Vida e família

Os 5P da Sustentabilidade

Os 5P da Sustentabilidade são prioridades para todos: do Estados, às empresas, passando pelo ensino até à sociedade civil.

Vida e família

Os 5P da Sustentabilidade

Os 5P da Sustentabilidade são prioridades para todos: do Estados, às empresas, passando pelo ensino até à sociedade civil.

Os 5P da Sustentabilidade são cinco prioridades do desenvolvimento mundial. Expressões como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estão todos os dias nas notícias e de tanto as ouvirmos já nos familiarizarmos com elas.

Contudo, estas expressões assentam em conceitos que importa conhecer a fundo. Assim, o foco recai sobre cinco grandes temas prioritários, sendo que todos começam pela letra P: Paz; Pessoas; Planeta; Prosperidade e Parcerias.

Porquê 5P da Sustentabilidade?

Os 5P da Sustentabilidade definem os cinco eixos da sustentabilidade segundo a Agenda 2030. A Agenda 2030, criada pela ONU - Organização das Nações Unidas, existe desde 2015 e é considerada um documento estratégico de nível mundial.

Por outro lado, esta agenda contém também os 17 ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são diretrizes com objetivos e metas quantificáveis para se atingir os cinco eixos da sustentabilidade e que são, afinal, os seus grandes objetivos.

Assim, estas são as cinco áreas cruciais para a Humanidade e para o desenvolvimento humano. Através desta sigla, mundialmente reconhecida, os seus promotores esperam facilitar a compreensão e o alcance dos já referidos ODS, bem como das ações que são necessárias promover em torno desses objetivos.

Leia ainda: Sustentabilidade: Sabe mesmo o que é? Vai muito além do ambiente

Pessoas

Não é por acaso que o tema "Pessoas" é o primeiro desta lista. Afinal, o fim de todas as políticas de desenvolvimento são os seres humanos e o seu bem-estar. Por isso, esse tipo de políticas só faz sentido se as pessoas estiverem no centro da estratégia e da ação. Acabar com a pobreza e a fome universal, garantir dignidade, igualdade e o acesso a um ambiente saudável traduzem este propósito.

Planeta

"Não há planeta B". Este é um dos slogans que ilustra a chamada de atenção para a necessidade de cuidar do planeta e da natureza. Afinal, não há bem-estar humano se a nossa "casa" estiver degradada e se essa degradação a tornar inabitável. Não admira pois que o P de Planeta seja um dos 5P da Sustentabilidade. Este eixo visa proteger a Terra da degradação ambiental provocada por ações ligadas ao consumo e à produção. Tornar essas atividades mais amigas do ambiente é hoje uma prioridade. A par, surgem também as medidas para combater as alterações climáticas e a gestão dos recursos naturais.

Leia ainda: Sustentabilidade ambiental: 10 explicações para a urgência de mudar

Prosperidade

Este é o objetivo de qualquer programa de desenvolvimento - conduzir a uma sociedade mais próspera - no respeito em prol das pessoas e respeitando os limites do planeta. Tal como a ONU explica, no citado documento estratégico, trata-se de "assegurar que todos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal e que o progresso económico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza".

Paz

A promoção da Paz é outra das prioridades da sustentabilidade e um dos seus cinco eixos. Este P significa trabalhar em prol de sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência. Afinal, não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parcerias

Este foi o último dos 5P da sustentabilidade a ser introduzido. Significa que ninguém é grande sozinho e que dificilmente vai ser possível concretizar os ODS sem parcerias e sem o envolvimento de todos. Segundo a ONU, neste contexto, é essencial "mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com um espírito de solidariedade concentrada nas necessidades dos mais vulneráveis".

"Ninguém pode ficar de fora"

Este foi o lema da ONU quando criou os ODS. Esta máxima está inteiramente refletida nos 5P da Sustentabilidade. Com objetivos globais e universalmente aplicáveis, estes devem fomentar o diálogo com as políticas e práticas de âmbito regional e local.

Para que se alcance esse nível de desenvolvimento sustentável é fundamental que conseguir a participação e articulação de diferentes grupos de atores, nomeadamente, dos governos, municípios, regiões, organizações não governamentais, empresas, ensino, terceiro setor e restante sociedade civil.

Leia ainda: 5 sites para aprender mais sobre sustentabilidade

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.