Vida e família

8 Dicas para poupar nas festas de aniversário das crianças

As festas de anos podem ser muito dispendiosas para os pais. Por isso apresentamos 8 dicas para ajudá-lo a poupar nas festas de aniversário das crianças.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 6 Fevereiro 2020

À primeira vista poupar nas festas de aniversário das crianças pode ser um verdadeiro desafio, principalmente quando a lista de convidados é extensa e existem muitas crianças para entreter. A pensar neste desafio anual, apresentamos 8 dicas de poupança que não vão desiludir o seu filho na sua festa de aniversário.

1 - Comece por poupar no espaço onde vai realizar a festa

O espaço onde vai realizar a festa de aniversário de uma criança deve reunir algumas características essenciais, como um tamanho considerável onde os mais novos possam brincar em segurança e os adultos possam conviver à vontade. No entanto, isso não significa que tenha que alugar um espaço especializado para esse efeito.

Atualmente existem muitas empresas que se dedicam à realização de festas de anos para os mais novos, mas para quem pretende poupar na festa de aniversário das crianças não é a solução mais viável. Em vez disso, pode optar por fazer a festa num jardim ao ar livre, se o aniversário se realizar numa altura em que está bom tempo, ou numa sala comum espaçosa de um condomínio de alguém que conhece.

Se nenhuma das duas opções anteriores for viável, pode sempre realizar a festa de aniversário numa habitação com áreas espaçosas. O local apenas deve ser adequado ao evento e ao número de pessoas que vai convidar. No entanto este não é um fator decisivo para proporcionar uma festa de aniversário inesquecível para o seu filho.

2 - Ao dividir tarefas pode poupar nas festas de aniversário das crianças

Ao planear a festa de aniversário com antecedência poderá dividir tarefas entre os familiares e amigos mais próximos. Muitas vezes os pais optam por ficar com todas as tarefas, o que acaba por ser muito cansativo e mais dispendioso.

Para além do cansaço poderá ter uma despesa mais elevada do que aquilo que pretendia inicialmente. Isto porque se não conseguir dar conta do recado terá a tendência de contratar serviços ou comprar tudo já feito.

Por isso opte por convocar os familiares e os amigos mais próximos, e peça ajuda para realizar as próximas dicas que vamos apresentar. Ao dividir as tarefas que se seguem irá conseguir poupar bastante dinheiro na festa de aniversário do seu filho.

3 - A animação pode ser feita por amigos

crianças a brincar no infantário_crianças

Tal como referimos no tópico anterior, os seus amigos e familiares podem ajudar em várias tarefas da festa de aniversário, e a animação é uma delas.

Os amigos e familiares mais bem dispostos podem ser os animadores da festa. Desta forma poderá pôr em prática várias atividades que tinham planeado, e os animadores ficam encarregues de implementá-las, colocarem músicas, entre outras atividades.

Lembre-se que as crianças aproveitam estes dias para conviverem e brincarem entre si. Se estas tiverem várias atividades para fazer, apenas irão precisar que as supervisionem e as guiem entre as várias brincadeiras.

Ao optar por não contratar serviços de animação para crianças irá conseguir poupar bastante na festa de aniversário. Isto porque as empresas especializadas em animação para crianças cobram valores à hora ou pelo número de crianças no local.

4 - Entre familiares e amigos façam a decoração da festa aniversário

Atualmente as festas temáticas são um sucesso entre os mais novos, e são vários os pais que gastam muito dinheiro neste tipo de decoração. No entanto, não é preciso fazer um investimento elevado para o seu filho ter uma festa temática inesquecível. O que é preciso é pesquisar, ter imaginação, e a mão de obra dos amigos e familiares.

Se o seu filho estiver encantado com um desenho animado que esteja na moda, escolha essa animação como a temática principal da festa. Por exemplo, se ele gostar da personagem do Homem-Aranha, deve utilizar como cores principais o azul e vermelho. Depois pode pesquisar ideias no Pinterest ou no Google que o vão ajudar a fazer uma decoração de sonho a um preço muito reduzido.

Peça ajuda aos seus familiares e amigos para fazer recortes de papel através de modelos gratuitos na Internet. Os mais habilidosos podem criar a cara do homem aranha em balões, fazerem pequenos desenhos de teias, entre outras ideias.

