Traga o Doutor para a conversa e fale com um especialista. A sério.
do início ao fim do processo
em Crédito Habitação
Tratamos de tudo por si
A intermediação de crédito é sempre gratuita
Enquanto o “cunhado” lança teorias nos jantares de família sobre o melhor crédito habitação, no Doutor Finanças, focamo-nos no essencial: encontrar a solução mais barata e adequada para o seu caso.
E será que o cunhado sabe que encontrar o crédito certo pode ser um processo longo e cheio de burocracia? Disso entendem os especialistas a sério.
Seja para um novo crédito, melhorar as condições do seu atual ou obter crédito para construção, tratamos de tudo por si – de forma simples, rápida e sem custos.
Com acesso privilegiado aos principais bancos, vamos analisar – desde o spread, às taxas de juros, bem como produtos e seguros associados – e negociar junto das várias instituições a melhor proposta para si.
Preencha o nosso formulário e, em menos de 24h, um especialista entrará em contacto consigo.
Facilitamos a recolha da documentação e analisamos todos os detalhes do seu caso.
Apresentamos as melhores propostas. No fim, a decisão será sempre sua.
É quem faz a ligação entre si e os bancos, mas sem complicar.
No Doutor Finanças, somos intermediários de crédito vinculados, registados pelo Banco de Portugal. Trabalhamos em parceria com vários bancos, financeiras e seguradoras para encontrar as melhores soluções para si. O nosso serviço não tem custo para o cliente, sendo a nossa remuneração assegurada pelos nossos parceiros.
Cumprimos todas as normas para garantir a sua segurança (e do seu dinheiro). Transformamos termos confusos em decisões claras e vantajosas. Porque, quando se trata do seu dinheiro, a escolha certa faz toda a diferença.
Preencha o formulário e receba o contacto de um especialista em menos de 24h.
Serviço sem custos
Um intermediário de crédito é alguém – pessoa ou empresa – que faz a mediação entre o cliente e o banco ou a instituição de crédito. Os intermediários de crédito estão registados no Banco de Portugal e precisam da autorização do regulador para atuarem no mercado.
Saiba mais em: O que é um intermediário de crédito?
Fazemos a mediação entre o cliente e o banco, apoiamos na recolha de documentação necessária, esclarecemos todas as dúvidas do cliente nas várias etapas da análise e contratação do crédito habitação (e produtos associados), ajudando assim a tomar melhores decisões financeiras.
Em suma: O Doutor Finanças encontra as melhores condições e trata de toda a burocracia, de forma simples, eficaz e sem custos para si.
Se quiser saber mais sobre o serviço Doutor Finanças, aconselhamos o artigo “A melhor experiência do cliente ao serviço do bem-estar financeiro.”
Trabalhamos em parceria com os principais bancos, financeiras e seguradoras, tendo assim acesso a canais privilegiados. O que fazemos é negociar com os bancos e as seguradoras até conseguirmos a melhor proposta de crédito habitação para o seu caso. Sim, porque conseguir a melhor prestação num crédito habitação, passa por negociar todas as condições, desde o spread até aos seguros e produtos associados.
Não. Nós tratamos de toda a burocracia e negociação por si. No entanto, pode esclarecer as suas dúvidas através do nosso guia com tudo o que precisa saber sobre crédito habitação.
Um trabalhador por conta de outrem precisa de entregar os seus últimos três recibos de vencimento, os extratos bancários dos últimos três meses, apresentar a sua última declaração de IRS, a nota de liquidação do IRS e o Mapa de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal. Já se for um trabalhador independente, terá de apresentar os seus recibos verdes dos últimos seis meses, e todas as outras obrigações referidas para os trabalhadores dependentes. Para saber todos os documentos que podem ser necessários nas várias fases, clique aqui e descarregue a checklist que preparámos para si.
O nosso serviço de aconselhamento e acompanhamento ao seu crédito habitação é completamente gratuito para o cliente. Recebemos uma pequena comissão do banco que ficar com o seu crédito à habitação. Mas, não se preocupe, não escolhemos o melhor crédito em função da comissão, mas sim das melhores condições para si. Para nós, o cliente está sempre em primeiro lugar. Saiba mais no artigo: Os serviços do Doutor Finanças têm custos?
Sim. Nós faremos as nossas recomendações, mas a escolha final é sempre sua.
É fundamental garantir que tem tudo em ordem para a aprovação do seu crédito à habitação. Ou seja, se tiver algum incidente bancário, não será possível conseguir contratar um crédito habitação. Tente dar o máximo de informação possível, sem omitir factos relevantes para o caso, pois a entidade bancária saberá todos os detalhes ao avaliar o seu processo. Reunimos algumas dicas para que o seu crédito habitação seja aprovado e preparámos um guião sobre crédito habitação, com tudo o que precisa saber.
O spread no crédito habitação é definido no momento do contrato e só muda se houver alterações contratuais. Esta taxa depende do risco de financiamento e das garantias do cliente, como o valor do imóvel e o montante do crédito. Quanto maior o risco, maior o spread aplicado. Num crédito com taxa variável, a taxa de juro resulta da soma do spread + indexante (Euribor), fazendo com que a prestação oscile conforme o mercado. Para saber mais, leia o artigo completo sobre o spread no crédito habitação
A Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) representa, em percentagem anual, o custo total do crédito habitação para o consumidor. Inclui não só os juros, mas também comissões, despesas, seguros obrigatórios e outros encargos associados ao crédito. É a taxa que deve ser usada pelos clientes para escolher entre várias propostas e tomar decisões mais informadas. Quer saber mais? Leia o artigo: Spread ou TAEG: Qual a taxa mais importante no seu crédito?
