Finanças pessoais

Quais as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Os Fundos de Investimento Imobiliário podem ser uma opção vantajosa num cenário de inflação alta. Conheça as vantagens de investir nestes fundos.

Finanças pessoais

Quais as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Os Fundos de Investimento Imobiliário podem ser uma opção vantajosa num cenário de inflação alta. Conheça as vantagens de investir nestes fundos.

Existem no mercado diferentes fundos de investimento disponíveis, entre os quais os Fundos de Investimento Imobiliário, que não requerem a compra, venda ou arrendamento do imóvel. Quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Neste artigo, fique a conhecer as diferenças entre os fundos de investimento imobiliário e os mobiliários, os tipos de fundos imobiliários que existem e os benefícios de investir neste tipo de instrumentos.

Fundos imobiliários versus mobiliários: quais as diferenças?

Em primeiro lugar, é importante desmistificar o conceito de fundos de investimento. Estes são instrumentos que reúnem as poupanças dos investidores com a finalidade de as investir em ativos. O objetivo é, acima de tudo, fazer com que os ganhos sejam superiores ao que seriam se o investidor agisse individualmente.

As Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Coletivo gerem os fundos de investimento e dentro deste tipo de organismos existem:

  • Organismos de Investimento Coletivo em Valores Mobiliários: dizem respeito a fundos que investem, sobretudo, em ações, obrigações, ativos financeiros líquidos e outros valores mobiliários.
  • Organismos de Investimento Imobiliário: incluem os Fundos de Investimento Imobiliário que investem, especialmente, em bens imóveis e ativos imobiliários.

Existem vários tipos de Fundos Imobiliários mas, segundo a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), os mais comuns são identificados como fundos fechados, em que a subscrição é feita em determinada altura e o resgate só é possível quando o fundo é liquidado. 

Quais são os tipos de fundos imobiliários disponíveis?

Os diferentes Fundos de Investimento Imobiliário diferem entre si relativamente à variabilidade do capital, subscrição e à remuneração. Nesse sentido, existem seis exemplos que deve conhecer.

Fundos abertos

Nesta opção, os fundos têm uma quantidade de unidades de participação que varia em função da procura de mercado.

Fundos fechados

Por outro lado, estes têm uma quantidade fixa de unidades de participação, que é definida quando o fundo é emitido.

Subscrição pública

Como o próprio nome indica, a subscrição pública acontece quando é realizada através da Oferta Pública.

Subscrição particular

Ao contrário, este tipo de subscrição acontece quando não está no regime da Oferta Pública ou, mesmo que se enquadre, quando é pedida a subscrição particular de acordo com normas específicas.

Fundos de rendimento

Uma das vantagens de investir em fundos imobiliários tendo por base a remuneração é o facto de, periodicamente, os investidores terem acesso aos rendimentos obtidos.

É importante referir que o rendimento ganho varia em função da alteração dos preços dos imóveis e do mercado de arrendamento.

Fundos de capitalização

Nos fundos de capitalização os rendimentos, em vez de serem distribuídos, são reinvestidos.

6 vantagens de investir neste tipo de fundos

Fique a conhecer agora quais são as vantagens caso queira começar a investir.

  • Montante de investimento: o montante necessário para investir é inferior face ao valor de mercado de um imóvel;
  • Liquidez: apesar de existirem exceções, o investidor enfrenta um período de liquidação inferior comparativamente a uma situação de venda ou compra de um imóvel;
  • Diversificação do risco: o facto destes instrumentos apostarem em variados números de ativos, acaba por dispersar o risco do investimento;
  • Maior segurança no investimento, pois este é feito e gerido por profissionais;
  • Acesso a investimentos que podiam ser inacessíveis a título individual;
  • Transparência: as entidades envolvidas transmitem informação de forma regular.

E quais são as desvantagens?

Como na maioria das situações, também aqui existem desvantagens que podem estar relacionadas com a perda do capital que foi investido, a variação dos preços de mercado e, por fim, com o desconhecimento dos rendimentos e liquidez.

Deste modo, é importante referir que deve ter em consideração vários aspetos antes de investir em Fundos de Investimento Imobiliário, uma vez que não há garantia do capital investido.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.