Já está prestes a ultrapassar o limite que definiu para a categoria de restauração no seu orçamento mensal? Não se preocupe; com a ajuda destas aplicações haverá com certeza ainda alguma margem de manobra para que possa ir jantar fora.

Quem não gosta de ir jantar fora? Com a enorme oferta de restaurantes, é impossível não haver alguns que nos chamem a atenção e criem um grande desejo de provar as suas iguarias. Mesmo que não tenha muita folga no seu orçamento, não tem que se privar completamente a uma extravagância gastronómica ocasional.

The Fork

Uma rápida pesquisa no site do The Fork vai ajudá-lo a sentir-se entusiasmado com todo um novo mundo de possibilidades (e descontos!) para quando deseja ir almoçar ou jantar fora. Para além de poder ver os restaurantes que têm descontos (habitualmente na ordem dos 30/40% sobre a ementa), pode ainda fazer as suas reservas pela aplicação, tornando todo o processo muito mais simples, prático e poupando também muito tempo!

MyGon

Neste site e aplicação pode efetuar uma pesquisa pelos restaurantes de uma determinada categoria (brunch, africanos, italianos, japoneses, etc.) selecionando apenas os que têm desconto, se estiver à procura de uma experiência gastronómica a um preço mais baixo do que o habitual. No exemplo da imagem abaixo, procurámos restaurantes japoneses com promoções na zona de Lisboa.

Odisseias

Este, que é um dos mais famosos sites de descontos em Portugal, continua a dar cartas no que diz respeito à enorme oferta de estabelecimentos com (bons) descontos. Desde hotéis, a massagens, passando por viagens e restaurantes, é possível – nesta última categoria – encontrar promoções irresistíveis. Experimente ir ao site e procurar, em restaurantes, por uma categoria que lhe agrade.

Zomato e Zomato Gold

A aplicação Zomato permite-lhe efetuar uma busca exaustiva por restaurantes segundo vários critérios – localização, preço e tipo de comida/cozinha -, mas o fator diferenciador em relação a outras aplicações desta lista é que permite ver (na grande maioria dos estabelecimentos) a ementa. Desta forma, torna-se muito mais fácil escolher um restaurante de acordo com o preço, especialmente se já soubermos a priori o que nos interessa comer num determinado restaurante. Se, por exemplo, estamos com vontade de comer polvo à lagareiro, mas vemos que esse prato é bastante caro no restaurante que estávamos a pensar escolher, podemos sempre pesquisar pelo prato e ativar o filtro “custo – baixo para alto” para, assim, podermos escolher um restaurante mais barato, mas que sirva o prato que tanto desejamos. Sempre sem surpresas desagradáveis.

O Zomato Gold é um serviço Premium da Zomato que inclui mais de 300 restaurantes e que oferece aos seus subscritores um prato por refeição nos restaurantes aderentes, ou seja, é perfeito para partilhar uma refeição com alguém, especialmente se essa pessoa pagar a meias o seu preto em troca da oferta do outro prato. O Zomato Gold tem três planos, conheça melhor as vantagens de cada um aqui.

Exemplo de um restaurante na plataforma Zomato em que é possível vermos o menu e os preços

Restaurant Finder

Apesar de não ser muito conhecida em Portugal, a aplicação Restaurant Finder pode ser uma boa aliada quando procura estabelecimentos perto de si e não está interessado em gastar dinheiro em transportes ou combustível em grandes deslocações. Assim, de uma forma muito prática, esta aplicação permite-o encontrar não só restaurantes, mas também cafés, estabelecimentos com takeaway e padarias, todos a uma distância a pé da sua localização. Dá ainda para selecionar os resultados com base nos filtros “distância” e “avaliação” para ajudar a escolha.

Tripadvisor

Apesar das outras aplicações permitirem que os seus utilizadores expressem opiniões relativamente aos restaurantes frequentados, nenhuma bate o Tripadvisor em termos de comentários sinceros. Como é uma das aplicações mais utilizadas em todo o Mundo, encontrará comentários de utilizadores sobre (praticamente) qualquer restaurante que esteja a pensar visitar, dentro ou fora do país. As reviews dos utilizadores costumam ser bastante úteis no que diz respeito a tomar uma decisão e a evitar que se invista tempo e dinheiro em experiências que, de acordo com a maioria dos utilizadores, não valerão a pena.

 

Hoje em dia existem tantas aplicações que o ajudam a poupar dinheiro em refeições fora de casa que só pagará o preço integral de uma refeição se fizer muita questão de ir a um restaurante que não esteja coberto pelos descontos das aplicações que lhe mostrámos neste artigo (ou de outras que venha a descobrir entretanto). Com a preciosa ajuda dos descontos destas aplicações e sites, vai ver que é fácil manter-se dentro do orçamento (lembre-se de criar os seus orçamentos mensais no Boonzi e de registar todas as despesas!) sem, para isso, prescindir do prazer de ir comer fora de vez em quando. 🙂