Finanças pessoais

5 filmes para quem quer saber mais sobre finanças

Uma lista de 5 filmes, onde pode aprender mais sobre o mundo financeiro, crises económicas entre outros temas sobre dinheiro.

Bárbara do Carmo Bárbara do Carmo , 16 Outubro 2020 | 1 Comentários

Dinheiro é um tema comum em filmes e séries televisivas, seja como base para uma trama de vingança e manipulação, seja na génese de uma história de amor. No entanto, o cinema e a televisão podem também ser excelentes aliados para aprender mais sobre finanças, poupança e investimentos. A verdade é que nos últimos anos muitas são as séries, filmes ou documentários que trazem para a sétima arte esta temática. 

Compreender o poder do dinheiro, pensar sobre as diferenças que existem no mundo e as que separam os ricos dos pobres, mas também aprendermos a viver de uma forma mais holística e tranquila são alguns dos ensinamentos que podemos tirar destes filmes, séries e documentários. Assim, sugerimos uma lista de 5 filmes onde pode aprender mais sobre o mundo financeiro. 

Ganância no filme ‘O Capital’ (2013)

Um filme que mostra as teias do capitalismo, enquanto meia dúzia de poderosos enriquece e milhões de pessoas perdem tudo (emprego, casa, carro, vida). Enquanto conduz o telespectador pelas ambições de Marc Tourneuil, um gestor de um banco sem escrúpulos, 'O Capital' mostra de que é que o capitalismo se alimenta. Um filme para questionar o poder e a influência do dinheiro no mundo e nas nossas relações. 

Os tentáculos da crise financeira no documentário ‘Capitalismo: Uma História de Amor’ (2009)

Michael Moore habituou-nos à polémica, a incomodar-nos com temas que por vezes não queremos analisar. Um grande incómodo para uns, um excelente guionista e crítico requintado da sociedade para outros, o que é certo é que não deixa ninguém indiferente. 'Capitalismo: Uma História de Amor' é um bom exemplo do que Moore é capaz: fazer as perguntas incómodas às pessoas certas. E é exatamente isto que pode esperar deste documentário, que é o bilhete de embarque para uma viagem pelos anos de ouro da América até ao seu grande colapso financeiro, no ano de 2008.  Um documentário cheio de sarcasmo e que é uma verdadeira lição sobre capitalismo, classes sociais e sobre o (dis)funcionamento do Wall Street e da sociedade americana.  

A revolução monetária em ‘Banking on Bitcoin’ (2017)

A história da criptomoeda - o Bitcoin - que prometeu descentralizar o monopólio bancário é retratada neste documentário, que também mostra as jogadas entre a banca para aproveitamento das crises financeiras. Um filme sobre o futuro e das diversas formas como vemos o dinheiro "físico" e como este se pode transformar.

Empreendedorismo em ‘Fome de Poder’ (2016)

Este filme é uma lição sobre persistência, inovação, perseverança e jogos de poder. Durante cerca de duas horas descubra como foi fundado o império McDonald's, as voltas que a história teve e que acabaram por tornar a pequena casa de hambúrgueres dos irmãos McDonald, numa das maiores cadeias de fast food do mundo.  Uma lição de empreendedorismo divertida de uma das marcas mais conhecidas a nível mundial.

Poder e influência na série ‘Billions’ (20017)

Enquanto narra a história de ascensão de um jovem pobre como gestor de investimentos em Wall Street, e a luta de um advogado que investiga a sua fortuna, esta série com quatro temporadas vai desmistificando os meandros e os braços de ferro entre o poder político e económico.

Compreender o poder do dinheiro, pensar sobre as diferenças que existem no mundo e as que separam os ricos dos pobres, mas também aprenderemos a viver de uma forma mais holística e tranquila são alguns dos ensinamentos que podemos tirar destes filmes, séries e documentários.

Outras sugestões

Se este é um tema que lhe interessa, saiba que existem outras sugestões:

  • ‘Inside Job’ (2010), que revela detalhes importantes que explicam a grande crise financeira de 2008).
  • ‘Minimalism: A Documentary About the Important Things’ (2016) mostra-lhe como é possível viver com menos e reeducar a sua forma de ver e gastar dinheiro.
  • ‘Living on One Dollar’ ( 2013) um documentário impressionante, que mostra como se vive com 1 dólar por dia, condição de milhões de pessoas no mundo, que constitui uma oportunidade para pensarmos naquilo que realmente precisamos para viver. 

Se este é um tema que lhe interessa veja também alguns livros que o vão ajudar a gerir melhor a sua vida financeira. E como diz o ditado: 'de pequenino se torce o pepino', conheça estes conceitos sobre finanças pessoais para ensinar os mais novos a poupar.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

Um comentário em “5 filmes para quem quer saber mais sobre finanças

  1. Minimalism é um ótimo documentário de como viver com menos implica encontrar mais. Costumo seguir o Matt D’Avella no youtube também.
    Fome de Poder parece ser um filme interessante, obrigado pela sugestão!