Vida e família

Festas de aniversário de crianças online: Conheça a nova tendência

Para ajudar os pais a animar as celebrações em casa, empresários do setor estão a promover festas de aniversário online. Conheça este serviço.

Vida e família

Festas de aniversário de crianças online: Conheça a nova tendência

Para ajudar os pais a animar as celebrações em casa, empresários do setor estão a promover festas de aniversário online. Conheça este serviço.

As dinâmicas familiares têm sido especialmente afetadas pela pandemia. As diretrizes mandam ficar em casa, evitar os ajuntamentos e, portanto, as celebrações são agora mais contidas, em casa e apenas com a família direta. Neste contexto, um dos setores que se viu obrigado a reinventar-se foi o das empresas especializadas em animação de festas de aniversário. Com o intuito de ajudar os pais a proporcionar bons momentos apesar do isolamento, sugiram as festas de aniversário de crianças online. Conheça este novo conceito, saiba algumas das opções disponíveis e quais os custos envolvidos.

Festas de aniversário de crianças online: o que são?

A pandemia afetou todas as áreas de atividade e algumas, como a organização de eventos, foram especialmente afetadas. A incompatibilidade entre as medidas de distanciamento social e a realização de festas e eventos levou algumas empresas do setor a adaptarem os seus serviços e a seguir caminhos mais digitais. Um desses exemplos diz respeito às festas infantis, mais concretamente às comemorações de aniversário. 

As festas de aniversário online são serviços de animação infantil realizados online, através de videochamada ou com vídeos previamente gravados. O objetivo? Animar e entreter não só os aniversariantes como também os convidados. São interações seguras, já que são feitas virtualmente, a partir do smartphone, tablet ou computador. Ao mesmo tempo garantem o entretenimento, a diversão e a boa disposição dos mais pequenos, a partir da própria casa. Sem dúvida uma boa ajuda para ultrapassar este período, especialmente exigente para as crianças. 

Além disso, para ajudar os pais a compensar a falta dos amigos, alguns destes serviços incluem o envio e a montagem no domicílio de tudo o que é necessário para uma festa à altura do acontecimento. Ou seja: brinquedos, materiais para ateliês, decoração e até mesmo catering. No fundo, estas empresas levam a festa de aniversário para dentro de sua casa sem a presença física dos animadores no local. 

Qual a oferta disponível?

Em termos de animação propriamente dita, as opções variam de empresa para empresa e, geralmente, incluem:

  • videochamadas com uma personagem/mascote à escolha;
  • espetáculo de magia;
  • teatro e dança;
  • ateliês variados;
  • vídeo personalizado com uma personagem/mascote à escolha;
  • parabéns em direto;
  • contador de histórias. 

Esta animação realiza-se através de aplicações de videochamada e permite convidar outras pessoas para participar (há empresas que oferecem diferentes tarifas consoante o número de participantes). De uma forma simples, os animadores, disfarçados das personagens preferidas da criança, conversam com estas, apresentam espetáculos, cantam os parabéns e promovem diferentes tipos de atividades, tudo online.  

Apesar de ser uma forma diferente de celebração, a criança tem a possibilidade de interagir, mesmo que virtualmente, com o animador e com todos os seus amigos. O isolamento acaba por ser especialmente duro para os mais novos e, desta forma, os pais conseguem trazer alguma alegria e diversão às festas de aniversário dos seus filhos apesar de terem que ser realizadas dentro de casa. 

Por outro lado, se até então estas festas promovidas por animadores duravam entre duas a três horas, nesta versão online a duração é bastante inferior. As videochamadas com animadores ou os vídeos personalizados rondam os 10 ou 20 minutos e as sessões de magia, teatro ou similares têm a duração de 30 a 40 minutos, em média. É fácil de perceber porquê: a falta da presença física torna mais difícil manter a atenção da criança durante mais tempo e, portanto, praticam-se sessões mais curtas.

Os custos

Os valores variam consoante o número de serviços que contratar, à semelhança do que já acontecia com a organização destes eventos presenciais. Se só pedir uma chamada online de 20 minutos e tratar você próprio de tudo o resto (decoração, comida, bolo, etc.) ficará, obviamente, muito mais em conta do que se contratar o serviço completo, por assim dizer. Por exemplo, a Animarte, natural de Lisboa mas com atuação em todo o país, está atualmente a realizar festas de aniversário de crianças online com espetáculos de magia e de teatro com um custo de 90 euros. A duração das sessões pode ir de 45 minutos a duas horas e, a mesma empresa, oferece a possibilidade de contratar outro tipo de serviços. No catálogo online encontra valores para montagem de insufláveis desde 65 euros (apenas a entrega e montagem, sem permanência de colaboradores no local), entrega de kits de decoração de festas, balões de hélio (1,3 euros cada) e um catering temático (desde 99 euros). 

A MEGAnimação, uma empresa familiar da zona de Abrantes, dispõe de algumas opções mais económicas, mas não inclui nem decoração nem catering. Aqui poderá contratar uma chamada com um dos animadores a cantar os parabéns em direto (19 euros), um vídeo de parabéns personalizado (25 euros), uma sessão de contador de histórias (57 euros) ou, por exemplo, um espetáculo de artes circenses (97 euros). Da mesma forma, a Aquarela Mágica, uma empresa que também presta serviços em todo o território nacional, aderiu à tendência do online. No site encontramos toda a informação sobre a oferta disponível. Pode solicitar um vídeo personalizado com o personagem preferido da criança (15 euros), uma videochamada (entre 25 a 30 euros), uma festa virtual até sete amigos (40 euros) e um espetáculo de magia (75 euros). Por fim, a Princesas e Príncipes através de videochamadas, fazem chegar a alegria a festas em qualquer parte do mundo, com opções desde os 10 aos 30 euros. O valor final varia consoante a duração da chamada e o número de participantes. 

Leia ainda: 8 Dicas para poupar nas festas de aniversário das crianças

Entretenimento e interação em segurança

Estas são apenas algumas das opções disponíveis atualmente. A procura por soluções para criar atmosferas o mais similares possíveis às festas de aniversário convencionais levaram as empresas de organização de eventos e de animação a dar uso às ferramentas digitais. Apesar da falta de contacto físico, a verdade é que as crianças já estão habituadas a estas dinâmicas devido à tele-escola. Portanto, esta poderá ser uma boa solução para manter o brilho dos aniversários, mesmo dentro de casa e sem a presença física dos amigos. 

A par das festas de aniversário de crianças online, algumas empresas do setor oferecem também a possibilidade da criança receber os parabéns à porta. Como? Uma mascote ou uma personagem à escolha desloca-se à residência e, com a devida distância de segurança, canta os parabéns à criança. A MEGAnimação e a Princesas e Príncipes são dois exemplos de empresas que oferecem esta possibilidade. 

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.