Finanças pessoais

Poupar no combustível: 22 dicas para atingir esta meta no novo ano

Poupar combustível numa altura que os preços da gasolina e do gasóleo não param de subir é de certeza algo em que já pensou. Nós ajudamos

Finanças pessoais

Poupar no combustível: 22 dicas para atingir esta meta no novo ano

Poupar combustível numa altura que os preços da gasolina e do gasóleo não param de subir é de certeza algo em que já pensou. Nós ajudamos

Se cada vez que vai à bomba de gasolina gasta mais do que na vez anterior, poupar no combustível é de certeza um dos seus objetivos para este novo ano.

Para tal, equacione fazer mudanças. Estas, podem ir dos pequenos gestos no abastecimento e na condução, a mudanças mais radicais como usar menos o automóvel, substituindo-o por andar a pé ou de transportes públicos. Na verdade, tudo vale para reduzir os gastos com combustíveis no seu orçamento mensal.

Assim, tem dúvidas sobre como pode poupar no combustível? Reunimos um conjunto de dicas que podem fazer a diferença.

Leia ainda: Carros elétricos: Vantagens e desvantagens a ponderar antes da aquisição

Poupar combustível no abastecimento

1. Ateste o depósito

Numa altura em que os combustíveis estão quase sempre a subir, ateste o depósito quando tiver de abastecer. Poupa dinheiro e tempo.

2. Cuidado com o tampão do depósito

Quando abastecer assegure-se que ao terminar o tampão do depósito está bem fechado.

Pode parecer elementar, mas o certo é que muitas vezes com a pressa, o tampão acaba por ficar mal fechado. Assim, certifique-se que fica bem fechado para que o combustível não evapore.

Do mesmo modo, verifique se o tampão está danificado. A justificação é a mesma. Um tampão estragado facilita a evaporação do combustível, que assim dura menos quilómetros.

3. Cuidado com o modo como abastece

O modo como usa a pistola pode significar pagar combustível que não vai para o seu depósito. De facto, se fizer demasiada pressão, há uma parte do combustível que ao entrar no depósito se converte em vapor e sai. Assim, não se esqueça, ao abastecer, evite pressionar demasiado a pistola.

4. Procure os melhores preços antes de abastecer

Procure saber qual o local mais perto de si com os preços mais baratos. Assim, vai conseguir encher o depósito por menos dinheiro.

5. Aproveite os descontos

Aproveitar os descontos é outra dica para pagar menos pelo combustível de que necessita.

Existem cartões de desconto de marcas ou de entidades como o Automóvel Clube de Portugal, Inatel ou mesmo de clubes desportivos, que oferecem descontos, por litro, nas marcas de gasolina com as quais têm protocolos. Tenha em atenção que os descontos podem não ser iguais todos os dias da semana. Informe-se e aproveite. Alguns cêntimos por litro transformam-se em euros se encher o seu depósito.

6. Abasteça de manhã

O período do dia em que abastece é outra da regras para poupar. Os combustíveis são sensíveis às variações de temperatura, tornando-se mais densos nas horas mais frias.

Assim, se abastecer de manhã vai estar a comprar uma maior concentração de combustível por litro. Logo, o seu depósito vai render mais quilómetros.

Também pode abastecer à noite nos dias mais frios, mas o ideal é que o faça de manhã.

Casal em viagem de carro

Poupar combustível durante a condução  

7. Evite acelerações

Evite fazer acelerações bruscas, não só desgasta mais o carro como gasta mais combustível. De facto, os especialistas afirmam que uma aceleração suave permite poupar cerca de 10% no combustível.

Tenha ainda atenção às subidas. Por causa da força da gravidade o motor já está a trabalhar em maior esforço, uma aceleração desnecessária vai apenas fazer com que o consumo aumente.

8. Não faça travagens bruscas

A razão que explica a dia anterior, volta a aplicar-se neste caso. Ouseja, gasta mais combustível.

