Finanças pessoais

Trabalho extra: Que dificuldades posso vir a ter de gerir?

Está a pensar fazer um trabalho extra para ganhar mais dinheiro? Fique a conhecer algumas das dificuldades que pode vir a encontrar.

Finanças pessoais

Trabalho extra: Que dificuldades posso vir a ter de gerir?

Está a pensar fazer um trabalho extra para ganhar mais dinheiro? Fique a conhecer algumas das dificuldades que pode vir a encontrar.

Existem várias formas de aumentar os seus rendimentos, sendo que fazer um trabalho extra é uma das mais diretas e eficazes. De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, Portugal é dos países onde o duplo emprego mais cresce na União Europeia. No entanto, vai, certamente, encontrar dificuldades ao longo do processo. Fique a saber como pode gerir estas situações e ter sucesso no seu trabalho extra.

Gerir o esforço e tempo, sem prejudicar o seu emprego a tempo inteiro

Uma das principais dificuldades a ter em conta quando decide começar um trabalho extra é precisamente a gestão do esforço e tempo que terá de ter, de forma a não prejudicar o seu emprego a tempo inteiro. Um trabalho extra é suposto trazer-lhe vários benefícios, nomeadamente uma maior folga financeira, melhorar ou obter novas competências, estabelecer novos contactos, entre outras vantagens. No entanto, para ter sucesso no seu trabalho extra, é necessário dedicar algum tempo e isso pode ser mais complicado do que parece. Especialmente, quando uma boa parte do seu dia já está preenchida pelo seu emprego.

É natural que, à medida que vai ganhando mais dinheiro com o seu trabalho extra, se torne tentador trabalhar mais horas e acabar por "deixar de lado" o seu emprego. No entanto, deve resistir à tentação de sobrepor o seu trabalho extra com o seu emprego, estabelecendo limites que não deve ultrapassar. Por exemplo, focar-se apenas no seu trabalho extra após terminar as tarefas do seu emprego, e dedicar apenas um determinado número de horas diárias. .

Leia ainda: O seu trabalho extra vale a pena? O que considerar para ter uma resposta

Não saber por onde começar

Outra dificuldade que pode vir a enfrentar, especialmente se for a primeira vez que decide abraçar um novo desafio, é não saber por onde começar. Ter incertezas ou receio de falhar faz parte do processo, por isso não deixe que isto o impeça de atingir os seus objetivos. Existem várias estratégias para fazer face a estas dificuldades.

Independentemente do tipo de trabalho extra que deseja fazer, comece por analisar as possibilidades que existem no mercado. Além disso, analise também o tempo que precisa de dedicar, o quanto necessita de aprender e, sobretudo, se é algo que irá gostar de fazer. Não se esqueça que, após o seu emprego, a probabilidade é estar mais cansado. Por isso, se não gostar do seu trabalho extra, será mais difícil manter a sua motivação em alta por longos períodos de tempo.

Depois, pense nas suas competências mais fortes e o que ainda precisa de melhorar. Ao focar-se naquilo em que "é mais forte", existe uma maior probabilidade de vir a ter sucesso e, ao mesmo tempo, gostar do que está a fazer. No entanto, não deve descurar a oportunidade para expandir os seus conhecimentos ao fazer algo que nunca fez, mas que até pode vir a gostar.

Leia ainda: Conseguiu um trabalho extra? 10 cuidados a ter para ter sucesso

Não ter tempo suficiente para outras atividades

Além de ter de gerir bem o seu tempo e esforço enquanto profissional, também tem de encontrar um equilíbrio entre o trabalho extra e a sua vida pessoal. Por vezes, isto pode ser uma tarefa árdua. Ter um trabalho extra vaireduzir o tempo que terá disponível para outras atividades. Nomeadamente com a família e amigos, entre outras coisas que lhe dão gosto fazer.

O dia só tem 24 horas. Isto quer dizer que, dentro deste período, terá de fazer alguns sacrifícios para que tudo funcione bem. Em determinados dias pode até haver necessidade de trabalhar mais, mas não deve fazer disto um hábito. Por isso, é fundamental manter um estilo de vida saudável, equilibrado e ter tempo para fazer aquilo que mais gosta.

Leia ainda: Trabalho extra: Quando e porquê deve parar?

