Finanças pessoais

Saiba como evitar as compras por impulso

É cada vez mais fácil captar a atenção dos consumidores. Mas as compras por impulso são um dos maiores inimigos da poupança.

Finanças pessoais

Saiba como evitar as compras por impulso

É cada vez mais fácil captar a atenção dos consumidores. Mas as compras por impulso são um dos maiores inimigos da poupança.

As compras por impulso são um dos maiores inimigos da poupança. Uma compra aqui, outra ali podem originar alguns problemas no seu orçamento familiar, mesmo sem dar conta.  

Hoje em dia, com a evolução das estratégias de marketing, é cada vez mais fácil captar a atenção dos consumidores para compras mais emocionais e menos racionais. Assim, para que mantenha as suas finanças saudáveis, saiba como evitar cair na tentação das compras por impulso.   

Compras por impulso: Precisa realmente do produto ou serviço 

Uma das primeiras coisas que deve fazer para evitar as compras por impulso é saber se já tem algo com a mesma utilidade ou que desempenhe a mesma função. Ou seja, perguntar-se: “será que preciso mesmo disto?”.  

Esta é uma dica importante para perceber o seu nível de consciência para a poupança. E se precisar de uma ajuda, pode usar o Desmotivador de Compras do Doutor Finanças. Com esta ferramenta vai conseguir saber quantas horas precisa de trabalhar para pagar aquele bem ou serviço que está a pensar adquirir. Assim, consegue comparar de uma forma prática se o esforço é compensado pela utilidade que vai obter da aquisição. 

Evite fazer compras com cartão de crédito 

Uma das formas de evitar compras por impulso é não levar o cartão de crédito para fazer compras, uma vez que este pode ser um grande apelo às compras por impulso. O mesmo se aplica nas compras online. O ideal é tirar este meio de pagamento da equação, por tudo o que advém da sua utilização.  

Guarde o cartão de crédito em casa e utilize-o apenas para despesas urgentes

Leia ainda: Tem cartão de crédito? Saiba como funciona e quais os cuidados a ter 

Reduza a subscrição de newsletters de sites de compras online 

Estar constantemente a ser bombardeado com promoções e oportunidades de compras no seu e-mail pode levá-lo a cair na tentação mais facilmente. Além de que subcarrega a sua caixa de e-mail. Por isso, se quer fugir ao consumismo por impulso, reduza a subscrição de newsletters de lojas.  

Compra por impulso? Faça sempre uma lista de compras

Fazer uma lista de compras é uma das dicas primordiais de poupança. Quando vai ao supermercado ou até comprar roupa, enumere o que precisa efetivamente de comprar. Esta é uma boa forma de evitar as compras por impulso.  

Mas não se esqueça, não basta apenas fazer uma lista. A lista serve para que compre apenas aquilo que enumerou. Por isso, é preciso cumpri-la.  

Leia ainda: Black Friday: Como resistir às compras por impulso

Antes de comprar, compare preços 

Antes de avançar com a compra de algum produto ou serviço, é também muito importante que compare preços.  

Atualmente, é fácil pesquisar e comparar os preços, recorrendo a determinados sites. Pode ainda usar as opiniões de outros consumidores para balizar as prioridades de compra. Quanto mais informação tiver, melhor. Por isso, informe-se no que respeita aos preços, avaliações, política de devoluções, entre outros detalhes. 

Evite comprar no momento 

Questione-se se de facto precisa mesmo daquele produto ou serviço no imediato ou se pode adiar a comprar para uma ocasião mais favorável a nível financeiro. Há que pensar muito bem se realmente precisa de comprar aquela peça de roupa ou aquele telemóvel no momento. 

Espere alguns dias ou semanas antes de comprar. Quando esse período terminar, se continuar a pensar que o investimento vale a pena, então faça-o. 

Defina um orçamento e contrarie o impulso

Traçar um orçamento também faz parte das dicas base de poupança. É normal ter pequenos deslizes ao longo do mês. Mas é importante saber a diferença entre compras por impulso e compras não essenciais.  

Também é importante presentear-se a si ou àqueles de quem mais gosta. Pode não precisar daquele par de ténis, mas gostar tanto deles que os quer comprar. Apenas, reflita e não o faça por impulso.  

Assim, fica a sugestão, se puder, dentro do seu orçamento mensal, defina um montante destinado a pequenos prazeres.  

Leia ainda: A regra dos 10 segundos para evitar compras por impulso

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #compras,
  • #consumismo,
  • #consumo,
  • #orçamento familiar,
  • #poupança
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

3 comentários em “Saiba como evitar as compras por impulso
  1. Pingback: Precisa de poupar? Sete dicas para ‘fugir’ às compras por impulso – Portugal
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.