Os dados registados na Segurança Social devem manter-se atualizados, sejam eles a morada, o número de telemóvel, o e-mail ou o IBAN da sua conta bancária. Neste artigo, vamos ver, caso a caso, como alterar estes dados no portal da Segurança Social Direta.
Como alterar a morada na Segurança Social
Atualizar online com bilhete de identidade
Só pode atualizar a morada na Segurança Social Direta quem não tem cartão de cidadão (ou seja, quem tiver ainda bilhete de identidade). No entanto, se já tem o novo documento de identificação, não desista já: mais abaixo neste artigo, vamos explicar-lhe como alterar a morada se tem cartão de cidadão.
Para já, vamos então perceber como mudar a morada caso tenha Bilhete de Identidade. Para entrar na Segurança Social Direta, pode usar o seu número de identificação da segurança social (NISS) e a palavra-passe ou, em alternativa, fazer a autenticação com cartão de cidadão ou chave móvel digital.
Passo 1: Inicie sessão com os seus dados de entrada e clique no círculo verde com as suas iniciais, para que apareça o seu nome e a opção “Perfil”, na qual deve clicar:

Passo 2: Dentro do menu “Perfil”, escolha “Dados pessoais”:

Passo 3: Clique em “Consultar e atualizar contactos”:

Surgem-lhe os dados que tem registados na Segurança Social: identificação, contactos, telemóvel, telefone e morada.
- Nos dados da morada, pode alterar a morada fiscal e, também, se for o caso, a morada de estabelecimento;
- Nos dados de contacto pode alterar, na caixa respetiva, o endereço eletrónico, telemóvel e telefone.
Passo 4: Clique na caixa “morada”, nos “Dados da morada”, visualize o que está registado e altere.


Tome nota:
- Para alterar o endereço eletrónico, o telemóvel ou o telefone, carregue em “Alterar contactos”, preencha os campos e clique em “Guardar contactos”;
- Aproveite e fidelize os contactos novos: clique em “Fidelizar endereço eletrónico” e/ou “Fidelizar telemóvel” e insira o código que lhe será enviado por e-mail e/ou SMS. Esta é uma confirmação para que a Segurança Social saiba que os contactos inseridos são mesmo corretos.
Alterar presencialmente sem Cartão de Cidadão
Se não conseguir alterar a morada online, por qualquer motivo, pode sempre fazê-lo presencialmente num balcão da Segurança Social.
Terá de entregar o Modelo MG 02 – DGSS, preenchido e assinado.
Pode ainda enviar esse formulário preenchido ao Centro Distrital de Segurança Social, de preferência da área de residência, anexando os seguintes documentos:
- Fotocópia de documento de identificação civil válido ( bilhete de identidade, passaporte, ou, no caso de cidadão de nacionalidade estrangeira, cartão de cidadão estrangeiro ou título de residência);
- Fotocópia do cartão de identificação da Segurança Social (ou do cartão de pensionista ou de documento onde conste o NISS).
Atualizar online com cartão de cidadão
Se tem cartão de cidadão, não pode alterar a morada na Segurança Social.
Pode fazer a alteração online no portal Gov.pt. Se preferir, pode sempre alterar a morada (caso tenha cartão de cidadão ou bilhete de identidade) presencialmente, numa Loja do Cidadão ou num balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). O serviço é gratuito nos Espaços Cidadão.
Como alterar o IBAN / NIB na Segurança Social
Aceder ao portal da Segurança Social Direta
Entre na plataforma, em Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.
Passo 1: Abra a secção “Perfil” e, dentro do “Perfil”, escolha “Conta bancária”:

Passo 2: Clique em “Consultar e alterar conta bancária”.

Passo 3: Se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social, ou tem e quer alterar, clique em “Alterar conta bancária”:

Preencher e confirmar os dados bancários
Passo 4: Insira os dígitos do IBAN e do código BIC/Swift da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. Depois clique em “Próximo: Dados do banco”:

Passo 5: Carregue um comprovativo de titularidade da conta bancária (que pode obter através do seu homebanking e clique em “Próximo: Registar conta”:

Passo 6: Confirme todos os dados. Se necessitar, volte atrás, clicando em “Anterior: Dados do banco”. Caso esteja tudo correto, clique em “Registar conta bancária”:

Ao alterar o IBAN, esta alteração será válida para todas as prestações que estiver, ou vier a receber.
Tome nota:
- o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido de 21 algarismos (designado “número de identificação bancária” ou NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta.
- o código BIC/SWIFT é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema. Encontra este código num extrato da sua conta bancária.
Como alterar a palavra-passe de acesso
Se pretende alterar a sua palavra-passe e tem os demais contactos pessoais atualizados, aceda à Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.
Alterar palavra-passe via login
Passo 1: Escolha, dentro do “Perfil”, a opção “Dados pessoais”:

Passo 2: Escolha a opção “Alterar palavra-passe de acesso à Segurança Social Direta”:

Passo 3: Defina a nova palavra-passe e, no final, clique na caixa “Alterar palavra-passe”. O processo está concluído.

O que fazer em caso de perda ou esquecimento
Caso não se recorde da sua palavra-passe, pode fazer a autenticação gov.pt, ou seja, usando o seu cartão de cidadão (é necessário ter um leitor próprio) ou a chave móvel digital.
Se, ainda assim, pretender pedir a recuperação da palavra-passe, saiba que:
- As validações de segurança são feitas para o e-mail ou número de telefone que forneceu quando se registou.
- Se não forneceu ou não estão atualizados os dados de e-mail e telefone, o código de verificação seguirá por carta para a sua morada.
- Se não tem a morada atualizada, comece por alterar a sua morada. No entanto, porque não se lembra da palavra-passe da Segurança Social, não pode atualizá-la na Segurança Social Direta. Comece por atualizar a morada fiscal no Portal das Finanças. Depois do processo concluído, a Segurança Social é automaticamente notificada da mudança de morada (não terá de fazer nada). Assim, já terá para onde enviar a nova palavra-passe.
Se todos os seus dados pessoais estão atualizados, aceda então à Segurança Social Direta.
Depois de clicar em “Iniciar sessão”, escolha “Autenticar com utilizador da Segurança Social”. De seguida, clique em “Recuperar palavra-passe”:

Depois, siga as indicações para obtenção de nova palavra-passe:

Depois de preenchidos todos os campos, avance para “Canal de verificação”. Selecione uma das três hipóteses (Por telemóvel, por e-mail ou por carta) e clique em “Pedir código de verificação”. Depois, só terá de inserir o código recebido.
Se entrar num círculo vicioso em que não consegue nem nova senha, nem atualizar os seus dados, terá um “nó complicado de desatar”. Mas há vida para além da internet e o melhor a fazer, por mais incómodo que seja, é deslocar-se pessoalmente a um serviço da Segurança Social.
Leve os seus documentos e o Modelo MG 02-DGSS – Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos, devidamente preenchido e assinado.
Como alterar o agregado familiar na Segurança Social
Passo 1: Dentro de “Perfil”, selecione “Agregado e relações familiares”:

Passo 2: Nesta secção, tem várias opções:
- Consultar declaração de agregado e relações familiares efetuadas à Segurança Social;
- Consultar declaração de situação familiar do IRS;
- Consultar e alterar agregado familiar;
- Consultar e alterar relações familiares;
- Consultar e alterar situação familiar.
Vamos selecionar “Consultar e alterar agregado familiar”:

Passo 3: Para declarar que as informações prestadas são verdadeiras e comprometer-se a a apresentar os meios de prova necessários para comprová-los, clique em “Autorizo e certifico”. De seguida, poderá comunicar o agregado, caso ainda não o tenha feito, ou fazer as alterações que entender:

Passo 4: Adicione a habitação do agregado e os elementos que o compõem. Caso haja pessoas temporariamente ausentes (por exemplo, devido a hospitalização, estudo, trabalho ou reclusão), carregue nos três pontos por baixo de “Ações” e selecione “Marcar como ausente”. Quando tiver feito todas as alterações, clique em “Confirmar agregado”.
Alterar os dados é apenas uma das funções do portal Segurança Social Direta. No site, pode fazer várias outras ações, entre as quais:
- Consultar os descontos e saber se a sua empresa está a entregá-los corretamente à Segurança Social;
- Consultar a sua conta-corrente na Segurança Social e fazer pagamentos.
Leia ainda: Como funcionam as contribuições para a Segurança Social?
Perguntas frequentes
Para atualizar dados pessoais, deve aceder à Segurança Social Direta com NISS e palavra-passe ou através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital. Em seguida:
- Selecionar Perfil > Dados pessoais > Consultar e atualizar contactos.
- Alterar email, telemóvel ou telefone.
- Gravar as alterações e concluir a fidelização inserindo o código enviado por SMS ou email.
A alteração da morada na Segurança Social Direta só está disponível para quem não possui Cartão de Cidadão (ainda utiliza Bilhete de Identidade). Nesse caso:
- Aceder a Perfil > Dados pessoais > Consultar e atualizar contactos e alterar a morada na área respetiva.
- Gravar no final.
Quem tem Cartão de Cidadão deve efetuar a alteração no portal Gov.pt ou presencialmente numa Loja do Cidadão ou balcão do IRN.
- Aceder a Perfil > Conta bancária.
- Clicar em Alterar conta bancária, inserir o IBAN e o código BIC/SWIFT.
- Adicionar um comprovativo de titularidade.
- Confirmar os dados e registar. A alteração aplica-se a todas as prestações que já recebe ou venha a receber.
Aceda a Perfil > Agregado e relações familiares e escolha Consultar e alterar agregado familiar. Confirme a declaração, indique a habitação e adicione ou remova elementos. Para pessoas temporariamente ausentes, use a opção Marcar como ausente. No final, clique em Confirmar agregado.
Sim. É possível aceder com NISS e palavra-passe e atualizar contactos e IBAN. A alteração da morada, no entanto, só pode ser feita na Segurança Social Direta por quem não tem Cartão de Cidadão; quem tem deve utilizar o portal Gov.pt ou atendimento presencial.
Após gravar as alterações, deve voltar à mesma área e confirmar se a informação aparece atualizada. No caso dos contactos, é necessário concluir a fidelização inserindo o código enviado por SMS ou email; só após essa confirmação os contactos ficam validados.
Artigo atualizado no dia 29 de setembro de 2025 de acordo com o novo portal Segurança Social Direta
