conjunto de produtos naturais, sustentáveis, para criar decoração e prendas de Natal
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Decoração de Natal: 5 dicas para poupar sem deixar de brilhar

Com o Natal a aproximar-se é altura de começar a preparar a decoração de Natal. Neste artigo, reunimos 5 dicas para o ajudar a poupar.

Com a época natalícia a aproximar-se é altura de começar a preparar a decoração de Natal em sua casa. As lojas estão repletas de objetos e enfeites de Natal e, por vezes, é difícil resistir à tentação de comprar mais qualquer coisa. Contudo, é importante que não coloque em risco o seu orçamento familiar. Por isso, neste artigo reunimos 5 dicas para que consiga poupar na decoração de Natal.

Faça a sua própria árvore de Natal

Nesta época festiva, a árvore de Natal não pode faltar na maiores dos lares em Portugal. Razão pela sua casa já consta da sua lista de compras. Mas, e se lhe dissermos que não precisa de comprar uma árvore de Natal? Sim, isso mesmo, pode fazer a sua própria árvore de Natal.

Use a sua criatividade, reúna variados materiais e objetos e faça a sua própria árvore. Pode utilizar materiais como madeira, tecidos, lã, papel, cartão, luzes, folhas de árvores, pinhas, etc. A sua imaginação é o limite.

Está sem ideias? Faça uma pesquisa na internet, pois vai encontrar variadas sugestões. Depois, é só colocar a "mão na massa".

Assim, para além de poupar, vai, certamente, impressionar os seus familiares e amigos.

Presente de Natal embrulhado e rodeado de icons natalícios

Reutilize decoração antiga

Precisa mesmo de comprar decoração nova de Natal todos os anos? O mais certo é que não precise.

Uma forma de poupar na decoração é, precisamente, reaproveitar os objetos e enfeites de anos anteriores ou que se possam adequar a esta época.

Mas, já deu por si a pensar: "... as bolas da árvore de Natal estão a perder a cor…". Neste caso, também pode ser fácil fácil resolver e poupar. Assim, pode pintá-las de outra cor, pode forrá-las com um tecido ou papel. E sem gastar sequer tempo, já tem uma nova bola.

Neste mesmo espírito procure soluções para tudo o resto. Por exemplo, tem uma figura do presépio partida? Pode tentar colá-la ou então reaproveitar as restantes para decorar outro local de sua casa.

Tem por casa velas que já não utiliza? Se as cores forem adequadas à época, pode ponderar reaproveitá-las para decorar a sua casa adequando-as ao tema da quadra festiva.

Leia ainda: Quer poupar nas compras de natal? 15 dicas para atingir esta meta

Peça aos seus filhos que ajudem na decoração

Uma forma simples de poupar na decoração de Natal, e ao mesmo tempo envolver os seus filhos nesta tarefa, é precisamente pedir-lhes que façam a decoração de Natal.

Reúna o material necessário e peça aos seus filhos para fazerem, por exemplo, os enfeites para a árvores, um presépio, cartões de Natal para colocarem na árvore, um calendário do advento. Peça-lhes também para fazerem os presentes para darem a familiares e amigos e, até mesmo, a árvore de Natal.

Ajude-os nesta tarefa, pois para além de poupar dinheiro, é uma excelente forma de passarem mais tempo juntos e eles com certeza que vão adorar fazer parte deste processo.

Compre decoração de Natal nos saldos

Se a criatividade não é o seu forte, não tem muito tempo para dedicar à decoração de Natal ou não dispensa as tradicionais decorações, sugerimos que aproveite para comprar a decoração nos saldos.

Depois do Natal, as lojas fazem sempre saldos para escoar a decoração de Natal que não venderam. Desta forma, sugerimos que compre depois do Natal a decoração para o ano seguinte.

Pode também ao longo do ano aproveitar promoções e comprar velas, pratos, copos, ou outro tipo de objetos para utilizar na decoração e na ceia de Natal.

Leia ainda: 7 ideias para um Natal mais solidário

 Opte por luzes LED

Para que a sua fatura de eletricidade não aumente nesta época, o ideal é utilizar luzes LED para a iluminação, seja da árvore de Natal seja para o exterior de sua casa.

Em suma, sugerimos que para além da decoração de Natal, tente, igualmente, controlar o seu orçamento para os presentes. Assim, deve fazer uma lista do que, realmente, precisa de comprar e, se possível, compre em promoção. E aproveitando a fase criativa da decoração de Natal, porque não fazer os seus próprios presentes?

Leia ainda: Poupar nas prendas de Natal? Uma mão cheia de sugestões até 10 euros

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.