Finanças pessoais

5 dicas para o ajudar a economizar no dia a dia

A melhor forma de poupar é transformando as mudanças de comportamento em novos hábitos. Anote estas 5 dicas para economizar no dia a dia.

Patrícia Neves Patrícia Neves , 24 Junho 2020

Se quer aprender a poupar mais dinheiro, ou então, tem interesse em aprender novas técnicas para o fazer, este artigo é para si. O ditado “grão a grão enche a galinha o papo” ensina-nos que é nos pequenos gestos que precisamos de trabalhar. Aprenda, neste artigo, 5 formas simples para economizar no dia-a-dia. 

Para muitas famílias pode parecer difícil poupar. Mal o salário cai na conta é automaticamente distribuído por todas as despesas mensais e, no final, pouco ou nada sobra para colocar de lado. No entanto, em muitos cenários familiares existe a possibilidade de poupança, bastando para isso adoptar pequenos comportamentos.

Crie listas: eu quero e eu preciso

rapariga adolescente a ver malas numa loja

Há uma grande diferença entre aquilo que quer e o que realmente necessita, seja nas compras de itens pessoais ou mesmo nas compras do supermercado.

As compras de que realmente precisa provavelmente são os bens essenciais, como vegetais, fruta, carne, peixe, etc. Por outro lado, artigos de pastelaria, diferentes tipos de bolachas, snacks salgados e bebidas não fazem assim tanta falta. 

Portanto, o ideal será criar dois tipos de listas: o que eu quero e o que eu preciso. Faça-o para cada categoria de compras: 

  • supermercado;
  • compras pessoais (roupa, sapatos, acessórios, etc.);
  • artigos de electrónica e/ou de entretenimento;
  • comida e acessórios para animais de estimação;
  • produtos para a casa (decoração, móveis, têxteis);

Para além da compra física de bens, este princípio também pode ser aplicado a outros tipos de serviços.

Preciso de fazer atividade física, então preciso de pagar mensalidade num ginásio. Mas há várias modalidades e preços.

Anotar em listas diferentes o que queremos e o que realmente precisamos fará toda a diferença em termos de poupança. Faça-o num local fixo: num caderno, ou nas notas do telemóvel. O ideal é que não escreva em folhas dispersas que facilmente perde. Até porque, eventualmente, num momento de maior folga, talvez seja possível adquirir um dos produtos da categoria “eu quero” e com o esquema visual, pode ir assinalando conforme vai conseguindo comprar as peças. 

Leia ainda: 7 dicas para poupar dinheiro na compra de roupa

Cozinhe em casa

rapariga a cozinhar na frigideira

Alguma vez fez o exercício de registar todas as suas despesas com alimentação? Inclua o valor gasto em restaurantes, cafés, pastelarias, supermercados. Acredite, ficará surpreendido com o montante total.

A verdade é que a alimentação, por ser essencial para nós, é um setor onde facilmente exageramos. Nos dias de trabalho há uma grande tentação em sair para almoçar fora, ainda para mais se o tempo estiver convidativo.

No entanto, confecionar os seus próprios alimentos em casa, não só do almoço e jantar, mas também pequeno-almoço e demais lanches faz muita diferença no orçamento mensal. Esta é uma das formas mais eficazes de economizar no dia a dia.

Basta pensar que um galão custa mais de 1€  numa pastelaria convencional, enquanto que por 50 ou 60 cêntimos compra um  litro do leite no supermercado. Além do fator económico, acaba por ser mais saudável cozinhar a sua própria comida. Terá a oportunidade de utilizar ingredientes e técnicas ajustadas a si, aos seu gostos e às suas necessidades. 

Anote algumas dicas para organizar as suas refeições:

  • Planeie uma ementa semanal que inclua alguns alimentos repetidos, evitando ter que cozinhar alimentos diferentes para todos os dias;
  • Reserve um dia por semana para preparar aqueles alimentos que farão parte de diferentes pratos: legumes cozidos ou assados, massa, arroz e proteína para mais que uma refeição;
  • Priorize alimentos saudáveis como frutas e legumes;
  • Faça sopa para toda a semana (pode até congelar alguma em frascos de doses individuais);

No início pode ser um desafio, mas com o tempo conseguirá automatizar o processo de tal forma que já nem se vê a agir de outra maneira. 