5 - O planeamento de atividades mantém o entretenimento

Planear o entretenimento é a chave do sucesso da festa de aniversário do seu filho. Dependendo do número de crianças e do local escolhido para a festa, existem inúmeras atividades que podem fazer sucesso entre os mais novos. Mais uma vez não tenha medo de pesquisar atividades na Internet que consigam incluir e agradar a maioria.

Os jogos tradicionais costumam fazer bastante sucesso entre os mais novos, para além que permitem que os adultos queiram participar em alguns momentos da diversão. A caça ao tesouro, principalmente se escolher um local ao ar livre, pode resultar num período longo de entretenimento.

Para além disso, pode sempre dividir o local para a realização de atividades específicas. Uma zona de jogos tradicionais, um espaço com brinquedos , e um pequeno palco onde as crianças podem cantar, dançar ou assistir a pequenos espectáculos de magia, teatro de fantoches, etc. Possibilidades não faltam nesta área, o importante é adequar o entretenimento segundo a faixa etária das crianças presentes.

6 - Faça a comida em casa

Fazer a comida em casa é uma excelente forma de poupar nas festas de aniversário das crianças, principalmente se tiver tudo bem planeado.

Para poupar algum dinheiro na preparação da comida pode:

Bolo de aniversário de criança
  • Escolher a ementa com bastante antecedência: Desta forma pode procurar produtos em promoção que fazem parte da lista de compras.
  • Não compre mais do aquilo que é necessário: Faz parte da tradição portuguesa tentar ter uma mesa cheia de comida, mas não é preciso exagerar nas quantidades. Assim irá evitar desperdícios de comida e de dinheiro.
  • Verifique a sua dispensa: Muitas vezes temos tendência nas alturas festivas em comprar produtos que já temos na dispensa. Por isso verifique aquilo que tem, e compre apenas aquilo que realmente faz falta.
  • Se existirem convidados que têm jeito para cozinhar não tenha vergonha em pedir ajuda: Entre a família e amigos próximos costumam existir pessoas que adoram cozinhar. Se tem aquela tia que gosta de fazer uns rissóis ou uma amiga que gosta de fazer bolos aproveite!

O bolo de aniversário pode ser feito por si, por um amigo/familiar ou pode ser encomendado. Se optar por encomendar, defina o valor máximo que quer gastar com bolo de aniversário. Peça orçamentos e escolha com antecedência o local onde irá encomendar o bolo para o seu filho.

7 - Esqueça os pratos, copos e talheres descartáveis

Embora o uso dos pratos, copos e talhares descartáveis, seja uma prática comum nas festas de aniversário, devemos ter consciência que ao comprar estes produtos não estamos a contribuir para a diminuição do uso do plástico. Para além de prejudicarmos o ambiente, estamos a gastar dinheiro em produtos para irem da mesa diretamente para o lixo.

Por isso, o ideal para poupar algum dinheiro passa por utilizar pratos e travessas que tem em casa.

8 - Para aumentar a poupança, pode juntar várias festas num fim-de-semana

Esta última dica nem sempre é fácil de realizar. No entanto se houver outra criança que faça anos perto do aniversário do seu filho, pode falar com os pais e tentar fazer uma festa de aniversário em conjunto. Desta forma as despesas que iria ter passam para metade, principalmente se tudo for bem organizado.

Se conseguir juntar duas festas de anos até pode ver outras soluções para o aniversário, e discutir as mesmas com os pais do outro aniversariante.

Notas finais para poupar nas festas de aniversário das crianças

Para além de todas estas dicas e soluções para poupar dinheiro na festa de aniversário do seu filho, reduza a lista de convidados e as despesas serão menores. Não se esqueça ainda de guardar peças de decoração que podem ser usadas nas próximas festas, como fitas, bandeiras, chapéus, entre outros. Sempre que reutiliza objetos está a poupar algum dinheiro.

Por fim, mas tão importante como qualquer uma das dicas aqui apresentadas, defina o valor que vai investir na festa de aniversário segundo o seu orçamento familiar.

Quanto aos presentes, se pretender que o seu filho aprenda a poupar desde cedo, deixamos aqui duas sugestões de artigos:

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta