Crédito

Vai construir casa? Saiba mais sobre crédito para construção

Atualmente, já existem entidades que oferecem financiamento para compra de terreno e crédito para construção. Saiba como funciona.

Encontrar a casa dos seus sonhos pode não ser tarefa fácil. Por vezes construir do zero pode ser a opção. Mas há várias questões a ter em conta. A primeira é, por exemplo, ter um terreno. Se não tem um terreno, saiba que hoje em dia já existem bancos que oferecem financiamento para a compra de terreno e crédito para construção. 

O crédito para construção é um crédito habitação, mas com caraterísticas diferentes do crédito tradicional para aquisição. Depois de aprovado, o crédito é disponibilizado por tranches à medida que a obra for avançando. Durante o processo, haverá um perito que vai fazendo vistorias à obra, para que o banco possa ir libertando as parcelas do financiamento.   

Neste tipo de crédito, vai poder beneficiar de um período de carência de capital cujo prazo máximo varia entre os 24 e os 36 meses, ou seja, durante este período, vai só pagar os juros, o que permite algum alívio financeiro no momento inicial do processo. 

À semelhança do que acontece no crédito habitação, nos empréstimos para construção também não existe nenhuma entidade que financie a 100%. Alguns bancos vão emprestar no máximo 90% da avaliação do terreno e do projeto. Mas se pedir um crédito para aquisição de terreno e um crédito para construção, pode conseguir, por exemplo, 80% para o terreno e chegar aos 100% no da construção.

Vantagens e desvantagens do crédito habitação para construir casa
Ler mais

No caso de querer apenas um crédito para construir a sua casa, deve ter em conta que, para além da anterior aquisição do terreno, deve entrar com, pelo menos, 10% de capitais próprios do custo total da construção, uma vez que o montante disponibilizado é sempre com base na obra já feita.

De ressalvar que estes valores podem ser superiores, uma vez que vai depender do banco, do seu perfil enquanto cliente e da avaliação do projeto.

Leia ainda: Como funciona o crédito para construção de habitação?

Cuidados a ter antes de comprar um terreno para construção

Antes de avançar com a compra de um terreno, deve analisar toda a sua documentação. Deve pedir esses documentos ao proprietário e à Câmara Municipal. Junto da Câmara Municipal, deve consultar o Plano Diretor Municipal, para perceber se o terreno está apto para construção ou não. Já ao proprietário, deve solicitar a certidão de registo predial e a caderneta predial, documentos essenciais para saber se o terreno tem ónus ou encargos que podem vir revelar-se num mau negócio.

Depois, também convém saber se vai ter acesso a saneamento básico e se a zona já tem rede de comunicações e ligação à rede de gás e eletricidade.

Leia ainda: Cuidados a ter quando se compra um terreno para construir casa

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #construir casa,
  • #Crédito habitação,
  • #crédito para construção,
  • #obras,
  • #terreno
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)