Planeie as suas compras

Seja para definir as refeições ou noutras áreas, é muito importante planear as compras. Na alimentação é crucial programar com antecedência os ingredientes de que vai necessitar, já para não falar, que se sairmos para o supermercado sem uma lista de compras, a tendência para colocar no carrinho produtos desnecessários é muito maior.

Relativamente a outro tipo de compras, no caso de roupa e calçado, por exemplo, uma boa dica poderá ser esperar pela mudança de estação para aproveitar as reduções de preços ou demais promoções que as lojas realizam ao longo do ano. Se ainda não o faz, subscreva a newsletter das lojas onde habitualmente compra e assim estará sempre a par das oportunidades.

Tenha em mente de que irá receber muitos emails, com alguma regularidade. Para o ajudar a manter-se “firme” na sua meta de poupança, tenha sempre à mão a lista do “eu quero, eu preciso” e avalie se realmente precisa de comprar todos os artigos que deseja. 

Outra sugestão passa pelas compras online. Grande parte das lojas oferece um desconto na primeira compra, que geralmente ronda os 10%. Além de que nas lojas online consegue consultar mais facilmente o valor de determinado produto em diferentes superfícies sem sair de casa, garantindo que o adquire pelo melhor preço possível.

No que toca a artigos de grandes dimensões, como eletrodomésticos, por exemplo, caso seja possível, priorize adquiri-los em alturas de maior desconto, como na Black Friday. Saiba antes qual o preço normal desse produto para que tenha a certeza que o vai comprar com um bom desconto.

Leia ainda: 9 formas de poupar na compra de um eletrodoméstico

compras no supermercado a pesar tomates

Opte por produtos mais baratos 

A escolha entre uma outra marca pode significar vários euros de poupança no final do mês. Veja em que produtos vale a pena comprar de determinadas marcas e que outros produtos não se importa de comprar de marca branca.

Compare os preços. Por vezes, a diferença entre produtos não está na qualidade, mas sim na embalagem ou na marca.

O mesmo se passa com os serviços. Sempre que possível, tente optar por serviços mais económicos e que lhe tragam maior compensação financeira. Possuir um serviço de streaming de filmes e séries poderá ser mais económico do que ir muitas vezes ao cinema, por exemplo.

Leia ainda: Como poupar no serviço de streaming

Implemente o “Dia sem gastos”

Atualmente existem dias para tudo: dia do cão, do amigo, do irmão, dia do sorriso, entre tantos outros. E se houvesse um “Dia sem gastos”? Nesse dia haveria um compromisso para não gastar nem um cêntimo, que teria que ser respeitado. 

Apesar de na prática existirem sempre despesas, a ideia seria não gastar nenhum dinheiro extra. No “Dia sem gastos” não tomaria café fora, não iria às compras e não encomendaria nada online. Nenhum montante seria movimentado nem da sua carteira nem dos cartões multibanco ou de crédito. Implemente um dia por semana e, quem sabe, com o tempo, talvez consiga estender o desafio a mais um dia. 

Crie novos hábitos para economizar no dia a dia

Estas são cinco dicas muito simples e eficazes que o ajudarão a economizar no dia a dia. São pequenas alterações que lhe sugerimos, para que crie este hábito que é: poupar. 

Acima de tudo procure um equilíbrio entre as mudanças que poderá adoptar e a qualidade de vida de que não pretende abdicar. De nada adianta fazer cortes drásticos no seu orçamento se não se permitir passar tempo de qualidade com os seus familiares, amigos ou desfrutar de atividades que lhe fazem bem mentalmente. Avalie a sua situação, anote os seus gastos e experimente estas cinco dicas para economizar no dia-a-dia. 

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)