Literacia financeira

5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro

Através da brincadeira é possível passar muitos conceitos aos mais novos, como é o caso da gestão do dinheiro. Conheça alguns jogos que podem ajudar.

Literacia financeira

5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro

Através da brincadeira é possível passar muitos conceitos aos mais novos, como é o caso da gestão do dinheiro. Conheça alguns jogos que podem ajudar.

Aprender literacia financeira é muito importante na vida das crianças e jovens seja ela sob que forma for. Para além dos conceitos básicos financeiros que pode passar à pequenada, existem ainda algumas opções que podem revelar-se uma ótima ajuda nesta tarefa.  

Embora os livros ou jogos de tabuleiro sejam uma melhor opção, nem sempre é fácil manter os mais pequenos concentrados e motivados para tal. Por isso, e uma vez na era tecnológica, os jogos virtuais podem também ser uma opção.  

E como o importante é que a literacia financeira seja passada aos mais novos, e quanto mais cedo melhor, trouxemos alguns jogos virtuais educativos. Sempre com o objetivo de passar a importância do dinheiro e como fazer uma boa gestão do mesmo através da tomada de boas decisões financeiras.  

Vamos lá? 

1. Monopólio

É verdade, parece que o jogo do monopólio não existe só em tabuleiro, mas também em versão mobile e para computador. Este é um sucesso mundial que reúne há mais de 80 anos pequenos e graúdos à volta de uma mesa. E para quem não se recorda, o objetivo deste jogo passa por gerir e investir dinheiro através da compra e venda de propriedades.

versão mobile (disponível em Android e iOS) permite jogar online com pessoas de todo o mundo ou de forma privada com a família e amigos (e tudo isto com vídeo). E se não existir internet não há problema. É possível jogar em modo offline até 4 jogadores num mesmo dispositivo.   

Já a versão para o PC, o Monopoly Plus, conta com animações incríveis em 3D e regras da casa personalizáveis. É possível jogar contra outro jogador ou contra o computador.

Atenção que ambas as versões são pagas.  

Leia ainda: 7 lições financeiras do Jogo Monopólio

2. Cashflow 

Criado pelo autor do livro “Pai Pobre, Pai Rico”, Robert Kirozaki, este é um jogo de estratégia que tem como o principal objetivo fazer uma boa gestão das finanças pessoais - através de investimentos, boas decisões financeiras, empréstimos, entre outros - para conseguir obter a liberdade financeira para conquistar o sonho selecionado no início do jogo. 

Depois tem duas pistas onde pode correr.  A pista dos ratos, onde se encontra a maior parte das pessoas, e a pista rápida do enriquecimento, onde circulam as pessoas ricas e as que têm conhecimentos financeiros. Através deste jogo é possível perceber e evitar os erros mais frequentes na gestão diária do dinheiro.

Para além de existir em tabuleiro (com uma versão para crianças), o Cashflow também já existe para computador e telemóvel. A má notícia é que ainda não existe em português.  

O jogo do Cashflow em versão mobile também é paga (1,79€).  

Leia ainda: Literacia financeira para crianças: 8 livros que ajudam pais e filhos

3. Coquinhos – Jogos educativos  

No Coquinhos, um website de jogos educativos, pode encontrar vários jogos que ensinam as crianças o que é e como gerir o dinheiro.  

Aqui pode ainda encontrar jogos que simulam como é comprar no supermercado, ou até mesmo contar o dinheiro.  

Este são jogos educativos online totalmente gratuitos para crianças e adolescentes. Para encontrar com mais facilidade o que pretende, pode recorrer aos separadores do site, ou diretamente à barra de pesquisa.

4. Sims 

Destinado a maiores de 12 anos, os Sims é um jogo que nasceu nos anos 90 e que já conta com várias versões. Uma vez que se aproxima muito daquelas que são as decisões da vida real, este jogo pode ajudar a que as crianças percebam melhor a importância do dinheiro e como fazer uma boa gestão.

No início do jogo, o jogador deve escolher uma personagem e tem direito a algum dinheiro inicial. Depois, compra uma casa e, se não conseguir um emprego rapidamente, vai acabar por ficar sem dinheiro. É através do salário que o personagem consegue comprar entretenimento, roupa, comida, etc.  

O objetivo é que, no decorrer do jogo, a criança comece a perceber como funciona a vida adulta e que é preciso haver gestão financeira.  

Este jogo surgiu especificamente para PC, mas também já se encontra disponível em versão mobile.  

5. Wordwall - jogos online 

O Wordwall é mais um website de jogos online educativos que abrange várias temáticas, sendo uma delas a educação financeira. O objetivo destes jogos passa por conseguirem resolver dilemas do dia a dia associados à gestão do dinheiro, identificar notas e moedas e ainda ensinar a somar montantes, por exemplo.  

Além dos jogos - sejam eles de tabuleiro ou virtuais - e dos livros, existem também várias tarefas que podem criar bons hábitos financeiros nas crianças. Atribuir-lhes algumas tarefas domésticas ou fazerem juntos a lista de compras são alguns exemplos que podem ajudar.

Nota: É importante que os mais pequenos invistam na educação financeira, mas também que joguem sempre com moderação.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

3 comentários em “5 jogos virtuais que ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.