mão a segurar a chave de um carro
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Vai comprar carro? Saiba o que são usados certificados

Comprar um carro com o selo Usado Certificado pode evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Comprar um automóvel implica algum esforço financeiro. Além disso, é um bem que rapidamente sofre desvalorizações. Optar por um carro em segunda mão pode ser uma solução para quem não quer ter um gasto tão elevado. 

Existem várias vantagens associadas à aquisição de veículos usados, nomeadamente o facto de se poder comprar um carro melhor cujo preço não seria tão acessível se não fosse usado. Além disso, a desvalorização de um carro usado não é tão elevada como se fosse novo. 

No entanto, há várias questões a que deve estar atento antes de avançar com a compra de um carro usado para que a fatura não lhe saia mais cara do que previa.  

Isto porque carros mais antigos tendem a necessitar de um maior número de intervenções mecânicas. Pode estar a poupar no momento da compra, mas irá ter mais gastos no futuro.  

Para acautelar eventuais surpresas desagradáveis, uma das soluções poderá passar pela escolha de um carro usado certificado.  

Leia ainda: Está a pensar comprar carro? O que precisa de saber antes de decidir

O que são carros usados certificados? 

O Usado Certificado é um programa da APDCA - Associação Portuguesa de Comércio Automóvel com o objetivo de promover a transparência e a confiança entre clientes e vendedores e ainda garantir a segurança dos veículos.  

Para obterem este selo, os carros são submetidos a um processo de certificação rigoroso. E a verificação do estado geral do automóvel é realizada por um auditor externo certificado.  

Este exame compreende a inspeção dos principais pontos do automóvel: motor, zona inferior do veículo, sistemas de travagem, direção e suspensão, sistema de transmissão, sistema de escape, chassis, carroçaria, pneus, iluminação, habitáculo, equipamento e histórico de manutenção. 

Vai comprar o seu primeiro automóvel? 7 dicas que podem ajudar
Ler mais

Para analisar os mais de 300 parâmetros, são utilizados avançados equipamentos de diagnóstico, incluindo o teste de espessura de tinta, que permite identificar anteriores reparações na carroçaria e a sua extensão, assim como o diagnóstico eletrónico, que identifica códigos de avaria registados na centralina. 

Assim, ao comprar um carro com o selo do programa Usado Certificado, pode ficar tranquilo no que à segurança do veículo diz respeito: elementos como airbags e cintos são todos revistos. E a aquisição pode ser feita nos mesmos moldes, incluindo financiamento.  

Leia ainda: Crédito automóvel: tudo o que precisa saber

Um usado certificado é mais caro por isso? 

Não. Como cliente, não vai pagar mais pelo processo de certificação. Esse encargo é da responsabilidade do stand automóvel.  

Conheça a lista de todos os stands autorizados que já aderiram ao Programa Usado Certificado e saiba onde pode encontrar veículos com este selo.  

  • Auto Zr (Leiria) 
  • Alvalade Motorsport 2 (Lisboa) 
  • Auto Gouveia (Lisboa) 
  • Auto Hub (Lisboa) 
  • Auto Lotus (Lisboa) 
  • AutoMimo, Lda (Lisboa) 
  • Consilcar, Lda (Lisboa) 
  • Exclusivo & Exótico Importação & Exportação Unipessoal Lda (Lisboa) 
  • M.Lisboa, Lda (Lisboa) 
  • RbCar Lda (Lisboa) 
  • Stand Nacional, Lda (Porto) 
  • Trocar (Porto) 
  • Pycauto (Santarém) 
  • R. Soares, Lda (Santarém) 
  • Stand Raúl Marçal (Setúbal) 

O que ter em conta na compra de um carro usado 

Se já tomou a decisão de comprar um carro usado, é preciso tomar algumas precauções para fazer uma compra vantajosa. É importante diminuir os riscos e algumas dores de cabeça que possam surgir depois da compra. 

De acordo com o ACP - Automóvel Club de Portugal, estes são os parâmetros a que deve estar atento na compra de um carro usado.  

Orçamento disponível – Deve definir um intervalo razoável do que pretende gastar, deixando alguma margem para não descurar boas hipóteses. Ou então pode apenas colocar um teto máximo. Desta forma, porém, poderá perder muito tempo com ofertas que não interessam. 

Tipo de carro pretendido – Deve sempre procurar um carro que satisfaça as suas necessidades diárias, independentemente de o carro dos seus sonhos ser de outro género qualquer. 

Idade do carro – Ao limitar este parâmetro, não perderá tempo com carros que, ou por serem muito antigos ou muito recentes, não devem estar na lista. 

Características do carro – Se tem uma ideia concreta, pode limitar a procura, definindo de imediato qual a marca, modelo, cilindrada ou potência que pretende. 

Localização da viatura – Se não pretende deslocar-se para ver um carro, é melhor que encontre viaturas próximas da sua área de residência, uma vez que é raro serem os vendedores a deslocarem-se quando não há uma perspetiva realista da realização do negócio. 

Contactos do vendedor – Antes de se deslocar a um stand ou a um vendedor, contacte-o por telefone ou via e-mail, para verificar a disponibilidade da viatura e informar-se das suas características concretas. Assim, não perderá tempo a verificar um carro que não vai ao encontro do que pretende. 

Veja o vídeo: Não pode largar o carro? Dicas para poupar no combustível

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.