Definição de análise SWOT
Há quem lhe chame ferramenta e quem a apelide de estratégia. Podemos englobar os dois termos e definir a análise SWOT como uma ferramenta que permite fazer um diagnóstico estratégico da empresa. Pela metodologia que utiliza, há quem lhe chame também o modelo de Harvard. Nesta análise SWOT o que se faz não é mais do que diagnosticar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, mas não apenas olhando para o seu próprio umbigo. Será preciso relacioná-los com a envolvente. Seja a nível de legislação, da conjuntura económica ou do mercado em que opera. Assim, a análise SWOT é feita a dois níveis: interno e externo. Internamente, são diagnosticados os pontos fortes e fracos. Já as oportunidades e as ameaças resultam de uma análise à envolvente externa à empresa.
Utilidade da análise SWOT
Sobretudo em momentos de desaceleração económica e de fraca fidelização dos clientes, sujeitar a sua empresa a uma análise SWOT será útil para definir os objetivos estratégicos para a instituição. Ao detetar eventuais problemas, poder-se-á focar nas respostas. A nível externo, pode ser a forma de tentar fazer face à concorrência, aproveitando as suas fragilidades.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário