Poupança

14 apps para poupar em viagem

Conheça 15 apps que o ajudarão a poupar em viagem.

Luisa Barreira Luisa Barreira , 18 Setembro 2019

Seja de verão ou de inverno, os custos associados às férias dependem muito da disponibilidade financeira de cada um e dos próprios objetivos da viagem. Mas seja qual for o objetivo, o controlo financeiro tem que ser feito.

Se é daquelas pessoas que se preocupa com dinheiro e está constantemente a fazer contas em época de férias, então este artigo com 15 apps para poupar em viagem é para si!

Vamos ajudá-lo a saber como gerir bem todas as despesas em viagem, evitando gastos desnecessários, para não ser surpreendido pelo caminho. Para facilitar a gestão do orçamento familiar, utilize aplicações para planear e utilizar nas suas viagens, poupando tempo e dinheiro. 

São apps para poupar, disponíveis para Android, iOS ou para ambos os sistemas operativos. Umas mais intuitivas que outras, algumas que não exigem ter obrigatoriamente a internet ligada para o seu uso.

Entre as várias funcionalidades que apresentam, possibilitam a comparação dos gastos com o orçamento pré-definido. Assim, pode saber onde é que está a gastar mais e fazer reajustes, se necessário. Algumas possibilitam divisão dos gastos por data e categorias. Muitas até funcionam com dezenas de moedas, convertendo-as automaticamente. 

Apps para gestão do orçamento familiar:

Boonzi

Esta ferramenta permite gerir as suas finanças pessoais e orçamento mensal, ajudando também no planeamento do futuro. Esta aplicação permite organizar as transações por categorias, importar diretamente os extratos bancários e o acesso centralizado a todas as suas receitas e despesas.

Além disso, emite relatórios, gráficos e mapas detalhados que o ajudam a ter uma percepção imediata de quanto gastou, e em que gastou, em qualquer mês.

Permite-lhe também ter uma noção de quanto dinheiro vai ter, por exemplo, daqui a um ano. Assim pode preparar os meses futuros com antecedência, percebendo onde pode poupar.

Apesar de ser uma ferramenta paga, pode experimentar gratuitamente durante 30 dias. Depois do período experimental, pode optar pela versão BOONZI LIGHT, que é gratuita mas tem anúncios e as funcionalidades são limitadas. Ou optar pela versão paga (por 39,90 euros) BOONZI DESKTOP, mas sem limitação de funcionalidades e sem anúncios publicitários.

TrabeePocket

Esta aplicação, disponível para iOS, e Android, promete acabar com os recibos de compras acumulados na carteira, na tentativa de se recordar e tentar perceber de quanto gastou e quando. 

Basta, para esse efeito, inserir os recibos, à medida que vai tendo as suas despesas e a app faz todas as contas por si. Apresenta-lhe o total dos gastos diários até à data, indicando se está ou não a cumprir com os valores limite estipulados, para o orçamento delineado para as férias.

Melhor ainda: consegue saber quanto é que gastou em dinheiro e quanto está a acumular-se nos cartões.

Splitwise

Para viagens com um grupo de amigos, a Splitwise é também uma aplicação a ponderar. É considerada uma das melhores na hora de dividir a conta e/ou partilhar despesas rotineiras. 
Disponível quer para Android, quer para iOS, é uma app bastante intuitiva e gratuita.

A Splitwise mantém o registo de tudo o que se deve e a quem  (permite adicionar descritivos com o nome de pessoas com as quais vai dividir as despesas).

Pode dividir desde a conta do restaurante às bebidas da noite anterior e aluguer do carro, entre outras possibilidades típicas das férias em conjunto. Na hora de saldar as dívidas, basta ter conta no PayPal e o pagamento é automático. Fica tudo organizado numa área visível para todos os elementos de cada grupo, ajustando as quantias sempre que há dados novos.

Apps para poupar no planeamento de viagem:

Kayak

A Kayak pode ser útil para reservar voos, alojamento, alugar carro, entre outros serviços. Além disso, a app mostra as opções mais baratas e ainda oferece na sua plataforma a possibilidade de elaborar roteiros, verificar horários de voos e receber alertas de promoções.

Skyscanner

É uma app mais direcionada para a escolha e comparação de voos. Se pretende deslocar-se de avião, até ao seu destino de férias, então a melhor forma de poupar nos voos é comparar os preços antes de comprar. Descarregue o Skyscanner para receber as ofertas das mais de mil agências e companhias aéreas e ainda poder comparar qual a melhor data e horário.

Culture Trip

Podemos dizer que é uma aplicação das mais completas para planear viagens. Isto porque permite-lhe explorar e fornece uma visão geral do local que pretende visitar. Possibilita personalizar as atividades do seu dia, fornece informações sobre a cultura e histórias desse local, dá sugestões de sítios a visitar.

No fundo funciona como um gestor de viagens e itinerários que permite agendar vários compromissos, pontos de paragem, alojamentos e outros detalhes para as férias.

Leia também: Como fazer um orçamento para as férias, sem recorrer a crédito

Apps para planear percursos de automóvel

Em relação aos gastos em viagem de automóvel, a poupança de dinheiro prende-se com duas condições: abastecimento de combustível e itinerários escolhidos, evitando o trânsito e os gastos de combustível desnecessários.

Apresentamos-lhe algumas apps para poupar nestes gastos.

Drivvo

Faz a gestão dos gastos do veículo de forma fácil e rápida. Controla desde o abastecimento à manutenção. Permite consultar relatórios detalhados e ainda guardar as datas importantes relacionadas com o seu veículo. O cálculo da média será realizado sempre entre dois abastecimentos em que encheu completamente o depósito de combustível. 

Fuelio

É uma aplicação de registo de combustível, custos e quilometragem. O Fuelio permite monitorizar os seus abastecimentos, o consumo de combustível diário, semanal ou mensal e os custos do veículo para poupar dinheiro.

Google Maps

Google Maps continua a inovar no mundo do tráfego automóvel. Ao monitorizar a informação do trânsito em tempo real, consegue dizer-lhe qual o melhor trajeto para evitar um engarrafamento e consequentemente um gasto de dinheiro desnecessário.

Leia também: Como a internet o pode ajudar a poupar combustível

Poupar na alimentação em viagem

A alimentação é outra das grandes fatias dos gastos em férias. Por isso mesmo, e quando a opção é comer fora, encontrar restaurantes bons e baratos é uma boa aposta. No fim, ajudá-lo-á a poupar muitos euros. As aplicações que lhe sugerimos são: 

Foodspotting

A Foodspotting foca-se mais no prato do que propriamente no restaurante em si. Isto é, só tem de escolher o prato que deseja comer e aparecerão as opções disponíveis.

Trip Advisor

Uma das melhores apps para poupar durante as férias é o Trip Advisor. A aplicação reúne milhares de viajantes de todo o mundo que partilham dicas, roteiros, alojamentos, restaurantes, passeios, atrações, etc. Umas das vantagens é poder ordenar os restaurantes de acordo com o preço.

Poupar no alojamento

No que diz respeito ao alojamento, uma das maiores fatias do orçamento de viagem, a BookingTrivago, Hoteis.comeDreams são alguns sites que pode utilizar para comparar diversos preços de alojamento no mesmo local. Também pode ode selecionar uma série de filtros consoante o tipo de alojamento que pretende, o preço limite até ao qual pretende pagar, características do hotel, entre outros. Para além de poder comparar preços, consegue ainda arranjar promoções vantajosas. Todos eles têm opções para Android e iOS. 

Esperamos tê-lo ajudado nesta missão de poupar em tempo férias!

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta

2 comentários em “14 apps para poupar em viagem