Seguros

O que é um seguro multirriscos?

Adriana Cabrita Adriana Cabrita , 29 Março 2019

Já ouviu falar sobre o seguro multirriscos, mas não sabe propriamente do que se trata? Subscreveu um seguro multirriscos, mas não sabe exatamente as suas coberturas? Neste artigo vamos clarificar as suas dúvidas e explicar no que consiste este seguro, quais as suas coberturas e como escolher um adequado a si.

O seguro multirriscos, também conhecido como seguro habitação ou seguro da casa, é fundamental para manter protegida a sua casa e a sua carteira. Isto porque, e consoante as coberturas que subscrever, pode garantir que, em caso de algum imprevisto, a sua habitação e os bens que tem no seu interior ficarão segurados pela sua companhia de seguros.  

Seguro multirriscos

Leia ainda: Como posso poupar nos meus Seguros de Vida e Multi-riscos?

O que é um seguro multirriscos

Um seguro multirriscos tem como principal função oferecer um conjunto de coberturas que protegem os danos no seu imóvel e ainda o recheio da sua casa. 

O capital que deve segurar deve ser o valor da reconstrução do imóvel. Sempre que fizer obras ou alterações ao edifício, deverá aumentar o capital seguro, para que este continue a assegurar o imóvel a 100%. Pois a seguradora só irá pagar os prejuízos referentes ao valor do capital seguro. Por exemplo, se o custo da reconstrução de um edifício for de 200 mil euros e se estiver seguro por 150 mil euros, neste caso a seguradora será responsável apenas por 75% dos prejuízos causados, ficando os restantes 25% ao cargo da pessoa segurada, neste caso a seu cargo.   

Se recorrer a um seguro multirriscos, e dependendo das coberturas que subscrever, ficará seguro de qualquer prejuízo sofrido tanto com o edifício como com o recheio do imóvel. Prejuízos estes que podem ser resultado de incêndios, catástrofes naturais, furto, inundações, tempestades, problemas elétricos, danos de bens imóveis, entre tantos outros. No entanto, o prémio vai ser calculado, com base nas coberturas contratadas.

Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber

O que cobre habitualmente um seguro multirriscos?

As coberturas de um seguro variam de companhia para companhia. Às opções já pré-feitas pelas seguradoras, que por norma são a básica e a intermédia, pode optar por uma solução mais avançada, onde pode adicionar outras coberturas. Portanto, o que cobre a apólice de um seguro multirriscos vai depender do que subscrever. No entanto, podemos enumerar alguns exemplos de coberturas que costuma incluir um seguro multirriscos, tais como: 

⦁ Incêndio, raio ou explosão; 
⦁ Inundações; 
⦁ Pesquisa de avarias; 
⦁ Responsabilidade civil (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros); 
⦁ Roubo de bens de uso pessoal; 
⦁ Danos causados por água (rutura de canalizações);  
⦁ Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos);

Leia ainda: “O meu seguro multi-riscos cobre o recheio de casa?” 

Como devo escolher o melhor seguro multirriscos para mim?

Para poder escolher um seguro multirriscos, saiba que as várias seguradoras praticam valores semelhantes entre si, mas que diferem nas coberturas e noutros detalhes, por isso, a forma mais simples de poder escolher a melhor proposta quanto aos seus seguros é ter um Mediador não exclusivo. A mais valia desta opção é ter alguém que conhece o mercado das seguradoras e consegue identificar em todas elas qual será a melhor proposta consoante as características do cliente e os diferentes seguros que pretende.

No Doutor Finanças, contamos com Mediadores não exclusivos, especialistas na área de Seguros de Vida e Multirriscos, que verificam o mercado e as condições de diferentes companhias para lhe oferecerem uma proposta de poupança dos seus seguros, para além de ser um serviço gratuito.  

Leia ainda: Não corra riscos com o seu seguro multirriscos!

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #seguro multirriscos

Deixar uma resposta

Um comentário em “O que é um seguro multirriscos?