Imagem de um porco mealheiro deitado de lado e moedas espalhadas - poupar
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Como poupar se ganho pouco?

Se poupar lhe parece uma missão impossível, saiba que existem algumas estratégias que o vão ajudar a colocar dinheiro de parte para fazer um pé-de-meia.

Se chega ao final do mês "em esforço" e com a sensação de que o dinheiro não chega para tudo, certamente já pensou que é impossível poupar. Na verdade, é até bastante comum ouvirmos: “chego ao final do mês e não sobra nada para poupar”.  

Se tem um orçamento apertado, é essencial planear para que se consiga organizar e poupar. Para isso, se não tem por hábito fazer um orçamento familiar, pode começar por aí. Traçar um orçamento não é nada mais nada menos do que registar todas os seus rendimentos e todas as suas despesas.  

O objetivo é conseguir visualizar todos os gastos e, a partir daí, otimizar a forma como gere o seu dinheiro. É assim que vai conseguir as respostas de que precisa e saber quais os gastos escondidos, quais as despesas que pode cortar ou reduzir e quanto vai conseguir poupar. Independentemente do montante que conseguir colocar de parte, o essencial é criar o hábito de poupar. 

Leia ainda: O dinheiro parece não esticar? O que fazer para chegar até ao fim do mês

Repense os seus hábitos de consumo 

Depois de fazer o seu orçamento e identificar as despesas que pode cortar ou reduzir, vai ter de ajustar os seus hábitos de consumo.  

Os custos com o lazer e entretenimento são os primeiros a sofrer cortes. Refeições fora, idas ao cinema ou compras de vestuário e afins. Se, por exemplo, tem o hábito de almoçar fora, pondere começar a levar uma marmita para o trabalho. A diferença ao final do mês pode mesmo ser significativa.  

ícone do formato do post video
Finanças pessoais
Finanças arrumadas em 2022? É possível: organize, reveja e poupe
Ler mais

Em sua casa, tenha atenção ao consumo da luz e da água. Estes serviços são indispensáveis, por isso pequenos atos como desligar a luz das divisões que não está a usar, não deixar os aparelhos em stand-by, fechar a torneira enquanto lava os doentes ou aproveitar a água fria do banho para outros usos podem fazer a diferença. Além disso, pode sempre tentar renegociar condições com as empresas fornecedoras. 

Analise também o seu pacote de telecomunicações. Perceba quais são as suas necessidades e verifique se está a pagar por serviços que não utiliza. Se paga subscrições de outros serviços - como streamings de filmes ou músicas, ou serviços de mobilidade partilhada -, pondere se são mesmo essenciais, tendo em conta que a sua meta é poupar.  

E quando for ao supermercado, não se esqueça de levar uma lista apenas com os itens que necessita.  

Poupe no início do mês 

Para conseguir poupar, deve encarar a poupança como uma prioridade. Se chega ao final do mês e não consegue poupar, deve fazê-lo ao início do mês, logo que recebe o seu salário.  

Ao colocar logo um montante de parte, destinando-o à poupança, já não vai contar com esse valor para os gastos do mês. A forma mais fácil de o fazer é através de uma transferência automática, que pode programar na sua aplicação do banco. Assim, não corre o risco de se esquecer.  

Quanto ao montante a colocar, este depende da sua disponibilidade financeira, mas pondere ser 10, 20 ou 50 euros. Na verdade, o mais importante é colocar algum dinheiro na poupança. Além disso, pode sempre ir ajustando o valor consoante a sua liquidez. Não se esqueça de ir ajustando também o montante da transferência automática, se optar por esse método.  

Leia ainda: Ferramentas para organizar as finanças pessoais em 2022

Trace um plano de poupança e siga-o com rigor 

Além do orçamento familiar, pode traçar um plano de poupança para se organizar. Para tal, existem várias estratégias.  

Pode definir um montante total que quer poupar e calcular quanto tempo irá demorar para o atingir. Depois, é só ir alimentando essa poupança com rigor até alcançar o objetivo. De preferência, como já foi referido, ao início do mês.  

Pode também implementar hábitos como guardar as moedas de maior valor num mealheiro, ou as de valor mais baixo. Sem se aperceber, ao fim de uns tempos, pode ter um "pé-de-meia" para fazer face a alguma despesa inesperada.  

Poo otro lado, pode ainda aderir a desafios como o "desafio das 52 semanas", onde todas as semanas durante um ano, vai poupar o valor igual ao número da semana. Na primeira semana poupa um euro, na segunda semana tem de poupar dois euros, na terceira semana mais três euros e na quarta semana tem de poupar quatro e por aí a diante até à última semana do ano. Este desafio pode tornar-se mais difícil de acompanhar, especialmente, à medida que o tempo vai passando, se tem poucos rendimentos. Mas, pode fazê-lo com valores mais baixos. Só tem de fazer as contas.  

O importante é que seja rigoroso com a sua poupança. Se estiver com o orçamento mais apertado, coloque menos dinheiro de parte, mas nunca perca o hábito de poupar.  

Leia ainda: Quanto tem de poupar para ter um bom pé-de-meia?

Aproveite momentos de maior liquidez 

Para aumentar a sua poupança, pode aproveitar ocasiões de maior liquidez, ou seja, alturas em que tem mais dinheiro disponível do que o habitual. São exemplo os momentos de reembolso do IRS ou de recebimento dos subsídios de Natal e férias. 

Estes momentos são ideais para para fazer face a despesas sazonais, contudo, deve fazer uma gestão consciente do dinheiro.

Não consegue mesmo poupar? Pondere arranjar um rendimento extra 

Se mesmo depois de fazer todas as contas e cortes de despesas, perceber que não consegue poupar, pondere procurar uma forma de aumentar os seus rendimentos.   

Tente encontrar formas de ganhar dinheiro com algo que saiba fazer. Dar explicações, ensinar a tocar um instrumento, fazer artesanato ou bolos. Na internet, existem diversas sugestões que podem ser práticas para si. Pense no assunto.

Leia ainda: 14 Formas de ganhar um rendimento extra

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #orçamento familiar,
  • #poupança,
  • #poupar,
  • #rendimentos
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Como poupar se ganho pouco?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.