Crédito

Quanto vale a sua casa? 15 fatores que influenciam o preço

Quer vender a sua casa e fazer um bom negócio? Quanto vale a sua casa? Conheça os fatores que influenciam o preço do seu imóvel.

Crédito

Quanto vale a sua casa? 15 fatores que influenciam o preço

Quer vender a sua casa e fazer um bom negócio? Quanto vale a sua casa? Conheça os fatores que influenciam o preço do seu imóvel.

Se está a pensar em vender a sua casa, uma das primeiras questões que, certamente, se coloca é quanto vale a sua casa.

Existem vários fatores que podem valorizar ou desvalorizar a sua casa, uns já bem conhecidos, outros nem tanto.

Assim, é essencial saber qual o valor justo do seu imóvel e qual o valor mínimo para que faça um bom negócio. De facto, por vezes, uma coisa é o valor que a casa tem, outra é o valor que alguém está disposto a oferecer. Assim, torna-se fundamental chegar a um valor que possa ser vantajoso para ambas as partes: vendedor e comprador.

Estabelecer um valor justo é mais do que importante, pois a concorrência no mercado imobiliário é enorme e, hoje em dia, a oferta é vasta pelo que se pedir demasiado pelo seu imóvel arrisca-se a não o conseguir vender (pelo menos com a facilidade e rapidez desejada).

Afinal, quanto vale a sua casa? Conheça os fatores que ajudam a valorizar ou desvalorizar o valor de mercado do seu imóvel.

Quanto vale a sua casa?

Os motivos para comprar ou vender uma casa podem ser diversos. Assim, desde um casamento, um divórcio, à simples vontade de mudar ou nascimento de uma criança, são várias as razões que levam todos nós, uns mais cedo do que outros, a procurar casa.

A procura de casa é uma curva cheia de flutuações ao longo da vida, depende muito da oferta e das condições de mercado. Em épocas de crise, por exemplo, a procura diminui e a os preços tendem a baixar. Pelo contrário, quando a procura aumenta, os preços, regra geral, sobem igualmente.

Por outro lado, as facilidades de crédito influenciam muito a procura e venda de casa, já que atualmente, poucos são aqueles que compram uma casa sem recorrer aos bancos.

Quanto vale a sua casa? Como resultado, não existe uma fórmula exata para calcular o valor da sua casa, mas deve saber que fatores podem influenciar o valor de mercado do seu imóvel. Conheça de seguida alguns deles.

Leia ainda: 5 plataformas online para fazer a avaliação do seu imóvel

15 fatores que influenciam o preço da sua casa

1. Antiguidade do imóvel

Como é obvio, quanto mais recente for a sua casa, maior probabilidade terá de valer mais dinheiro, pois o tipo de construção e o estado de conservação tende a ser melhor do que, por exemplo, uma casa que já tem 30 anos de construção.

2. Número de quartos

Um dos principais fatores que influencia o preço de uma casa é, efetivamente, o número de quartos. Assim, temos: T1 para um quarto, T2 para dois, e assim sucessivamente. Dessa forma, quanto mais quartos tiver a sua casa, maior valor de mercado terá.

3. Localização do imóvel

Outro fator essencial é a área de localização. Uma casa com a mesmas características, por exemplo, valerá mais no Centro de Lisboa do que numa aldeia em Trás-os-Montes. Por outro lado, essa mesma casa valerá certamente mais se estiver localizada frente ao mar do que frente a um cemitério. Ou seja, a zona onde se situa o imóvel e toda a sua envolvência (presença de comércio e serviços, por exemplo) serve de valorização ou desvalorização para a sua casa.

4. Área da habitação (m2)

Os metros quadrados de uma habitação são, regra geral, proporcionais ao valor da casa. Assim, quanto maior o imóvel, mais vale. Além disso, a área que mais vale é a chamada “área útil” e só depois a exterior, garagem e arrumos.

Casa de madeira em miniatura com pilhas de moedas ao seu lado. Preço vs. Valor qual a diferença?

5. A casa tem estacionamento?

Outra questão não menos importante, é se a casa tem garagem ou não. Afinal de contas, é totalmente diferente deixar o carro na rua ou na garagem. Acima de tudo, é uma questão de segurança e de comodidade. Se a sua casa tem garagem, saiba que já pode e “deve esticar um pouco mais” o valor que pede pela mesma.

6. Quanto vale a sua casa? Verifique os acessos

Os acessos que cada zona tem (de carro ou transportes públicos), são aspetos cada vez mais valorizados, bem como os serviços existentes na zona (supermercado, padaria, cafés, farmácia, hospital, polícia, correios, entre outros). Quanto mais conforto e boas condições tiver a zona mais a sua casa beneficiará em termos de valor de mercado.

7. Tipo de construção/acabamentos

O tipo de construção e acabamentos utilizados é aquilo que define a simplicidade ou luxuosidade da sua casa. Logo, na hora de vender, é outro fator que faz toda a diferença. Por conseguinte, tente saber sempre quais os materiais utilizados na construção da sua casa. Se necessário, fale com o construtor ou com a administração do condomínio.

8. Existência ou não de acessórios

Não é só a qualidade da casa em si que é importante, os acessórios que a mesma tem, são igualmente um fator de valorização. Por exemplo, se tem piscina, churrasqueira, jardim, elevadores, portão automático, entre outros.

Leia ainda: Vai vender casa? Saiba quais os custos associados

9. Climatização do imóvel

Outra valorização que qualquer casa pode ter é um sistema de aquecimento (por exemplo, a gás natural ou gasóleo), ou simplesmente ar condicionado. Se o seu imóvel tem este "plus", certamente valerá mais umas boas centenas de euros.

10. Área exterior

Se a sua casa tem uma área exterior (varanda, terraço ou até mesmo jardim), tem certamente mais “dinheiro” a receber. Então, tente ter todo o espaço exterior bem cuidado e apresentável, só ganhará com isso.

11. Exposição solar

Uma casa com exposição solar, com melhor iluminação natural, mais quente e consequentemente mais eficiente energeticamente, é bem mais agradável.

12. Vista da casa

Por fim, a vista que a sua casa tem, seja de que divisão for, é outro fator a considerar, e não menos relevante. Assim, é fácil perceber que uma casa virada para o mar tem obrigatoriamente maior valor que uma com vista para um cemitério ou autoestrada.

13. Nível de Segurança

Uma questão, por muitos ignorada, é a segurança. Assim, se habitar numa zona onde existe uma sensação de insegurança (assaltos e confusões, de forma regular), certamente vai retirar valor à sua casa. Pelo contrário, uma zona segura aumenta as probabilidades de a sua casa valer mais.

14. Altura da fração

Se tem um apartamento, a altura do andar é outro fator a considerar. Ou seja, um 7.º andar tende a valer mais do que um R/C por exemplo. Isto porque, quanto mais alto for o andar maior é a exposição solar e melhor vista tem. Contudo, esta é uma questão de gosto pois há quem prefira andares mais baixos.

15. Vizinhança

Por fim, a questão da boa vizinhança é outro aspeto a ter em conta. Isto porque, se a zona tiver fama de “má vizinhança”, pode afastar potenciais compradores e o preço da sua casa tende a ser inferior.

Em suma, vender uma casa pode não ser tarefa fácil. Na hora da decisão e de estabelecer um valor de venda, é importante não esquecer que todos os pormenores contam e influenciam o valor da sua casa.

Leia ainda: Quer vender a sua casa? 8 dicas para fechar negócio com sucesso

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.