Finanças pessoais

Conversas sem Preço com Pedro Lourenço

Conversas sem Preço é um espaço de entrevista focado em finanças pessoais, poupança, negócios, liderança, entre outros.

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e embaixador da União Europeia para os Direitos do Consumidor, foi o convidado do primeiro Conversas sem Preço de 2021. Sob o tema "O consumidor num mundo digital", foram abordadas questões como o aumento do consumo online, a alteração do comportamento dos consumidores durante a pandemia e ainda a literacia digital.

O responsável explicou como funciona o Portal da Queixa, que é atualmente considerado um "barómetro de qualidade", mais do que um livro de reclamações digital. Pedro Lourenço não tem dúvidas de que “a reputação das marcas passou a estar nas mãos dos consumidores”.

Pedro Lourenço afirmou ainda que "reclamar é um dever" de todos os consumidores, pois só assim vão ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O comportamento dos consumidores durante a pandemia também foi tema nesta conversa. "Depois de 'desconfinar', notou-se que o consumidor adotou um comportamento mais digital, embora tenha sido quase empurrado numa fase inicial, mas depois percebeu as vantagens que tinha", afirmou.

Pedro Lourenço deu ainda dicas sobre cuidados a ter com as compras online. "As dificuldades que os consumidores foram apresentando foram do ponto de vista da sua literacia digital", apontou. O CEO do Portal da Queixa salienta que quanto mais conhecimento os consumidores tiverem, melhores serão as suas decisões.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #comércio online,
  • #consumo,
  • #conversas sem preço,
  • #literacia digital
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)