banner publicitário
mulher no aeroporto_a ver os aviões_regresso

Emigrar para a Austrália constitui-se como um grande passo, quer em termos de distância (mais de 18.000 quilómetros), quer a nível burocrático e sobretudo a título pessoal.

Se pensa emigrar para a Austrália, deve estar em constante contacto com o site oficial para a imigração do Governo australiano, onde as políticas de imigração são atualizadas paulatinamente.

Tipos de Vistos

Entre os vários tipos de vistos destacam-se três grandes tipos (que se dividem em várias subclasses) de vistos disponíveis.

Turista

Este visto tem geralmente a duração de 3 meses, permitindo ao seu portador estudar no país mas não trabalhar.

Estudante

O visto de estudante permitirá ao portador estudar e trabalhar na Austrália, num máximo de 20 horas semanais. A duração do visto é equivalente à duração do curso a frequentar.

Trabalho

Entre os vistos de trabalho mais comuns para quem deseja trabalhar na Austrália encontram-se:

Skilled Migrant – adquirido a nível pessoal, cumpridos todos os requisitos exigidos.

Sponsored Visa – permite trabalhar temporariamente no país debaixo do patrocínio de um empregador.

Para descobrir qual o visto mais adequado à sua situação consulte o site IMMI. A Embaixada da Austrália em Lisboa não trata de pedidos de vistos, sendo o processamento de vistos efetuado eletronicamente na página do IMMI.

Existe a possibilidade de tratamento de vistos junto da Embaixada da Austrália em Madrid, ou de contratar um agente de emigração na Austrália, mas há um risco inerente de burla (verifique o alerta de fraudes do governo australiano), num processo já de si muito dispendioso e demorado (pode levar anos a obter o visto).

Requisitos

Para obter um visto de trabalho na Austrália deve respeitar alguns requisitos como:

  • ser uma profissão de acordo com a lista de profissões do governo australiano
  • experiência recente de trabalho na área de formação (com um mínimo de 1 ano)
  • bom nível de inglês (um mínimo de 7 no exame de IELTS)
  • idade inferior a 49 anos

Tal como acontece no Canadá, a aceitação de um novo imigrante baseia-se num sistema de pontos, onde a nota final resulta de um somatório de aptidões e das situações apresentadas por um indivíduo ou família.

Links úteis

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Carreira e RendimentosFinanças pessoaisMobilidadeVida e família