Crédito

Finanças Pessoais – Crédito

Neste artigo, conheça o quarto pilar das finanças pessoais: o crédito. Saiba quais os seus perigos e como o deve gerir na sua vida financeira.

Crédito

Finanças Pessoais – Crédito

Neste artigo, conheça o quarto pilar das finanças pessoais: o crédito. Saiba quais os seus perigos e como o deve gerir na sua vida financeira.

Ler as três primeiras partes desta série:

  1. Finanças Pessoais – A Organização
  2. Finanças Pessoais – A Poupança
  3. Finanças Pessoais – O Investimento

Nesta série de artigos apresentámos-lhe três pilares das finanças pessoais. Falámos da organização das finanças pessoais, da poupança e do investimento. Neste artigo vamos falar-lhe do quarto pilar das finanças pessoais: o crédito.

Porque ficou o crédito para o fim?

Optámos por deixar o crédito para o final exatamente porque acreditamos que deverá ser apenas considerado no último cenário. Como sabe, o Doutor Finanças dedica a sua vida a ajudar as pessoas a reduzir os seus custos com créditos. Sabemos, por experiência própria, que o crédito é uma das grandes prisões do ser-humano. E sabemos, também, que o crédito surge muitas vezes por pequenos descuidos que poderiam facilmente ser evitados.

O crédito é uma ferramenta financeira que quando bem utilizada pode trazer-nos muitas vantagens. Podemos poupar dinheiro ou mesmo ganhar dinheiro com investimentos que tenham no crédito um impulso. Mas o que acontece se utilizarmos mas o dinheiro que nos emprestam?

O que é o crédito

12696032183_0d9622ae98_b

Se a poupança é deixar de consumir hoje para consumir no futuro, o crédito é antecipar o consumo do futuro para o presente. Se na poupança recebemos juros, no crédito temos de pagar juros. São dois conceitos opostos mas que não vivem um sem o outro.

Ou seja, para podermos receber dinheiro emprestado alguém teve de poupar o seu dinheiro. Não é um jogo de soma nula pois em todo o processo existem intermediários financeiros que se fazem pagar bem pelo seu trabalho e pelo risco que correm.

Ler mais: Guia para juntar vários créditos. Saiba tudo o que deve analisar!

Quando devo pedir dinheiro emprestado?

Para evitar pedir um crédito deveremos ter um fundo de emergência ou uma poupança (para conseguir poupar, sugerimos-lhe 5 dicas de poupança do Doutor Finanças). Se hoje precisamos de dinheiro e a única alternativa é o crédito, deveremos perguntar-nos:

  1. Preciso mesmo de fazer esta despesa?
  2. Não posso esperar uns meses e, despois de poupar, fazer a compra?
  3. Não encontro alternativa de empréstimo junto de familiares?

Se depois de responder a estas perguntas conclui que não pode passar sem aquele crédito, sugerimos que tenha em atenção algumas cautelas:

  • O crédito rápido costuma ter associadas elevadas taxas de juro;
  • O crédito pela internet pode estar associado a situações de burla. Assim, procure informações sobre a consultora financeira e nunca pague comissões de estudo de processo;
  • O crédito particular é perigoso e nunca deve ser considerado como alternativa.

Procure diversas alternativas

No seu processo de crédito deverá procurar diversas alternativas e negociar as taxas de juro com os diversos credores. Infelizmente muitas pessoas não fazem esta negociação ou por falta de tempo ou por falta de conhecimentos. Se é uma destas pessoas sugerimos que utilize o nosso simulador de crédito. O Doutor Finanças faz toda esta pesquisa por si e não lhe cobra qualquer custo de dossier ou de análise. Bastará apenas enviar-nos o seu mapa de responsabilidades de crédito e o seu último IRS para ter um diagnóstico em 48 horas.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #ajuda financeira,
  • #crédito,
  • #crédito rápido,
  • #finanças pessoais,
  • #orçamento familiar,
  • #orçamento mensal
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.