dia-a-dia. 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #armário cápsula,
  • #dicas de poupança,
  • #poupar em roupa,
  • #vestir minimalista
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)