Finanças pessoais

8 profissões que pode ter a trabalhar em casa, para ter um rendimento extra

Conheça, neste artigo, conheça 8 profissões que pode desempenhar a partir da sua casa, permitindo obter um rendimento extra.

Luísa Barreira Luísa Barreira , 22 Novembro 2019 | 4 Comentários

Gosta do que faz, mas necessita de ganhar mais dinheiro para poder fazer face a todas as suas despesas e compromissos financeiros?

A constante evolução da tecnologia e o auxílio da Internet possibilitam que cada vez mais pessoas possam quebrar barreiras geográficas e trabalhar remotamente, sem estar confinado ao espaço do escritório ou da empresa.

Uns porque têm vontade de inovar e dedicar-se a algo completamente diferente, outros porque querem aliar ao trabalho por conta de outrém.

Escolher um caminho profissional pode não ser tarefa fácil, especialmente se a decisão passar por desenvolver uma atividade a partir de casa (quer seja negócio próprio ou a trabalhar por conta de outrém). Por este motivo e para que não se arrependa da decisão, deve ter presente algumas premissas, nas quais deve refletir:

O facto é que com a Internet o trabalho a partir de casa, veio despertar o “bichinho” de muitos, que passaram a dedicar-se à atividade de  freelancer. Neste artigo siga algumas sugestões e obtenha um rendimento extra por mês.

Profissões online que lhe permitem um rendimento extra:

Formador/ Professor à distância:

Com a evolução digital é cada vez mais fácil ter acesso a conteúdos e conhecimento, através da Internet. Há profissionais do ensino que se dedicam a dar aulas de apoio ou explicações a alunos dos vários graus de ensino, remotamente (utilizando o Skype, WhatsApp e outras plataformas).

Outra forma, bastante utilizada presentemente, de compartilhar os seus conhecimentos é criar cursos online sobre temas em que é especializado. Neste caso não necessita que ter, obrigatoriamente, experiência profissional, basta ter conhecimento sobre uma determinada área e compartilha-lo, organizando as aulas de acordo com a sua disponibilidade.

Ler mais: Como investir na formação sem gastar muito dinheiro

Consultor em várias áreas:

Um consultor é alguém especialista num determinado ramo, que “guia” e aconselha as pessoas menos experientes, em assuntos relacionados com a sua área de abordagem. Existem alguns tipos de consultoria que pode realizar através de casa. Como por exemplo

  • Consultoria financeira: este tipo de consultor presta apoio às empresas que atravessam problemas financeiros, para analisar a situação e desenvolver soluções criativas e adequadas para os problemas.
  • Consultor Marketing: Se é especialista em Marketing, pode prestar os seus serviços para promover a marcar e divulgar estratégias de markting, a empresas ou empreendedores em nome individual.
  • Consultoria de Gestão: pode, a partir de casa, prestar ajuda e apoio a empresas, de forma a conseguir as melhores estratégias de gestão.
  • Consultor de viagens: Um consultor de viagem trata de todo o processo respeitante a uma viagem ou férias para os seus clientes, como: reserva de voos, estadia e outros encargos relacionados com a viagem. Por isso, se é um apaixonado por viagens, tem um talento especial para encontrar as melhores ofertas, esta pode ser a sua profissão de sonho. Existe até uma plataforma – Farefetch - onde pode fazer este trabalho.

Gestor de redes sociais:

Nos últimos tempos, as redes sociais tornaram-se um ótimo meio de divulgação das marcas e comunicação com os clientes e o público em geral.

As empresas já se deram conta desse fenómeno e estão a investir cada vez mais no desenvolvimento das suas redes sociais. Se é especialista em gerir redes sociais, em otimizar os conteúdos de uma empresa e em colocar a empresa em contacto com o maior número de pessoas, então esta sugestão é para si, podendo oferecer os seus serviços remotamente!

Designer de imagem:

Se dominar programas específicos relacionados com design gráfico, edição de imagem ou vídeo, então pode ser uma mais valia para as empresas que procuram este serviço. Nomeadamente empresas de Marketing ou comunicação, que pretendem transformar as suas ideias em algo específico e visível.

Este tipo de atividade ajuda a ter uma carteira de vários clientes em simultâneo e trabalhar a partir de casa para as várias empresas. Para além da gestão visual da plataforma ou site, este profissional pode realizar ilustrações de livros ou e-books, desenhar produtos, criar logótipos, entre outros.

