Crédito

5 plataformas online para fazer a avaliação do seu imóvel

Quer saber quanto vale o seu imóvel? Deixámos-lhe 5 sugestões de plataformas que o podem ajudar a avaliar o seu imóvel de uma forma fácil e eficiente.

Luísa Barreira Luísa Barreira , 16 Março 2020

Comprar, vender ou arrendar casa pode revelar-se, por vezes, uma tarefa que dá muito trabalho, nomeadamente quando tem de fazer a avaliação do seu imóvel.

O preço de venda do seu imóvel, estipulado e divulgado aquando da decisão de vender, é uma parte muito importante para que o processo de venda se realize com sucesso.

Por norma, quem está interessado em obter uma avaliação tem que recorrer aos serviços de uma instituição bancária ou a uma imobiliária, tendo que gastar em média, no mínimo, 150 euros por avaliação.

Para saber quanto vale o seu imóvel, deixámos-lhe 5 sugestões de plataformas online.

Plataformas para avaliação de imóveis

Preço da Habitação da Cidade

A plataforma Preço da Habitação da Cidade é uma plataforma criada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que o vai ajudar a conhecer o valor da sua casa, mas só se o imóvel se encontrar na zona de Lisboa, Porto, Coimbra, Gaia ou Funchal. O INE admite poder vir a alargar a mais municípios.

Esta plataforma permite avaliar as habitações, rua a rua ou criar pequenos blocos ou quarteirões de 500X500 metros e fazer a avaliação por cada quarteirão, dando informação o mais detalhada possível.

Urbiwise

A Urbiwise é a plataforma detida pela empresa portuguesa Urbiwise Peoperty Market Analytics, criada em Março deste ano e que concentra dados sobre o imobiliário de norte a sul do país, tendo como tarefa principal oferecer uma avaliação gratuita dos imóveis. Em apenas poucas semanas de existência, esta plataforma já registou mais de 60.000 consultas e tendo em conta estes números a própria empresa estima que o valor poupado pelos clientes tenha sido por volta dos 9 milhões de euros.

Qualquer pessoa, desde vendedores, potenciais compradores, senhorios ou inquilinos, podem utilizar sem custos esta plataforma, para fazerem avaliação de um imóvel do seu interesse.

Assim, basta inserir o código postal, a tipologia e as áreas do imóvel, que a plataforma elabora a avaliação. A Urbiwise recorre a uma base de dados de milhares de fontes, contando com 5,6 milhões de moradas, 350 mil pontos de interesse e 650 mil casas.

Housefy

A Housefy oferece um serviço de avaliação para qualquer tipo de imóvel, de forma gratuita e online. Através desta plataforma poderá ter acesso ao preço real do seu imóvel, com informação oficial que determinará o preço praticado no mercado. A avaliação tem em conta factores como a zona onde está inserido e os serviços disponíveis nas proximidades.

Para efetuar a avaliação automaticamente, basta aceder à página da Housefy e clicar em “Avaliação”. O sistema irá informar sobre os passos que deve seguir e os dados importantes a inserir, tais como: endereço exato do imóvel, o seu email e contacto telefónico. Todas as pesquisas que çada podem ser guardadas numa conta criada na Housefy.

Quanto vale a sua casa

A plataforma Quanto vale a sua casa”, disponibilizada pela REMAX, permite-lhe avaliar o seu imóvel, quer seja para vender, comprar ou arrendar, tendo em conta a sua localização, a área, os acabamentos, a data de construção, entre outros fatores.

O acesso e registo na plataforma é gratuito e sem qualquer tipo de compromisso. Entre os dados obrigatórios para registo, terá que inserir o email, morada, telefone, tipologia da casa, entre outros campos.

Imovendo

A Imovendo é uma plataforma em que se regista através de um formulário e depois é contactado por um dos consultores que, com base na caderneta predial do imóvel e recorrendo a diferentes fontes de informação, irá elaborar um estudo de mercado, no prazo de 72h. Este serviço é personalizado e sem qualquer custo.

Está a pensar vender a sua casa? Para perceber qual o seu valor, use uma destas aplicações. Assim, saberá o preço "recomendado" para o seu caso.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)