Luís Lobo Jordão, fundador do grupo Fire Talks Portugal, foi o convidado do último episódio do podcast "No final de contas". À conversa com Sara Antunes, diretora de Comunicação e Conteúdos do Doutor Finanças, Luís defende que o maior investimento que podemos fazer é no conhecimento.
O convidado defende a importância da poupança e do investimento para atingir a liberdade financeira, através do método FIRE. FIRE significa Financial Independence, Retire Early (Independência Financeira, Reforma Antecipada).
"O movimento FIRE é um movimento em que as pessoas vão fazendo as suas poupanças, vão fazendo investimentos de maneira a que paguem o seu estilo de vida", explica Luís Lobo Jordão.
O objetivo é o dinheiro não ser uma limitação. O convidado adianta ainda que a poupança não deve ser vista como uma restrição. Ou seja, adotar o método FIRE para atingir a liberdade financeira não tem de ser uma dor.
Um dos principais erros apontados pelo analista no que toca a começar a investir é o facto de as pessoas olharem apenas para o retorno e não para o risco e para a liquidez dos seus investimentos. Luís Lobo Jordão deixa ainda o alerta: "Retorno passado não garante retorno futuro".
Luís Lobo Jordão é analista financeiro - conta com mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiros -, gestor de estratégias Stoik e fundador do grupo Fire Talks Portugal, um projeto de literacia financeira, com resposta a questões todas as semanas, sobre temas ligados a FIRE.
Ouça também o podcast nas plataformas habituais e veja o vídeo desta conversa.
Leia ainda: Regra dos 4%: Ainda faz sentido nos dias de hoje?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário