Mão pega comando à distância a evocar a domótica na casa inteligente
ícone do formato do post video
Energia

O que é a domótica?

Através da domótica vai conseguir uma casa inteligente que lhe permitirá poupar na fatura energética e aumentar o conforto e segurança.

O conceito de casa inteligente e que responde às nossas necessidades até à distância é, talvez, aquele que mais se aproxima da domótica. A palavra vem do latim (domus), e representa o uso de tecnologia (e automação) numa habitação, com o objetivo de aumentar a segurança e o conforto dos moradores, além de reduzir a fatura energética.

Através da domótica é possível controlar desde luzes e tomadas até à máquina de lavar, passando pelo sistema de rega, portas e portões: tudo o que se possa imaginar (e ligar à internet).

Além de valorizar a habitação, outra vantagem da domótica passa pela redução do preço dos seguros, já que reduz o risco de potenciais incidentes na habitação.

Casa inteligente: nível 1

Atualmente, já existem soluções de domótica para (quase) todas as carteiras. Aliás, as grandes superfícies que vendem materiais de construção têm disponíveis, por exemplo, tomadas inteligentes, luzes com comando à distância, assim como sensores de portas e janelas. É o nível 1 de uma casa inteligente que pode ir construindo à medida do seu orçamento. 

Porém, lembre-se que para ter uma casa inteligente tem de apostar também em eletrodomésticos inteligentes, como uma smart tv, para que possam ser ligados à internet e controlados remotamente, através de uma aplicação instalada no seu telemóvel. 

Os estores também terão de ser elétricos para poderem incorporar um sensor, o sistema de rega terá de ter wifi, e por aí adiante. Por isso, se estiver a pensar investir numa remodelação, valerá a pena fazer um projeto listando as suas necessidades e desejos e procurar orçamentos junto das empresas que oferecem soluções de domótica.

Perceba quanto pode poupar, por exemplo, na fatura de eletricidade, qual o potencial de valorização do imóvel, e depois faça contas. Pode sempre constituir um mealheiro para este investimento. Ou, em alternativa, ir modificando a casa por fases, ou por divisões.

Leia ainda: Eficiência no consumo de energia e água: Como e porquê?

Como posso poupar energia com a domótica?

Imagine que pode controlar os estores e, assim, aproveitar melhor a luz solar no inverno e arrefecer a casa controlando a luz solar no verão. Se tiver ar condicionado, também é mais fácil controlar a climatização da casa, assim como desligar remotamente a luz daquela divisão que teima em ficar ligada dia e noite.

No caso dos eletrodomésticos, irá conseguir programá-los para horas de vazio o que, aliado a uma tarifa bi-horária, por exemplo, lhe permite reduzir a fatura de eletricidade. Caso tenha instalados painéis solares, terá também a possibilidade de fechar o ciclo e fazer uma gestão integrada das necessidades.

Leia ainda: Eficiência energética: Em que investir para ter maiores poupanças?

Mais conforto e segurança

Através do uso da domótica é possível, por exemplo, detetar fugas de água ou de gás, incêndios ou quebra de vidros através da instalação de câmaras de segurança, que lhe permitem ainda monitorizar a sua casa em tempo real. Poderá também instalar sistemas que permitem que a sua casa alerte as autoridades quando é detetado um intruso.

Os assistentes virtuais vão ajudá-lo nesta tarefa de dar ordens à casa. Seja a Siri (da Apple), a Alexa (da Amazon) ou o Google Assistant, só para citar os mais conhecidos, é através deles que vai conseguir comandar quase tudo...sentado no sofá.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.