Finanças pessoais

Compras online mais seguras

Sugestões de como pode proceder para ter maior segurança nas compras online, através da utilização de cartões de crédito virtuais.

Pedro Pais Pedro Pais , 26 Setembro 2017 | 9 Comentários
As compras online são cada vez mais frequentes, quer seja da loja do outro lado da cidade quer seja do outro lado do Mundo. Um dos pontos críticos tem sido a questão da segurança nos pagamentos, já que é frequente a desconfiança sobre a transmissão dos dados do cartão de crédito. Saiba como pode prevenir esta situação.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Mecanismos para compras online mais seguras

Nos pagamentos de compras online, recomendamos que utilize sempre que possível o sistema de pagamentos de serviços da rede Multibanco (entidade + referência + montante), quando se tratem de compras nacionais e o vendedor aceite esse meio. Quando tal não estiver disponível, ou até como primeira escolha, pode recorrer à figura dos cartões de crédito virtuais, através do MB WAY.

MB WAY

Se o sistema de pagamentos de serviços já é amplamente conhecido, a utilização dos cartões de crédito virtuais não goza de tanta popularidade. Trata-se de um serviço completamente gratuito da SIBS, que é activado para um ou mais cartões no Multibanco, e que através de uma aplicação móvel (iOS ou Android) ou para Windows permite gerar cartões de crédito virtuais (ver as instruções).Estes cartões, tão válidos como os tradicionais, podem ser de utilização única ou múltipla. Os de utilização única só podem ser usados uma vez, como o nome indica, sendo que na sua criação se estabelece qual o montante máximo possível de utilizar. Os de utilização múltipla podem ser usados várias vezes, estabelecendo-se durante quanto tempo são válidos, e qual o montante máximo a utilizar, de forma absoluta ou em termos mensais.É uma solução muito prática e segura, que permite maior segurança nas compras online, já que temos a garantia de não gastar mais do que o montante estabelecido. É ainda possível cancelar os cartões de crédito virtuais, para que não sejam utilizados em compras futuras, o que pode ser útil, por exemplo, em subscrições de serviços online que cancelámos e queremos assegurar que não nos serão cobrados valores adicionais.O sistema MB WAY tem ainda outras funcionalidades interessantes, como transferências imediatas entre aderentes e um sistema de pagamentos próprio, mas esses temas ficam para outro artigo.

Já experimentou?

Já experimentou o sistema MB WAY para a geração de cartões de crédito virtuais? Qual é a sua opinião?Já agora e uma vez que aqui falámos sobre segurança nas suas compras online, não deixe de ler os nossos artigos 5 regras essenciais para proteger os seus cartões em compras online e 7 operações bancárias que pode agora fazer através do seu smartphone. 
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cartões de crédito,
  • #finanças pessoais,
  • #instituições financeiras,
  • #literacia financeira,
  • #MBWay

Deixar uma resposta

9 comentários em “Compras online mais seguras

  1. Antigamente usava o MBnet, mas desde que aderi ao PayPal tenho tido facilidade de pagamento em vários sites e caso haja necessidade de reembolso, tudo é bem resolvido. Ainda não encontrei razões para aderir a outro meio de pagamento. O MBway, além de não trazer nada de novo, ainda não é reconhecido internacionalmente.
    Além disso obriga a ter mais uma app no tlm.

  2. Infelizmente a alfandega pediu um comprovativo de trf e não foi aceite o extrato do cartão MB net, e agora que passou a MB Way é impossível tirar o comprovativo a aplicação não tem obter comprovativo.
    O melhor é utilizar o paypal.

  3. O MB Way é bom, mas para compras no estrangeiro, o câmbio no estrangeiro torna a coisa sempre potencialmente mais cara. É também MAIS uma aplicação a ter no telemóvel a acupar memória e, provavelmente em breve, a chatera-nos com publicidade. Para não falar na privacidade.

    Faltou falar no paypal. Tem algumas vantagens em termos de segurança, não contra roubo de dados, que nisso não difere muito, mas contra um vendedor que não entrega em condições. Também cambialmente é geralmente mais vantajoso (mas isso depende de muitas circuntâncias, por isso digo em geral).

    O melhor de todos os mundos. Ter uma ponta no paypal paga por um cartão MBnet, ou como usar o mesmo cartão MBnet com vários vendedores. Como é o paypal que faz o câmbio no MBnet ou MBway é sempre debitado em euros.

  4. Nas compras de passagens aereas ter em atenção que as companhias exigem ver o cartão fisico, ai a opção de cartão virtual não é boa opção.

    1. Caro Mário Piteira, peço imensa desculpa, mas tenho que discordar do seu post, pois já há muitos anos que eu faço o pagamento de passagens aéreas com os cartões virtuais e nunca tive qualquer problema e também nunca me pediram qualquer cartão físico (uso preferencialmente as companhias aéreas TAP e Easyjet). Inicialmente usava diretamente o MBNet, agora, devido a imposições Europeias, o MBNet foi acomodado no MB WAY. Continuo a usar o MBNet seja com o cartão American Express (pago as viagens sempre com AMEX) seja com cartões da rede VISA. Sempre usei PayPal ou MBNet nas compras online e nunca tive qualquer problema.

  5. O sistema funciona na generalidade muito bem e a App é muito fácil de utilizar. Só é pena que alguns comercaintes não considerem válido esse meio de pagamento (ex: Cabify…).