Coronavírus

Que compras/serviços posso adquirir sem sair de casa?

Se está a pensar "que compras/serviços posso fazer sem sair de casa?" este artigo pode ajudá-lo a encontrar algumas soluções se estiver em isolamento.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 12 Março 2020

Dada a situação atual de propagação do coronavírus, Covid-19, existe a possibilidade de muitos portugueses terem que ficar em isolamento ou diminuírem as suas interações sociais, como medida de contenção e prevenção.

Este cenário tem vindo a levantar algumas dúvidas, principalmente no acesso a compras/serviços essenciais. Por isso, se está a pensar "que compras/serviços posso fazer sem sair de casa?", este artigo vai ajudá-lo a encontrar algumas soluções durante o período de isolamento ou de simples prevenção.

Leia ainda: Coronavírus: Como será afetado o meu salário se ficar em casa?

Há rupturas de stock?

rapariga loira a fazer compras no supermercado

Atualmente, muitas entidades dispõem de todos os seus produtos e serviços online. Embora possam vir a existir algumas ruturas de stock, as lojas online são uma óptima opção de conseguir fazer muitas das compras que faz diariamente nos estabelecimentos físicos. Além disso, existe a vantagem de tudo poder ser entregue à sua porta.

Quanto aos serviços, se não pretende estar em filas de espera ou se ficar impedido de sair de casa, também existem várias soluções para tratar de assuntos urgentes online. Conheça de seguida algumas opções de compras/serviços que pode fazer no conforto do seu lar.

Que compras/serviços posso fazer sem sair de casa?

  • Supermercado: Atualmente existem muitos hipermercados que têm a sua loja online, e asseguram a entrega gratuita destes produtos ao domicílio. Embora possam não estar disponíveis todas as gamas de produtos, é possível comprar uma variedade significativa que vai assegurar os mínimos que necessita nesta fase. Mas confirme sempre se a sua área de residência está abrangida pelo o serviço de entregas ao domicílio.
  • Comida para os animais de estimação: Se costuma comprar a comida para o seu animal de estimação numa petshop física ou no veterinário não se preocupe pois também existem soluções online. Hoje em dia são muitas as lojas de animais online que dispõem de uma vasta gama de produtos, e muitas vezes com um valor até mais baixo. Por norma, as entregas ao domicílio são gratuitas a partir de um determinado valor.
  • Refeições: No caso de não ter tempo para cozinhar ou apetecer-lhe uma refeição específica pronta a comer, as novas plataformas de entrega ao domicílio podem ser uma ótima solução. Consulte com antecedência os restaurantes e marcas aderentes, e certifique-se que existe a possibilidade de entrega em sua casa.
  • Farmácia: Muitas farmácias dispõem de lojas online onde pode adquirir os medicamentos que necessita. No caso de ser um medicamento sujeito a receita médica, poderá ter que enviar a mesma por via eletrónica. Por norma, os medicamentos serão entregues na sua residência entre 1 a 2 dias úteis após a sua compra. Não se esqueça de verificar os custos associados ao serviço de entrega em sua casa.
  • Pagar as suas contas habituais online: Através dos homebanking, pode continuar a pagar todos os seus encargos mensais no conforto do seu lar. Através deste serviço é possível pagar a sua renda, conta da eletricidade, gás, água, telecomunicações, seguros, e outros serviços contratados.

Outros serviços que pode optar receber ou tratar em sua casa

pessoal a usar telemóvel para fazer uma chamada

Para além da compra de bens essenciais e do pagamento dos seus encargos mensais, existem também alguns serviços que pode optar por receber no conforto do seu lar ou tratar online. Alguns dos exemplos mais comuns são:

Médico em casa

Caso venha a necessitar de um diagnóstico médico ou de uma receita com urgência, existem algumas opções que podem ser úteis perante o estado atual do sistema de saúde. Por exemplo, se tem algum seguro de saúde ou plano contratado deve verificar se estes têm disponíveis o serviço de médicos ao domicílio. O mesmo pode ser válido para quem possui cartões de crédito ou cartões de fidelização. Lembre-se que deve sempre verificar se a opção está incluída ou pode ter um custo acrescido que vale a pena pagar.

Veterinário ao domicílio

Por vezes quando menos esperamos os nossos animais de estimação carecem de cuidados veterinários e de uma avaliação de saúde. No entanto, se não puder deslocar-se ao seu veterinário habitual, existem serviços que prestam cuidados veterinários ao domicílio. Pode contatar o seu veterinário habitual e perguntar se dispõe deste serviço ou procurar empresas que prestem estes cuidados na sua área de residência.

Serviços do IRN que podem ser realizados online:

Nos serviços online do IRN pode tratar de vários assuntos sem ter que se deslocar a um balcão físico. É possível pedir e consultar Certidões de Nascimento e de Óbito, dar início ao processo de um casamento, entre outros. No site do IRN, na área dos serviços online, pode encontrar várias informações sobre os procedimentos a seguir para renovar o cartão do cidadão, pedir o Documento Único Automóvel, como outros registos.

Nota: No entanto, não se esqueça que para conseguir renovar documentos sem sair de sua casa é essencial ter acesso à sua Chave Móvel Digital.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)