Seguros

Os seguros ideais para quem pratica desporto ao ar livre

Deixou o ginásio e começou a fazer exercício na rua? Neste artigo damos-lhe a co os seguros ideais para quem pratica desporto ao ar livre.

A prática de  exercício físico ao ar livre é uma das grandes tendências do ano de 2020.  Seja corrida, bicicleta ou jogos de padel entre amigos ao fim de semana, cada vez são mais aqueles que preferem o espaço exterior em vez dos ginásios. Mas a verdade é que se dentro do ginásio está protegido por um seguro desportivo, na rua está por sua conta. Conheça os seguros ideais para quem pratica desporto ao ar livre e avalie se já possui alguma dessas proteções noutras apólices já contratadas. 

Seguros ideais para desporto ao ar livre 

Que tipo de exercício físico pode fazer na rua ou no parque? Corrida ou outras formas de atividade cardiovascular, treino de força, modalidades em grupo como futebol entre amigos ou padel, bicicleta, entre outros. Em qualquer uma destas situações pode cair, tropeçar ou embater contra algo ou alguém e daí resultarem danos realmente sérios.

Um seguro serve, precisamente, para nos protegermos de um risco financeiro associado a um acidente. Portanto, subscrever um direcionado para o seu perfil de desportista poderá ser uma boa opção, protegendo-o contra imprevistos que possam surgir. Vamos analisar que tipos de seguros existem e que podem ser interessantes para desportistas, amadores ou profissionais, e perceber quais já poderão estar incluídos nalguma apólice que já possui, como a dos seguros multirriscos-habitação. 

Seguro de acidentes pessoais 

Os seguros de acidentes pessoais são, como o próprio nome indica, seguros que visam proteger o segurado em caso de acidente e a principal cobertura desta modalidade é a morte ou invalidez. No caso de um atleta, um acidente pode ser uma simples queda que poderá originar situações de invalidez ou consequências mais graves como a morte.

Este é um tipo de seguro bastante abrangente a diferentes situações, podendo suportar custos com tratamento e até mesmo conceder-lhe um subsídio diário em situação de incapacidade para desempenhar a sua atividade profissional. 

Quais os outros seguros que podem garantir estas coberturas?

  • Seguro de vida: os seguros de vida cobrem situações de morte ou invalidez em benefício do segurado ou dos seus beneficiários. É uma forma de garantir que a sua família fica resguardada financeiramente caso lhe aconteça algo. Porém, não cobrem despesas de tratamento e há algumas apólices que não abrangem provas desportivas amadoras, daí ser sempre importante consultar todas as coberturas contratadas.
  • Seguro de vida associado ao crédito habitação: este inclui uma indemnização por morte ou invalidez, mas reverte a favor da instituição de crédito. Ou seja, caso lhe aconteça algo a entidade bancária garante o recebimento do valor do empréstimo. 
  • Seguro de saúde: este tipo de seguro abrange as despesas de tratamento na sequência da prática de atividade desportiva, caso já possua um. Em caso de lesão, como uma entorse tão comum nas corridas, pode acionar este seguro. 

Leia ainda: 5 coisas que deve analisar antes de contratar um seguro de saúde

Responsabilidade civil 

O seguro de responsabilidade civil tem como objetivo cobrir o risco de o segurado ter de indemnizar terceiros por danos causados. Que tipo de riscos estão associados à prática desportiva? Numa modalidade em grupo, como um jogo de futebol, poderá provocar alguma lesão a outra pessoa ou, enquanto anda de bicicleta, pode embater contra algo ou alguém. 

Caso tenha um seguro multirriscos-habitação poderá já ter essa cobertura incluída e não ser necessário subscrever mais nenhum seguro, com a vantagem de abranger todas as pessoas que vivem na habitação. Ainda assim, aqui poderão estar excluídas as competições desportivas, portanto, mais uma vez, o conselho passa por rever a sua apólice.

mulher desportista a alongar as costas numa pista de corrida azul

Assistência a pessoas 

Este não é um tipo de seguro, mas sim uma cobertura que pode estar ou não incluída no seguro que contratou. Porque é importante? Porque cobre transporte de urgência, acompanhamento da pessoa segura hospitalizada, envio de medicamentos de urgência e outros aspetos relacionados com viagens. 

Geralmente, o seguro automóvel oferece esta cobertura, ou seja, caso a pessoa segura precise de cuidados médicos, o transporte é assegurado pela assistência em viagem do automóvel, tanto do beneficiário como de um acompanhante. Neste caso, ficam de fora as despesas médicas e os tratamentos. 

Como saber qual o melhor seguro?

Tendo em conta todas as opções de seguros para prática de desporto ao ar livre, a escolha deve ir ao encontro da atividade que pratica. Por exemplo, para os adeptos do ciclismo ou mesmo quem se desloca de bicicleta com frequência, existem no mercado produtos específicos para estas situações. Os seguros para ciclistas incluem as coberturas de acidentes pessoais, responsabilidade civil, transporte, assistência em viagem, morte ou invalidez e despesas de funeral, podendo variar de seguradora para seguradora. 

Os atletas de corrida, sempre que participam numa prova estão assegurados pelo seguro contratado pela organização, mas os treinos não estão cobertos. Por isso, para as corridas regulares, na rua, o indicado seria um seguro de acidentes pessoais que acaba por oferecer as coberturas essenciais para quem pratica desporto ao ar livre. O mesmo é válido para outros tipos de atividades, princialmente se for um atleta versátil e que pratica diferentes tipos de modalidades e exercícios. 

Além disso, atualmente algumas seguradoras criaram pacotes direcionados precisamente para quem pratica desporto e que poderão ser interessantes tanto para o atleta profissional como para o amador. 

Porém, estes seguros mais “comuns” não têm por hábito abranger desportos radicais como BTT, parkour, escalada, parapente e outros similares. Tenha isso em atenção se tiver por hábito praticar estas atividades. De qualquer forma, independentemente da modalidade, informe-se sempre o mais possível antes de subscrever qualquer tipo de seguro.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)