banner publicitário
mulher a usar o telemóvel para transferir dinheiro

Desde o dia 2 de junho, os clientes particulares podem transferir dinheiro utilizando o número de identificação fiscal (NIF) da outra pessoa. A funcionalidade está disponível no SPIN, um serviço criado pelo Banco de Portugal há cerca de um ano e que, tal como o MB Way, já permitia fazer transferências bancárias usando o número de telemóvel.

De acordo com o Banco de Portugal, “os prestadores de serviço de pagamento têm até 31 de julho de 2025 para disponibilizar este novo identificador a todos os seus clientes, em todos os canais”.

Esta atualização é semelhante à que já existe para as empresas e que permite transferir dinheiro indicando o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).

O que é preciso fazer para transferir dinheiro com o SPIN?

Se vai transferir, só precisa de indicar o número de telemóvel ou o NIF da pessoa a quem quer enviar dinheiro. O serviço esta disponível todos os dias, 24 horas por dia, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (homebanking, aplicações móveis e até ao balcão).

No entanto, para poder receber dinheiro é preciso associar o IBAN ao número telemóvel, o NIF ou, no caso das empresas, ao NIPC. Caso contrário, a transferência não acontece.

“Por estar associado à confirmação do beneficiário, o SPIN também permite confirmar o nome do destinatário da transferência antes do início da operação, tornando-a ainda mais segura”, esclarece o regulador.

O SPIN em números

De acordo com o Banco de Portugal, “este serviço já permitiu iniciar 45 milhões de transferências, tradicionais e imediatas, de forma mais simples e conveniente”. Há 419 mil utilizadores ativos, dos quais 401 mil são clientes particulares.

Atualmente, há 35 prestadores de serviços de pagamento a disponibilizar o serviço em Portugal.

Qual a diferença entre o SPIN e o MB Way?

Antes de aparecer o SPIN, muitas pessoas já faziam transferências com o número de telemóvel através do MB Way. Em termos de resultado final para o utilizador, parece não haver grande diferenças entre um serviço e outro. No entanto, nem tudo é igual.

O SPIN foi criado pelo Banco de Portugal e baseia-se em contas de pagamentos, ou seja, não é preciso ter um cartão. Por isso mesmo, é possível transferir dinheiro para uma empresa, se for preciso, sem recorrer ao IBAN.

Do outro lado, o MBWay é uma funcionalidade disponibilizada pela SIBS, detida pelos maiores bancos, e as transferências são feitas com base no cartão de pagamento.

Leia ainda: SPIN: Como fazer transferências com o número de telemóvel?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Finanças pessoaisVida e família