Não há, para já, sinais de abrandamento na subida das prestações de crédito habitação indexado à Euribor. Em setembro, mês de regresso às aulas e ao trabalho, os portugueses com este tipo de crédito habitação e que tenham as suas prestações revistas, devem contar com um agravamento de até 51% no valor.
Não espere pela atualização, reveja as condições do seu crédito habitação e saiba se há alternativas que permitam reduzir a prestação. Fale com os nossos especialistas em crédito habitação.
Aumento de centenas de euros abalam orçamento na reentré
Nos créditos com Euribor a 12 meses, o aumento é o mais significativo e atinge os 51%. Estes têm sido os créditos que sentem maior impacto das atualizações, uma vez que a revisão é feita apenas uma vez por ano, refletindo todas as subidas dos meses anteriores. Num financiamento de 200 mil euros a 30 anos e um spread de 1%, a prestação passa de 642,55 euros para 972,10 euros. São mais 329,55 euros que podem desequilibrar o orçamento familiar. Este aumento reflete a subida acentuada da média da Euribor a 12 meses de 0,99%, em julho do ano passado, para 4,15% em julho deste ano.
No mesmo cenário de financiamento, mas com Euribor a 6 meses, a subida é de 14,5%, de uma prestação de 827,98 euros para 948,17 euros. Caso a maturidade a aplicar for de 3 meses, a subida é mais contida e ronda os 6,51%, de 861,34 euros para 917,41 euros, considerando o mesmo exemplo.
Vale a pena analisar: Já há campanhas com spread de 0%
Para manter ou captar novos clientes, os bancos têm avançado com campanhas que oferecem condições para atenuar a subida da Euribor. Analisemos a oferta de spread de 0% lançada por bancos parceiros do Doutor Finanças:
Num cenário como o que vimos acima, de um financiamento de 200 mil euros a 30 anos, um spread de 0% levaria o cliente a poupar mais de 115 euros por mês.
São campanhas com condições especiais, a vigorar num período de tempo limitado e para casos com determinadas condições. No entanto, vale a pena analisar.
Sabemos que 50 euros podem fazer diferença no equilíbrio do orçamento familiar e queremos estar ao seu lado para o apoiar na conquista do bem-estar financeiro. Fale com os nossos especialistas! Basta preencher o formulário abaixo com alguns dados e entramos em contacto para analisarmos o seu caso.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário