pistola de gasolina introduzida no carro enquanto abastece na bomba de combustível
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Não pode largar o carro? Dicas para poupar no combustível

Apostar nas boleias e numa condução mais económica são duas das dicas para enfrentar a escalada do preço dos combustíveis.

Com o barril de petróleo em máximos de 2004, não se perspetiva que abrande a escalada do preço dos combustíveis nos postos de abastecimento. E, se para alguns deixar de usar o carro todos os dias é uma alternativa viável, para muitos é tarefa quase impossível.

O Doutor Finanças deixa-lhe algumas dicas para poupar combustível nas deslocações que não pode mesmo deixar de fazer.

Recordamos ainda que durante este mês de março, pode beneficiar do novo valor do AUTOvoucher.

Leia ainda: Poupar no combustível: 22 dicas para atingir esta meta no novo ano

Poupar combustível: boleias para todos os gostos

Se usa a viatura para ir e vir do trabalho, vale a pena perceber se terá colegas a fazer um trajeto semelhante e até propor um sistema de boleias. Por exemplo, instituir uma rotatividade em que cada um leva o carro em determinado dia. Em alternativa, pode levar sempre o seu carro e dividir os gastos pelo número de pessoas que transporta, contando consigo.

O carsharing, que é um conceito de carro partilhado, não tem vingado em Portugal. Foram lançadas várias plataformas que ofereciam o serviço de aluguer de carro sem condutor por curtos períodos de tempo, mas a maioria apenas apostou em Lisboa e acabou por retirar a oferta.

O que continua a existir são bicicletas elétricas, scooters e trotinetes que são alugadas via aplicação de telemóvel. A oferta é maior nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, mas as trotinetes já existem em várias cidades portuguesas.

Para outro tipo de deslocações, pode inscrever-se nas várias plataformas de boleias/carpooling que existem na internet: boleia.net, Blabla Car ou grupos de boleias na rede social Facebook. Não se esqueça de verificar o feedback do condutor.

Leia ainda: IUC: Como calcular e pagar o Imposto Único de Circulação

Mude hábitos de abastecimento e condução

Também é possível poupar algum dinheiro mudando alguns hábitos, quer no abastecimento, quer na própria condução dos veículos. Por exemplo, não apertar totalmente a pistola quando está a colocar combustível num posto de abastecimento, isto para diminuir a probabilidade de se criar vapor no depósito. Também deve fechar bem a tampa do depósito, para evitar que algum do combustível evapore

Se aderiu no ano passado, também pode continuar a beneficiar do Auto Voucher até ao final de março de 2022. Este foi um apoio excecional dado pelo Estado e que permite a cada contribuinte recuperar 5 euros por mês gastos em bombas de gasolina, num limite de 25 euros no tempo total de duração do benefício (novembro de 20201 a março de 2022) . Para receber o reembolso não se esqueça de pagar sempre com cartão bancário.

O tipo de condução que faz também pode ajudar a gastar menos combustível. Tenha presente que quanto mais depressa anda, mais combustível gasta. Além disso, se mantiver uma velocidade constante na cidade, mais facilmente poderá desacelerar para diminuir a velocidade.

Se o seu carro tem o modo eco de condução, é uma solução. Este funciona sobre determinados sistemas, como o aquecimento, ar condicionado ou a direção assistida, assim como na aceleração e desaceleração, otimizando a condução e poupando combustível.

Se conseguir, evite as horas de ponta ou use os trajetos com menos afluência e menos propensos a engarrafamentos: o pára-arranca é inimigo da poupança.

Leia ainda: Carros elétricos: Vantagens e desvantagens a ponderar antes da aquisição

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #Poupar combustível
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

4 comentários em “Não pode largar o carro? Dicas para poupar no combustível
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.