Vida e família

Black Friday: 4 dicas para fazer escolhas inteligentes este ano

A Black Friday é marcada por muitas promoções. Saiba como aproveitar este período de forma mais consciente.

A Black Friday é um dos dias mais esperados do ano para os consumidores. Seja para antecipar a compra das prendas de Natal, ou para conseguir comprar aquele artigo que queria muito, tudo se resume a um aspeto principal: preços baixos.

Para fazer as melhores escolhas este ano, trazemos-lhe quatro dicas que o vão ajudar a poupar.

Leia ainda: Cuidados a ter na Black Friday: 8 dicas para aproveitar os descontos

Estabeleça um orçamento

A definição de um orçamento deverá ser o primeiro passo nesta jornada de poupança da Black Friday.

Com preços baixos, é fácil perder o controlo nas compras porque, embora se gaste menos em cada compra, os valores vão acumulando e isso pode resultar num gasto superior ao que era pretendido originalmente – especialmente no caso de leitores compulsivos e sôfregos colecionadores.

Dito isto, estipular um valor máximo para gastar na Black Friday pode, e deve, ser o seu primeiro passo. Considere todos os dias que possa haver promoções, e depois pode considerar separar o seu orçamento por dia, por loja ou mesmo por "categoria" (como tecnologia, roupa ou outros).

Seja para gastar de forma parcelada, ou só de uma vez, é importante definir um teto máximo para garantir que não vai para além dos seus limites. Além disso, é determinante que saiba como poupar na compra de equipamentos.

Leia ainda: Como comprar com consciência na Black Friday?

Comece cedo

Parece óbvio, mas, na correria para apanhar os maiores descontos, às vezes esquecemo-nos que começar cedo pode ser a melhor tática. A Black Friday de 2022 tem data assinalada no dia 25 de novembro, e até lá existem três fases que deverá tomar especial atenção: pesquisa, comparação e escolha.

Antes de começar, pense para si mesmo: o que anda à procura? Tem alguma necessidade que precisa de resposta já? Saber o que quer comprar durante a Black Friday é uma excelente maneira para não se deixar levar pela filosofia de “quando chegar, vejo o que há”, porque pode haver descontos que, embora sejam bons, são de produtos que não precisa realmente.

Após assinalados os produtos que vai procurar, entra a fase da pesquisa. É nesta fase que percebe se os produtos que assinalou dão mesmo resposta às suas necessidades, se são de boa qualidade, e até mesmo se os modelos que procura são os mais indicados para si. A pesquisa pode ser feita através de reviews ou mesmo lendo a ficha de produto em diferentes websites.

Agora que já assinalou os produtos, e sabe que são mesmo indicados para si, vem a fase de comparação. Embora seja difícil prever que retalhista terá os preços mais baixos, vale sempre a pena comparar os preços entre lojas antes da Black Friday começar. Assim, poderá ter uma ideia mais clara de quem praticará os preços mais acessíveis, ou quem oferece as melhores opções, como, por exemplo, opções de financiamento.

Na fase de comparação, também pode e deve prestar atenção ao histórico de preço de determinados produtos porque não é inédito conseguir encontrar alguns artigos a preço de Black Friday antes do grande dia.

Escolhidos os artigos e a loja onde o vai adquirir, agora tem a garantia de conseguir fazer a melhor escolha.

Leia ainda: Black Friday: Vá às compras com cuidados redobrados

Black Friday... online?

Bem sabemos que ir fisicamente a uma loja e ver os produtos que queremos nas nossas mãos é um sentimento imbatível, para não mencionar que a aquisição dos produtos é imediata, e não temos de esperar que a encomenda chegue.

No entanto, para alguns consumidores, grandes filas e prateleiras vazias podem ser um verdadeiro pesadelo. Assim, os sites surgem como uma boa solução, pois em Portugal o comércio online está cada vez mais preparado para a sexta-feira mais aguardada do ano.

Além disso, os melhores preços da Black Friday, por vezes, surgem bem cedo. Pode haver oportunidades disponíveis logo a partir da meia-noite do dia da campanha. Pode também acontecer que, em algumas marcas, os descontos sejam exclusivos online, e, portanto, para o consumidor que quer aproveitar as melhores oportunidades, comprar online poderá ser a melhor opção.

Ao aproveitar os melhores descontos online, também o ajuda a manter-se dentro do orçamento que terá definido para si, porque além de aproveitar os preços mais baixos, também consegue um maior controlo do dos gastos quando colocados os produtos no carrinho.

No entanto, nem tudo é positivo. Tenha em atenção onde faz as compras online, porque muitos burlões, por esta altura, tendem a criar lojas fictícias. Evite comprar em lojas que não forneçam dados obrigatórios - como o nome, o NIF e a morada - e pesquise sobre a legitimidade do site. Procure pelas suas redes sociais, ou canais oficiais para passar feedback à marca, pode mesmo ler comentários de outros utilizadores para fazer a sua escolha.

Atente nas trocas, devoluções e entregas

Para muitos consumidores, a Black Friday é o momento em que se dá início às compras natalícias, para aproveitar as melhores oportunidades.

Se esta é a sua situação, então aconselhamos que tenha atenção a dois fatores bastante importantes: o tempo de entrega e a política de trocas e devoluções das lojas.

A época natalícia é uma altura mais atarefada tanto para as lojas, como para as empresas transportadoras. Devido a isto, é importante perceber as previsões de entregas que as lojas oferecem, bem como pesquisar e ver se as datas tendem a ser cumpridas, para garantir que as prendas chegam a horas do grande dia.

Na sua jornada de poupança na Black Friday, atente também que lojas oferecem portes grátis para uma morada à sua escolha, ou até mesmo nas entregas em loja, pois pode contribuir para o cumprimento do seu orçamento.

Além disso, conhecer a política de trocas e devoluções de uma loja pode também ser um fator decisivo na escolha de onde fazer compras. Já todos recebemos algo que já tínhamos ou que gostaríamos de trocar, e há muitos players nesta época que têm isso em consideração.

Outra maneira de cumprir o seu orçamento é questionar se a loja onde fez compras pratica a devolução da diferença do preço. Imagine que a loja onde comprou certo produto diminui o seu preço após poucos dias, pode verificar se, no regulamento, faz o reembolso da diferença e qual o prazo para o solicitar.

Agora que já lhe demos algumas dicas de como fazer as melhores escolhas esta Black Friday, resta-nos desejar-lhe umas boas compras!

A FNAC, no mercado português desde 1998, tem como principais missões incentivar uma cultura de escolha informada e um consumo responsável. Seja através dos Experts FNAC, da comunicação ou das ações que promovemos no dia a dia, o nosso compromisso é que o cliente faça a melhor escolha para si e para o ambiente.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.