Nuno Lima Luz, presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e criptomoedas, em entrevista sobre criptoativos no podcast No final de contas
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

“Comprar um criptoativo é simples”, explica Nuno Lima da Luz

Ouça o podcast do Doutor Finanças "No final de Contas" com o presidente da Associação Portuguesa de Criptomoedas e Blockchain.

Afinal, o que define o valor de um criptoativo? Em entrevista no podcast "No final de contas", o presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas explica que o valor de cada criptoativo depende sempre de três fatores: do seu caso de uso, da tecnologia onde assenta e das leis do mercado.

Nuno Lima da Luz, explica também como se processa a compra de um cripoativo: "É mais simples do que comprar ações de uma determinada empresa. O processo faz-se através de bolsas centralizadas, reguladas pelos bancos centrais, "como se estivesse a abrir uma conta normal num banco". Basta "dar uma ordem de troca dos meus euros por um determinado criptoativo", explica.

MiCA: Aposta na transparência do mercado de criptoativos

Alertando para a falta de literacia neste âmbito, Nuno Lima da Luz, revela ainda que está a ser preparado o regulamento para os mercados de criptoativos - MiCA. "Vai ser um regulamento muito importante porque, para além de trazer definições que vão ser usadas em todos os Estados-membros, traz também a necessidade destes players terem um white paper, que todos os projetos de cripto tendem a ter".

O responsável adianta que esta exigência legal vai permitir ao consumidor ter acesso a um conjunto de informações, promovendo assim a transparência do mercado.

Nuno Lima da Luz é presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas. O convidado é advogado e docente numa pós-graduação focada neste universo. Tem estudado e analisado este setor, a regulação, o desenvolvimento de soluções.

Ouça a versão integral do podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo dos momentos mais marcantes desta conversa.

Leia ainda: Como escolher plataformas para negociar criptomoedas?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.