9. Para abrandar não use o travão

Este é outro dos conselhos dos especialistas. Levantar o pé do acelerador para abrandar quando chega a um semáforo, em vez de usar o travão, permite poupar cerca de 2% em combustível.

10 Use a mudança certa

Tenha atenção às mudanças. Conduzir na mudança errada faz aumentar o consumo de combustível.

11 Cuidado com o peso que transporta

De facto, segundo os especialistas, um carro carregado consome mais. Assim, se é uma daquelas pessoas que guarda tudo na mala do carro, livre-se do peso desnecessário. Tente levar apenas o que necessita.

O mesmo acontece se colocar um suporte de tejadilho. Lembre-se: mais peso, mais combustível.

12. Atenção às janelas abertas

As janelas totalmente abertas aumentam o atrito causado pelo ar, principalmente se estiver a andar em velocidade de autoestrada. Isto porque impede que o ar se desloque suavemente sobre a viatura e, por isso, aumenta o consumo de combustível.

Pondere, caso seja necessário, usar o ar condicionado, mas com moderação.

13. Evite a utilização constante do ar condicionado

Estar sempre com o ar condicionado é um erro. Não só porque pode ter consequências negativas na sua saúde, mas também porque os especialistas apontam para que a utilização constante do ar condicionado aumenta o consumo de combustível entre os 20% e os 30%. Assim, use-o só quando for mesmo necessário.

14. CVelocidade na autoestrada

Na autoestrada evite andar acima dos 100Km/h, já que acima desta velocidade o consumo de combustível é muito superior. Mantenha uma velocidade estável perto desse valor. Vai ver que o seu depósito dá para mais quilómetros.

Poupar combustível ao estacionar   

15. Estacione à sombra

Tal como referimos anteriormente, os combustíveis são sensíveis às variações de temperatura. Logo, se deixar o carro ao sol, aquece e favorece a evaporação da gasolina.

16. Mal encontre um lugar estacione

Ao chegar ao seu local de destino estacione no primeiro lugar que encontrar. Andar às voltas, à procura do lugar perfeito, apenas vai fazer com que gaste mais combustível.

17. Prefira o estacionamento em espinha

Se tiver opção, estacione em espinha. Isto porque a marcha-atrás é uma das manobras com maior consumo de combustível. Se puder, evite parar em paralelo.

18. Desligue o carro quando estiver à espera de alguém

Se está à espera de alguém, desligue o motor. Ligar o carro consome tanto quanto estar parado 30 segundos com o motor a trabalhar. Assim, se o seu tempo de espera for prolongado, desligue o carro. A sua carteira agradece.

Poupar combustível com a manutenção do seu carro

19. Verifique a pressão dos pneus

Com a pressão dos pneus adequada, gasta menos combustível. Isto porque quanto menor for a pressão dos pneus, maior resistência ao andar e, por isso, maior o consumo de combustível. Ao mesmo tempo, a duração da vida do pneu é menor. O pequeno gesto de ajustar a pressão dos pneus ajuda a poupar.

20. Atenção à revisão do seu carro

Na revisão, o estado das velas, travões, filtros de ar e estado do motor em geral são ajustados. O objetivo é melhorar a performance do carro, bem como reduzir defeitos que, entre outros efeitos, aumentam o consumo de combustível do seu carro.

Leia ainda: Conheça 5 aplicações amigas do seu carro

Poupar combustível planeando as viagens

21 Otimize suas viagens

Se tem de viajar, antes de arrancar, use aplicações de otimização de percursos (Waze, por exemplo). Estas indicam o melhor caminho no sentido de poupar tempo e combustível.

22 Reduza o número de viagens

Se tem de ir buscar os miúdos à escola, ao supermercado e à padaria, não faça várias viagens. Se fizer só uma viagem para resolver as três situações vai, certamente, gastar menos combustível.

Poupar combustível andando a pé

De facto, esta é a medida mais eficaz para gastar menos. Se precisa de se deslocar a um lugar perto, não vá de carro. Vá a pé. A saúde e a carteira, agradecem.

Leia também: Garantia automóvel: Quais são os direitos na compra de um carro?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.