Independentemente da idade, se não vive numa habitação própria, é normal que tenha dúvidas sobre se deve comprar ou arrendar casa. Esta dúvida pode estar relacionada com vários fatores, como os seus rendimentos, as suas poupanças, as suas ambições e desejos, mas também com o seu próprio estilo de vida. Por isso, a forma mais simples de chegar a uma conclusão é analisar os prós e contras de comprar ou arrendar.
Se está indeciso sobre o caminho que deve seguir, fique a conhecer os prós e contras de comprar ou arrendar um imóvel.
Leia ainda: A minha primeira casa: Devo comprar ou arrendar?
Comprar ou arrendar casa: Que vantagens existem em cada uma das opções?
Começando pelas vantagens, tanto a compra como o arrendamento de um imóvel têm os seus benefícios. No entanto, é preciso salientar que os prós e contras podem não ser uma verdade absoluta para todas as pessoas. Afinal, o que pode ser vantajoso para si, não tem de ser obrigatoriamente vantajoso para outra pessoa que tem objetivos de vida diferentes dos seus. E aplica-se o mesmo às desvantagens.
Contudo, existem alguns benefícios incontornáveis em cada uma das alternativas.
Vantagens de comprar casa
- Investimento no seu património: Ao comprar casa, está a investir no seu próprio património.
- Possibilidade de valorizar o seu imóvel: Quando compra uma casa tem a possibilidade de valorizar o seu imóvel através de obras de remodelação, instalação de sistemas e aparelhos inteligentes, entre outras intervenções, que podem valorizar o seu imóvel e gerar lucro numa venda futura.
- Liberdade total para remodelar a casa a seu gosto, podendo adaptá-la às necessidades que vão surgindo, sem ter de pedir (na maioria dos casos) autorização a terceiros. Esta é uma grande vantagem caso o seu agregado familiar sofra alterações. Embora nem todas as obras precisem de autorização, é essencial que se informe, para saber que tipo de obras podem requerer a autorização do condomínio ou até da Câmara Municipal.
- Regra geral, o valor de uma prestação de crédito é menor do que o que paga por uma renda mensalmente. É preciso realçar que, atualmente, existem poucos imóveis disponíveis para arrendar no mercado. E como consequência dessa escassez, o preço das rendas tem vindo a subir. Mesmo com as taxas de juro mais altas, em muitos casos, uma prestação de crédito continua a ser mais baixa do que a renda de um imóvel com as mesmas características. Além disso, quando a Euribor desce, a sua prestação de crédito também vai diminuir. Por isso, se tiver em conta até onde os juros podem aumentar e conseguir suportar esse valor, vão existir vários períodos ao longo do contrato onde irá pagar um valor inferior se comprar casa.
- Possibilidade de manter a mesma prestação até ao final do contrato de crédito habitação ou durante vários anos (através de uma taxa fixa ou de uma taxa mista). O que oferece uma maior estabilidade, ao contrário da renda que, além das atualizações anuais de preço para acompanhar a taxa de inflação, pode aumentar quando o contrato chegar ao fim.
- Se decidir mais tarde comprar outro imóvel, mudar de cidade ou país, caso não queira vender a casa que comprou pode colocá-la a arrendar e obter rendimentos com o seu investimento.
Leia ainda: Comprar casa com crédito habitação: O que ter em consideração
Vantagens de alugar uma casa
Tal como acontece com a compra de um imóvel, o aluguer de uma casa também tem as suas vantagens. Por exemplo:
- Não necessita de ter uma poupança elevada para alugar uma casa: Precisa de pagar duas rendas antecipadas e o valor da caução, que corresponde a três ou quatro rendas, contando com a renda do mês em que o contrato entra em vigor.
- Ao alugar casa não precisa de se preocupar com obras de custos elevados, uma vez que a maioria dessas despesas são encargos do senhorio. Ou seja, a maioria das obras ou reparações são da responsabilidade do senhorio, pois é este o responsável por obras indispensáveis à sua segurança e conforto.
- O aluguer de uma casa não implica o pagamento de condomínio nem de impostos ao Estado. Pelo contrário. Ao alugar uma casa tem a possibilidade de deduzir até 15% dos seus gastos com rendas até ao limite máximo de 600 euros na sua declaração de IRS. (o valor de 600 euros foi aprovado para o ano de 2024 e poderá ser deduzido na declaração de IRS a entregar em 2025).
- Para quem pretende não ficar com uma residência fixa durante um longo período, o aluguer de uma casa permite-lhe essa mobilidade.
Desvantagens de comprar ou arrendar uma casa
Desvantagens de comprar uma casa
As desvantagens de comprar uma casa estão maioritariamente associadas aos encargos que este investimento implica. Em primeiro lugar, se decidir avançar com a compra de um imóvel através de um crédito habitação, saiba que segundo as normas do Banco de Portugal, o banco não pode financiar a compra do seu imóvel a 100% (a menos que seja um imóvel do banco).
Ou seja, se o valor da aquisição de uma casa for de 180.000 euros e o valor da avaliação 190.000 euros, o banco, no máximo, pode financiar 90% dos 180.000 euros (162.000 euros). Isto quer dizer que precisa de ter em capitais próprios, no mínimo, 18.000 euros para cobrir o valor não financiado.
Depois, além do valor da prestação mensal que fica a pagar (que vai depender do valor de financiamento, taxa de juro e do prazo do contrato), precisa de fazer contas a todos os encargos envolvidos com esta aquisição. Assim, saiba que precisar de pagar:
- A abertura do processo de crédito, que pode rondar os 500 e os 600 euros consoante a entidade bancária;
- O IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis): Pode recorrer ao simulador de IMT para apurar qual é o valor que tem de pagar de imposto.
- Imposto do Selo relativo à aquisição que corresponde a 0,8% do valor do imóvel;
- O imposto do selo relativo ao crédito habitação, que é de 0,6% do valor financiado;
- Custos notariais e registo da escritura: O preço varia se recorrer a um notário, conservatória do registo predial, advogado, solicitador ou a um Balcão Casa Pronta.
- Posteriormente à compra, tem ainda encargos relativos aos seguros do seu crédito habitação (seguro de vida do crédito habitação e seguro multirriscos), produtos que subscreveu para obter uma bonificação no spread (quando aplicável), o IMI (Imposto Municipal sobre os imóveis) e o valor do condomínio.
Além destes encargos, a compra de uma casa implica a manutenção do imóvel e eventuais despesas com obras urgentes que podem surgir. E aqui, pode ter de pagar um valor significativo, caso exista uma intervenção na fachada, renovação da canalização ou do sistema elétrico.
Leia ainda: Quanto dinheiro preciso para comprar uma casa?
Desvantagens de alugar uma casa
- Se alugar uma casa durante vários anos, vai pagar uma quantia significativa por um imóvel que nunca será seu.
- Todos os anos está sujeito ao aumento do valor que paga de renda (consoante o coeficiente de atualização das rendas). Este valor é definido com base na variação do Índice de Preços do Consumidor (IPC) nos últimos 12 meses, que utiliza os valores disponíveis a 31 de agosto de cada ano.
- Numa casa alugada, não tem a liberdade para decorar o imóvel como quiser, uma vez que pode estar limitado até nas pequenas obras. Além disso, caso pretenda fazer obras, terá de pedir autorização ao senhorio.
- O término do contrato de arrendamento pode gerar alguma instabilidade na sua vida, uma vez que existe a possibilidade de o senhorio não querer renovar o contrato de arrendamento. Embora o seu senhorio tenha de anunciar previamente que não vai renovar o contrato, estar constantemente a lidar com a incerteza pode gerar bastante ansiedade. Este desafio é ainda maior para as famílias que têm filhos e com baixos rendimentos, dado o preço das rendas atuais de norte a sul do país.
- Por fim, em algumas situações específicas, o senhorio tem o direito de rescindir o contrato antecipadamente. Este é um dos piores cenários para quem aluga uma casa, pois pode ser apanhado desprevenido e não ter alternativas viáveis para morar.
Leia ainda: Arrendar casa: Quais os cuidados a ter antes de assinar contrato?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário