Mulher com gorro de natal faz compras online no portátil
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Natal: Se opta por compras online, é melhor começar já

Produtos importados da Ásia já estão com atrasos significativos. Adiantar as compras online pode ajudar, se tiver em conta algumas regras.

Ainda estamos em outubro, mas a julgar pelo atual cenário de incerteza em torno do comércio, é melhor preparar-se e começar já as compras online. E atenção, este Natal vai ter de gastar mais e provavelmente não vai conseguir comprar (pelo menos a tempo) tudo o que deseja

A pandemia e a crise energética estão a fazer disparar os preços das matérias-primas em todo o mundo e há mesmo setores que estão praticamente parados, como o da indústria automóvel. Aliás, a escassez de chips também já está a afectar a indústria dos electrodomésticos  e dos dispositivos tecnológicos (telemóveis, consolas de jogos, etc).

Assim, o melhor mesmo é tentar antecipar problemas e começar já as suas compras. O mercado online é a forma mais cómoda de o fazer, e em alguns casos também a mais barata. No entanto, há que ter uma série de cuidados para garantir que tudo corre bem. 

Compras online: na Europa tem 14 dias para devolver

Nos sites oficiais das marcas ou das lojas, os cuidados a ter são simples: verificar a quantidade, o valor e, se for o caso, o tamanho. E, já agora, ler a política de trocas e devoluções. Seja em Portugal ou noutro Estado-membro da União Europeia, poderá sempre devolver o produto no espaço de 14 dias, regra que não se aplica nos grandes armazéns da China, por exemplo.

Com a pandemia também nasceram vários negócios exclusivamente online e, com eles, também aumentaram as tentativas de burla.  Não se esqueça que as lojas têm de estar identificadas, com o nome, morada, número de identificação fiscal e registo comercial. 

Se optar por lojas informais, veja pelo menos se alguém da sua confiança já comprou e se o processo correu bem e verifique o feedback da página. uma vez  mais convém saber qual a política de trocas e devoluções.

Leia mais: Saiba como evitar as compras por impulso

Prefira MBNET e Paypal nas compras online

Geralmente as lojas têm várias formas de pagamento: paypal, cartão de crédito e, em Portugal, a transferência bancária, o MBway e as referências multibanco.  Prefira os cartões MBNET ao cartão de crédito, já que é mais seguro e pode ainda escolher o plafond e a validade desse cartão virtual, o que traz segurança extra.  O Paypal é outro dos métodos que, além de seguro, oferece proteção ao comprador, com o reembolso mediante verificação de alguns requisitos. 

Não se esqueça de pedir fatura (pode ser em formato digital). Caso não a tenha recebido, faça uma captura de ecrã dos dados da operação, para ficar com um registo da compra.  

Se a compra for feita em Portugal, há uma grande possibilidade de a entrega ser feita via CTT, certifique-se de que a encomenda vem em correio registado e peça o número de rastreio. Só assim os correios se responsabilizam caso haja extravio. 

Leai ainda: Compras online mais seguras

Cuidados redobrados nas compras em segunda mão

Se costuma comprar artigos em segunda mão, seja nas plataformas nacionais ou através de sites como Aliexpress ou Ebay, deve ter cuidados redobrados. Além de verificar o feedback do vendedor, quando é possível, prefira a entrega em mão. Não faça compras de valor avultado, não forneça qualquer código, seja de cartões ou de MB way e não caia na esparrela de pagar transportadora ou qualquer tipo de custo, seja vendedor ou comprador!

Leia mais: Compras online: Porque é que nem sempre o preço mais baixo é a melhor opção

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Natal: Se opta por compras online, é melhor começar já
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.