Esta atividade profissional pode ter uma variante, que é o designer de jogos. A função base é a mesma do designer gráfico, mas neste caso aplicada à criação de jogos para dispositivos eletrónicos.

Testar / Criar sites e aplicações:

Atualmente o aparecimento de novas aplicações ou sites cresce a um ritmo exponencial, devido também ao surgimento, quase diário, de novas empresas. Esta realidade leva a que as empresas necessitem de recorrer a pessoas imparciais e confiáveis, para testar os seus sites ou aplicações. Se é neste registo que se vê a ganhar um rendimento extra, siga em frente!

Da mesma forma, as empresas ou empresários particulares,  necessitam de profissionais que criem e desenvolvam o seu website. Há ainda quem tenha ideias de apps originais e que possam ser úteis (apps de poupança, de controle de finanças, de viagens, de compra de determinado produto), mas não tem a formação necessária para as desenvolver.

Se é um expert na programação, saiba que pode ganhar dinheiro com o seu talento, ajudando remotamente empresas ou empreendedores particulares neste processo. Pode também desenvolver a sua própria aplicação, criando um produto seu, onde os lucros revertem a seu favor.

Gestor de Recursos Humanos:

Existem empresas, especialmente pequenas empresas, que devido à sua dimensão preferem ter um gestor de recursos humanos externo, não fisicamente presente na empresa e que que realize as entrevistas e seleção de candidatos à distância, assim como realize todo o trabalho de gestão laboral, também nos mesmos moldes.

Se esta for a sua área de atuação, pode ter uma carteira de clientes extensa, constituída por várias empresas, a quem preste este tipo de serviço, podendo alcançar um bom rendimento.

Bloguers ou Youtubers:

Sem dúvida que, estas duas atividades podem ser consideradas as “novas profissões” ou as “profissões do futuro”. A “quase dependência” de muitos das redes sociais e do mundo online levou ao surgimento destas novas formas de ganhar dinheiro.

E se tiver realmente talento, conseguir manter uma boa relação com os seguidores e delinear uma estratégia estruturada e consistente, então poderá tirar bastante partido desta atividade. Para além de escrever para um blog ou fazer vídeos sobre uma determinada temática para publicar no seu canal, um bloguer ou youtuber pode trabalhar com publicidade, promover produtos ou marcas, participar em eventos, levando a que as próprias marcas os patrocinem, aumentando os ganhos.

Por outro lado, pode-se dizer que estas atividades se complementam, pois se pretender explorar um tema do interesse do público através do seu canal de Youtube, por exemplo, vai demorar algum tempo para conseguir ter os seguidores e as visualizações necessárias, para tirar algum lucro. Mas se ao seu canal, aliar outros meios que impulsionem a visualização dos seus vídeos (tais como um blog ou instagram), mais rápido conseguirá obter resultados vantajosos. E vice versa, o bloguer para se dar a conhecer dar a conhecer o seu trabalho, ao maior número de pessoas, pode recorrer ao youtube ou redes sociais.

Transcrição/  Tradução e Revisão de textos:

Existem freelancers, profissionais na área da escrita, que dominam duas ou mais línguas e que sabem comunicar muito bem, que ganham dinheiro: transcrevendo gravações de entrevistas de jornalistas, fazendo análise de textos e revisão gramatical dos mesmos ou até traduzindo integralmente e corretamente, textos e livros, sem fugir à ideia principal e sabendo contextualizar o que está escrito ou é falado (pois o Google Translator ajuda a conhecer o significado das palavras, mas nunca o traduz corretamente e por vezes, ao traduzir “à letra”, a frase perde sentido.)

Ler mais: As obrigações fiscais de um freelancer

Em suma, existem várias formas de poder obter um rendimento extra através de um talento seu ou até mesmo fazer da sua formação, experiência e conhecimento numa determinada área, uma profissão a tempo inteiro. Esperamos que estas sugestões o tenham ajudado!

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta

4 comentários em “8 profissões que pode ter a trabalhar em casa, para ter um rendimento extra

    1. Boa tarde André,
      Agradecemos a sua mensagem.
      Não foi de todo o nossa intenção, lamentamos que seja entendido dessa forma, sendo que iremos verificar junto da nossa equipa a possível revisão do artigo.
      Qualquer questão de futuro inteiramente ao dispor,
      Obrigada.