A TAN é a sigla de Taxa Anual Nominal, que reflete os juros que são cobrados num crédito. Esta é uma taxa obrigatória para todos os contratos de financiamento e é aplicada durante um ano, tal como o nome indica. Se os juros forem pagos em períodos mais curtos (1, 3 ou 6 meses), a TAN deve ser dividida proporcionalmente para saber o seu valor. No crédito habitação, a TAN resulta da soma do indexante (Euribor ou taxa swap) e do spread definido no contrato. Esta taxa não inclui comissões ou seguros, servindo apenas para calcular os juros do empréstimo. Leia ainda: TAN e TAEG: O que significam e qual o impacto no crédito habitação?
O MTIC é, à semelhança da TAEG, um indicador que permite comparar propostas de crédito, uma vez que inclui todos os custos associados a um financiamento.
Leia ainda: MTIC e TAEG: Os melhores amigos na comparação de propostas de crédito
Um crédito habitação com uma taxa variável é influenciado por duas componentes: o spread estipulado pelo banco e o indexante mais comum do crédito habitação, que é a taxa Euribor. Consoante o prazo da taxa Euribor (3, 6 ou 12 meses), a prestação sobe ou desce ao longo do contrato.
Para uma decisão ainda mais informada, pode ler o nosso artigo “O que podemos esperar das taxas de juro em 2025?”
A taxa fixa permite-lhe manter a mesma prestação do início ao fim do contrato, sem ter de se preocupar com a oscilação das taxas de juro. O valor da taxa fixa é definido pelo banco, tendo por base a taxa swap negociada no mercado (à semelhança das taxas Euribor), consoante o prazo corresponde.
Leia ainda: As taxas Euribor estão em queda. É uma boa altura para fazer taxa fixa?
Uma taxa mista implica que se tenha um contrato com dois períodos distintos. Num primeiro momento,, o crédito tem uma taxa fixa por um período definido (geralmente 2, 5 ou 10 anos). Após esse prazo, a taxa torna-se variável, sendo calculada com base na Euribor + spread, o que pode fazer as prestações oscilar conforme o mercado.
Leia ainda: Quais as melhores soluções para o crédito habitação em 2025?
O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto anual que incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis e é pago pelos proprietários ao município onde o imóvel se localiza. A taxa varia consoante o município e o tipo de imóvel. O IMI é pago em maio e as Finanças notificam os contribuintes a partir de abril. Contudo, é possível saber qual o valor que terá de pagar e se pode dividir o imposto por prestações.
Use o nosso simulador e saiba com o que pode contar: Simulador de IMI: Quanto vou pagar de imposto?
O IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) é um imposto pago aquando da aquisição de um imóvel. O seu valor depende do preço de compra ou do valor patrimonial tributário, aplicando-se a taxa sobre o maior dos dois. Este imposto é pago antes da escritura de compra e venda.
Saiba quanto vai pagar deste imposto em 2025, aqui.
A taxa Euribor (European Interbank Offered Rate) é uma taxa de referência que se baseia na média dos juros praticados por um conjunto específico de bancos da União Europeia (sendo a Caixa Geral de Depósitos o único banco português do painel) nos empréstimos que fazem entre si, num determinado período.
Contudo, a Euribor não é apenas uma taxa, mas sim várias. Existem várias maturidades: uma semana, um mês, três meses, seis meses e 12 meses. Todos os dias, os valores de cada taxa Euribor são publicados às 10h de Lisboa.
Quer saber o melhor prazo? Saiba mais em: Euribor: Prós e contras dos diferentes prazos.
A Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) reúne todas as informações sobre contratos de crédito habitação e/ou hipotecário, permitindo identificar os custos totais e condições. Como tem um formato padrão, facilita a comparação entre propostas de diferentes entidades financeiras. É sempre disponibilizada em simulações de crédito e na aprovação do contrato.
Saiba mais em: Como analisar a FINE de uma proposta de crédito habitação?
O Imposto do Selo é cobrado pelo Estado português e aplica-se a diversos atos não sujeitos a IVA. Na compra de uma casa com crédito habitação, há dois tipos de Imposto de selo: 0,8% sobre o valor da escritura e 0,6% sobre o montante financiado.
Saiba mais em: Imposto do selo: O que é e em que situações é aplicado?
Na compra de uma casa, é feito um Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV) entre o comprador e o vendedor com o objetivo de estabelecer um acordo para a compra do imóvel. Na prática, este contrato vai salvaguardar os direitos tanto do comprador como do vendedor até ao momento da escritura da casa
Saiba mais em: Porque é o CPCV tão importante na venda de uma casa?
A avaliação bancária determina o valor de mercado do imóvel e influencia o montante que o banco pode financiar. É realizada por peritos certificados e considera fatores como localização, área e estado de conservação.
Leia ainda: Como é que a avaliação da casa pode condicionar a sua venda?
Existem ainda outros custos associados ao crédito habitação que deve ter em atenção, tais como:
• Comissões bancárias: Taxas cobradas pelo banco pela análise e abertura do processo de crédito.
• Seguros obrigatórios: Como o seguro de vida e o seguro multirriscos habitação.
• Despesas notariais e de registo: Custos com a escritura pública e registo do imóvel.
Saiba mais em: Nem tudo é spread. Conheça outros fatores que podem encarecer o seu crédito habitação
Serviço sem custos