Finanças pessoais

Como comprar com consciência na Black Friday?

Está a pensar fazer compras na Black Friday? Conheça algumas dicas para que possa aproveitar estas promoções com consciência.

Finanças pessoais

Como comprar com consciência na Black Friday?

Está a pensar fazer compras na Black Friday? Conheça algumas dicas para que possa aproveitar estas promoções com consciência.

Black Friday é, desde há uns anos, um grande fenómeno no que toca a promoções no geral. Este é um dia bastante aproveitado, para quem gosta de poupar, para grandes compras. Isto porque é onde tem disponível uma panóplia enorme de produtos mais baratos nas várias áreas de compra: vestuário, calçado, acessórios, tecnologia, eletrodomésticos, mobiliário. 

É, por isso, um grande desafio conseguir comprar com alguma consciência neste dia, no meio de tanto desconto. Vejamos então neste artigo algumas dicas para que consiga manter o controlo e evitar compras por impulso nesta Black Friday. 

Faça uma lista do que precisa previamente 

Para que possa comprar com consciência neste dia, deve planear as suas compras e ter bem definido numa lista aquilo que precisa de comprar, para que não abuse nem compre em excesso.  

Para isso, estabeleça um orçamento com as peças que precisa de comprar e o preço que pretende gastar em cada uma. Assim, vai mais preparado e com a mente virada apenas para o que quer e é necessário

Caso contrário, se não tiver esta lista bem definida e um orçamento, corre o risco de comprar tudo aquilo de que gosta ou acha que vai precisar, dando por si no final do dia a gastar muito mais do que aquilo que podia. 

Aponte preços do que quer e compare

Antes de as promoções começarem, verifique nos vários sites online ou nas lojas físicas os preços daquilo que pretende comprar e aponte-os. Este exercício deve ser feito com alguns meses de antecedência para garantir que só encontra "aqueles" preços durante a Black Friday.

Assim, quando for efetivamente comprar, caso o que quer tenha entrado nas promoções da Black Friday, pode comparar com o preço original e perceber se o desconto com que está compensa ou não. 

Por vezes, as lojas colocam certos produtos nas promoções da Black Friday, mas não baixam muito do preço original. Pelo que é importante ter essa noção e perceber se o desconto compensa efetivamente. E esta é assim uma forma de se conseguir certificar se a compra vale ou não a pena. 

Leia ainda: Preço e valor: O que realmente importa na hora de ir às compras

Quanto mais cedo comprar, mais vai aproveitar 

As promoções da Black Friday são uma grande “loucura” atualmente, pelo que é importante que consiga comprar o que quer logo no início.  

Muitas lojas abrem as promoções online há 00h, ou até mais cedo, por isso esteja atento ao horário das lojas onde quer fazer compras, para que possa estar no site ou na loja física o mais cedo que conseguir. 

Se for, por exemplo, ao final dia/noite já é muito menos provável que consiga tudo aquilo que queria comprar, seja porque esgotou, seja pela cor ou porque já só existem tamanhos que não lhe servem. 

Porém, há lojas que mantêm alguns descontos pelo fim de semana ou que fazem ainda uma Cyber Monday. Por isso, tente saber se alguma das lojas onde pretende comprar tem intenção de o fazer, para que não precise de andar nervoso na sexta-feira para conseguir tudo o que quer.

Compre produtos de maior despesa 

Aproveite as promoções de Black Friday para ir às lojas de tecnologia, eletrodomésticos, mobiliário, entre outras. Lojas onde se compram produtos que, por norma, são de maior despesa. 

Por isso, caso precise de um frigorífico novo, esteja a pensar comprar uma máquina de lavar roupa ou loiça, uma peça de mobiliário mais cara, esta é a altura certa. Neste dia, pode conseguir este tipo de produtos a um preço mais em conta. 

Se já estava a juntar dinheiro para comprar algum destes produtos num futuro próximo, pode até já ter o dinheiro total do valor a que estão nesta Black Friday. 

Por que não despachar já os presentes de Natal? 

A Black Friday tem data marcada, este ano, é no dia 26 de novembro. Caso receba antes, ou neste dia, o seu salário e tenha direito ao subsídio de Natal (que, por norma, vem também com o ordenado de novembro), por que não aproveita já a Black Friday para comprar os presentes de Natal? 

Além de ser um assunto que fica já despachado e não tem de andar na confusão dos últimos dias perto da data para tratar de tudo, consegue poupar bastante dinheiro com os presentes. Se você e a sua família têm a tradição de oferecer prendas de Natal, sabe que pode sair caro, principalmente caso tenha uma grande família. Ou mesmo até para os filhos, visto que brinquedos para crianças pequenas podem ser bastante caros, por exemplo. 

Por isto, ao aproveitar as promoções da Black Friday para despachar já os presentes todos natalícios, pode ser um alívio emocional bem como da carteira

Leia também: Natal: Se opta por compras online, é melhor começar já

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #Black Friday,
  • #comprar com consciência,
  • #descontos Black Friday,
  • #dicas de poupança,
  • #poupança
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.