Trabalhador cansado no regresso ao trabalho após a férias

Fazer crescer a sua carteira de clientes

Ao trabalhar por conta própria, um dos fatores mais importantes é ter uma boa carteira de clientes para maximizar os seus rendimentos. No entanto, inicialmente, pode ser uma dificuldade. Especialmente, se estiver habituado a trabalhar por conta de outrem, em que não existe essa preocupação diariamente. Ao fazer um trabalho extra como trabalhador independente pela primeira vez, certamente um dos desafios será precisamente acumular clientes, visto que terá um tempo mais reduzido do que se o fizesse a tempo inteiro.

Por essa razão, deve ser paciente e estratégico nas suas escolhas, de forma a maximizar os seus resultados. Além disso, deve também gerir as suas expectativas, isto é, não esperar os mesmos resultados de um trabalho extra como se este se tratasse de um emprego a tempo inteiro.

Uma das formas para chegar mais rapidamente a clientes é tornar o seu trabalho visível, nomeadamente através de marketing digital, "espalhar a palavra" entre amigos e conhecidos, fazer networking, apresentar os seus produtos ou serviços em eventos, entre outras formas.

Já se o seu trabalho extra for um emprego por conta de outrem, estas dificuldades reduzem consideravelmente. Ainda que, dependendo da atividade, existam também vários desafios.

Leia ainda: Despesas a aumentar? Ideias para obter um rendimento extra

Saber quando deve tornar um trabalho extra num negócio

À medida que vai aprimorando as suas competências e obtendo melhores resultados, pode ter a "tentação" de ponderar tornar o seu trabalho extra num negócio. Sobretudo, se já tiver uma vasta carteira de clientes; se reduzir os seus impostos; se tiver as necessidades de escalar o seu negócio ou ter um local físico para trabalhar.

No entanto, deve analisar cuidadosamente os prós e contras de tornar o seu trabalho extra num negócio. Nomeadamente, a sua estabilidade financeira, se os rendimentos do seu trabalho extra são suficientes para ter uma vida confortável, se vai conseguir gerir melhor o seu tempo, se prefere o seu trabalho extra em relação ao seu emprego, entre outros fatores. Ainda que tornar o seu trabalho extra num negócio não implique necessariamente ter de "largar" o seu emprego, a verdade é que ao torná-lo num negócio, certamente terá de dedicar ainda mais tempo, além da responsabilidade acrescida.

Leia ainda: Devo poupar ou gastar o meu dinheiro extra? Aspetos a considerar

Saber quanto deve cobrar pelos seus serviços

Por vezes, pode ser difícil calcular quanto é o que seu trabalho vale, isto é, quanto deve cobrar pelos seus serviços, seja o valor por cada hora trabalhada, ou um valor fixo. Para tal, faça uma análise de mercado e investigue quais os valores envolvidos nos serviços que está a pensar prestar. Por conveniência, pode começar a procurar na internet, mas não deixe de se dirigir a vários locais presencialmente e pedir orçamentos.

Depois de saber concretamente quanto é que o seu trabalho vale, estipule um valor justo, mas não abaixo do valor de mercado. Não deve colocar um valor demasiado alto, a não ser que a qualidade do seu trabalho seja significativamente melhor do que o resto do mercado. Mesmo assim, inicialmente isto pode ser um risco, especialmente se a sua carteira de clientes for frágil.

Leia ainda: O dinheiro parece não esticar? O que fazer para chegar até ao fim do mês

Começar a ganhar dinheiro mais tarde do que o previsto

Ter um trabalho extra exige bastante esforço e tempo, e isso, pode tornar-se desmotivador, sobretudo se os seus rendimentos não estiverem a corresponder às expectativas. Isto pode dever-se a várias razões, especialmente se estiver a prestar serviços. Seja porque a sua análise inicial de mercado não foi tão profunda, seja porque a área de negócio em si não é tão bem remunerada, deve tirar algumas conclusões sobre o seu progresso. Se faz sentido continuar, se existe algo que precisa de ser melhorado, se existe mercado para explorar, entre outras questões que deve fazer a si próprio. Principalmente, deve perceber se o seu trabalho extra pode ser lucrativo no futuro e, sobretudo, sustentável.

Por isso, antes de se comprometer, pondere se está disposto a despender algum tempo até obter rendimentos, ou se prefere a estabilidade e conforto de receber um salário a part-time, por exemplo.

Leia ainda: 8 profissões que pode ter a trabalhar em casa, para ter um rendimento extra

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.