Vida e família

Feriados para 2020: comece já a planear o próximo ano

No planear é que está o ganho. Saiba quais são os feriados para 2020 e comece já a organizar as suas férias.

Patrícia Neves Patrícia Neves , 18 Novembro 2019

O Natal está quase à porta e com ele vem o final do ano. E se 2019 está quase a terminar, isso quer dizer que está na altura de começar a planear o próximo ano. Saber de antemão quais vão ser os feriados para 2020 vai ajudá-lo a tirar maior proveito destes e a planear de forma mais eficaz as suas férias.

Quais vão ser os feriados para 2020?

Vamos começar por excluir os feriados municipais, porque estes variam de cidade para cidade, bem como o dia de Carnaval, que é um feriado facultativo e, concentrar-nos, para já, nos feriados nacionais. A primeira conclusão a que chegamos é que em 2020 teremos quatro fins de semana prolongados e três pontes. Além disso, vamos ter também alguns feriados durante o fim de semana, como o 15 de Agosto, dia da Assunção de N.ª Senhora, e o 25 de Abril que vão ser num sábado e o feriado 1 de Novembro, que vais ser num domingo. A Páscoa é sempre ao domingo, portanto aqui não há novidades.

Ao todo, em Portugal contamos atualmente com 13 feriados nacionais, previstos na lei, que pode consultar na tabela seguinte.

Dia do ano / feriadoDia da semanaDescrição do feriado 
1 de janeiro quarta-feiraDia de Ano Novo
10 de abrilsexta-feiraSexta-feira Santa
12 de abrildomingoPáscoa
25 de abrilsábadoDia da Liberdade
1 de maio sexta-feiraDia do Trabalhador
10 de junhoquarta-feiraDia de Portugal
11 de junhoquinta-feiraCorpo de Deus
15 de agostosábadoAssunção de N.ª Senhora
5 de outubro segunda-feiraImplantação da República
1 de novembrodomingoDia de Todos os Santos
1 de dezembroterça-feiraRestauração da Independência
8 de dezembroterça-feiraDia da Imaculada Conceição
25 de dezembrosexta-feiraNatal

Na tabela acima é possível ver um panorama geral dos feriados para 2020. No entanto, é sempre melhor analisar caso a caso.

1 de janeiro, quarta-feira: Dia de Ano Novo

É o primeiro dia do ano e em 2020 vai ser exatamente a meio da semana. Este é um dos feriados comum a muitos países do mundo.

Há muita gente que gosta de passar não só este dia, como a véspera (dia 31) e o dia seguinte num destino novo, seja dentro de Portugal ou fora. É uma forma de começar o ano com as baterias mais recarregadas. Se é o seu caso, comece já a planear a viagem, pois esta é uma altura em que facilmente se esgotam alojamentos, restaurantes e transportes. 

10 de abril, sexta-feira: Sexta-feira Santa

Depois do primeiro do ano, o feriado seguinte chega apenas em abril. A Sexta-feira Santa oferece sempre um fim de semana prolongado, seja para usufruir das cerimónias da Páscoa, ou simplesmente para passar uns dias em família. Além disso, uma vez que a Sexta-feira Santa será em abril, em princípio, terá maior probabilidade de usufruir de bom tempo. 

12 de abril, domingo: Páscoa

Aqui não existem novidades. O dia de Páscoa é sempre ao domingo, acabando apenas por ser sinónimo de dia de descanso para quem habitualmente trabalha aos domingos. De resto é um feriado religioso, vivido por muitos como tal, com as habituais atividades típicas deste dia. 

25 de abril, sábado: Dia da Liberdade

Se em 2019 o 25 de Abril permitiu a existência de uma ponte, em 2020 o mesmo já não acontece. No próximo ano o Dia da Liberdade será celebrado a um sábado e, portanto, tal como acontece com o Dia de Páscoa, este também acaba por ser pouco relevante em termos de descanso para quem trabalha de segunda a sexta-feira. Poderá sim, ser interessante para todos aqueles que habitualmente trabalham aos fins de semana. 

1 de maio, sexta-feira: Dia do Trabalhador

Este é a segunda oportunidade de ponte. O Dia do Trabalhador é celebrado em Portugal e em muitos países da Europa no 1º de Maio e em 2020 será numa sexta-feira. Permite-lhe ter um fim de semana de três dias, perfeito para uma escapadinha a dois ou em família. Se começar já a planear, é possível que consiga preços mais vantajosos. 

10 de junho, quarta-feira: Dia de Portugal

O Dia de Portugal, comemorado a 10 de junho, calha precisamente a meio da semana. Feriados a meio da semana podem ser vistos de duas formas: ou como uma oportunidade para descansar do trabalho, ou então como uma alternativa para tirar alguns dias de férias. Importante relembrar que o 10 de junho vem acompanhado do feriado de 11 de junho, no dia seguinte, tornando esta semana bem mais curta do que o habitual. 

11 de junho, quinta-feira, Corpo de Deus 

Este foi um dos feriados repostos recentemente e, ao estar colado ao 10 de junho, permite aqui a possibilidade de criar uma ponte. Com os feriados de quarta e quinta-feira, as empresas poderão aproveitar para fazer ponte na sexta-feira e criar a possibilidade de ter mais dias de descanso. Se a sua empresa não adotar esta estratégia pode marcar um dia de férias para sexta-feira, conseguindo assim cinco dias consecutivos para dedicar a outra atividade fora do emprego.

15 de agosto, sábado -  Assunção de N.ª Senhora

Para quem não tem por hábito tirar férias em agosto, o dia 15 costuma significar descanso. Ou, para todos aqueles que ficam de férias na primeira quinzena, permite-lhes poupar um dia de férias. Mas em 2020 não. No próximo ano o dia da Assunção de N.ª Senhora é a um sábado, portanto, mais uma vez, só será bem recebido junto das pessoas que trabalham neste dia. 

5 de outubro, segunda-feira - Implantação da República

Aqui o caso muda de figura já que estamos perante o terceiro fim de semana prolongado do ano. O Dia da Implantação da República será comemorado numa segunda-feira, acrescentando um dia ao fim de semana. Não se esqueça que estes dias são excelentes para planear experiências novas ou para passar uns dias simplesmente a relaxar. 

1 de novembro, domingo - Dia de Todos os Santos 

Mais um feriado que não surge no melhor dia da semana. O Dia de Todos os Santos em 2020 vai ser num domingo e, portanto, se costuma trabalhar aos domingos tome nota, já que pode ter direito a folga ou receber um pagamento extra.

Para os restantes, este será um domingo para descansar da noite de Halloween ou para participar das celebrações religiosas associadas ao 1 de Novembro. 

1 de dezembro, terça-feira: Restauração da Independência

Nova oportunidade de ponte com este feriado a uma terça-feira, seja por opção da empresa ou sua. E não se esqueça, na semana seguinte há novo feriado. 

8 de dezembro, terça-feira: Dia da Imaculada Conceição

Os feriados do mês de dezembro são sempre dos mais desejados. É um mês de celebrações, repleto de datas importantes e claro, de feriados. Na semana anterior foi o 1 de dezembro  e agora, temos a terceira ponte do ano. O Dia da Imaculada Conceição, em 2020, vai ser numa terça-feira, tal como o 1 de dezembro e, assim, terá uma nova janela para conseguir outra ponte.

25 de dezembro, sexta-feira: Natal

Chegámos ao fim da lista de feriados para 2020, com o último feriado do ano, o Natal. Em 2020 o Natal será ainda mais doce, já que será celebrado numa sexta-feira. Finalizámos, assim, o ano com o quarto fim de semana grande e com a magia característica desta época.

Além disso, uma vez que nesta altura existem férias escolares, muitos pais acabam por preferir marcar também dias de férias para a época natalícia. Se for o seu caso, lembre-se que o dia 25, ao calhar a uma sexta-feira, permite-lhe poupar um dia das suas férias. E por falar em poupar, aproveite para consultar algumas dicas para conseguir umas férias low-cost com os miúdos

Carnaval e feriados municipais

O Carnaval em 2020 será comemorado no dia 25 de fevereiro, terça-feira. Este não é um feriado obrigatório, e portanto, a decisão sobre a existência ou não de tolerância de ponto cabe às empresas, no caso do setor privado e ao Estado, no caso do setor da administração pública. 

Além disso, todos os municípios têm feriados. Variam de cidade para cidade e podem ser gozados pelo trabalhador ou não, dependendo da empresa ou das condições previstas no contrato de trabalho. Por exemplo, em Lisboa, o feriado municipal corresponde ao Dia de Santo António, 13 de junho (sábado) e, no Porto, ao Dia de São João, celebrado a 24 de junho (quarta-feira. 

O mapa de feriados para 2020 terá 4 fins de semana prolongados e 3 pontes

Portanto, em suma, no próximo ano o calendário dos feriados oferece para a maioria dos portugueses algumas oportunidades para fazer mini escapadinhas que pode começar já hoje a planear. 

Terá quatro fins de semana prolongados: 

  • 10 de Abril, Sexta-Feira Santa: sexta-feira
  • 1 de maio, Dia do Trabalhador: sexta-feira;
  • 5 de Outubro, Implantação da República Portuguesa: segunda-feira;
  • 25 de Dezembro, Natal: sexta-feira.

Tem ainda a possibilidade de criar pontes:

  • 11 de junho, Corpo de Deus: quinta-feira
  • 1 de dezembro, Restauração da Independência: terça-feira
  • 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição: terça-feira

Já sabe, no planear é que está o ganho. Com a devida antecedência é possível conseguir preços muito atrativos nas viagens de avião, por exemplo, ou mesmo em hotéis. Por isso, agora que já sabe conhece os feriados para 2020, comece a pensar como os vais aproveitar. Quer trate deste planeamento sozinho ou recorra a uma agência de viagens, há sempre vantagens em tratar das marcações com tempo.

Por outro lado, quanto mais cedo pedir no local de trabalho os dias de férias que pretende, maior a probabilidade de os conseguir. 

Leia ainda:

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta